23 junho 2022

Curso livre de política positiva: roteiro da 15ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da décima quinta sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 14 de junho, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NCzx66yaVZA) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/974622853217695/). 


Nesta seção continuei a expor o relato histórico-sociológico próprio à Sociologia Dinâmica; abordei em particular a análise de conjuntura elaborada por Augusto Comte para descrever e explicar a situação sociopolítica francesa e ocidental após a Revolução Francesa; também indiquei como é que o Positivismo entende a si mesmo nesse movimento histórico. Por fim, apresentei a fundação da Sociologia por Augusto Comte como um esforço para entender a sociedade européia pós-Revolução com os instrumentos fornecidos pela ciência em uma conjuntura de profundas mudanças; essa fundação surgiu da síntese das escolas antagônicas da Sociologia do Progresso (Condorcet) e da Sociologia da Ordem (De Maistre), mas, com Augusto Comte, ultrapassando em muito esses esforços parciais anteriores, com a indicação precisa e refinada de métodos, objeto, teorias e pesquisas sociológicas.

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Súmula

Sociologia Dinâmica VI: Revolução Francesa como explosão resultante dos movimentos sociais anteriores; surgimento de vários partidos sociopolíticos durante a após a Revolução Francesa; fundação da Sociologia por A. Comte como síntese entre as sociologias do progresso (Condorcet) e da ordem (De Maistre); análises de conjuntura; fundação da Religião da Humanidade e papel de Clotilde de Vaux

 

Roteiro

-        Descompasso crescente entre os movimentos: explosão social e política na forma da Revolução Francesa

o   Revoluções prévias: intelectual (Enciclopedistas); burguesa (fim do Antigo Regime); proletária (afirmação do problema social); faltaria a feminina

-        Necessidade de conciliação entre a ordem e o progresso

o   Sociologia da ordem: fundada por José de Maistre

o   Sociologia do progresso: fundada pelo Marquês de Condorcet

o   Contribuição de Augusto Comte: conjugação entre a ordem e o progresso (além do desenvolvimento da reflexão sobre as ciências, sobre o que é a cientificidade, sobre os métodos e o objeto da Sociologia, sobre a aplicabilidade da Sociologia etc.)

-        Ao redor da Revolução Francesa, constituição de vários partidos:

o   Militarista (Bonaparte, seus seguidores e êmulos)

o   Retrógrado (católico: José de Maistre)

o   Revolucionário (democrático e clericalista: Rousseau, Robespierre)

o   Revolucionário (monarquista e anticlericalista: Voltaire)

o   Construtivo (sociocrático, positivista: Diderot, Danton)

o   Etc.

-        Análises de conjuntura:

o   Análises dos grupos sociais, suas motivações, suas ações, suas variações históricas

§  Filósofos, cientistas, moralistas, políticos, industriais, guerreiros, sacerdotes

§  Liberdade versus igualdade

§  Antigo regime versus novo regime

§  Retrógrados versus revolucionários versus construtivos

o   V. IV e VI da Filosofia; v. III da Política; Apelo

-        Sociologia do conhecimento, Sociologia da ciência:

o   Ciência como surgindo a partir (e também contra) a teologia, em um processo mais amplo que é próprio à sociologia da religião

o   V. IV-VI da Filosofia; v. I-III da Política

-        Fundação do Positivismo:

o   Conjugação da ordem com o progresso

§  Solução dos problemas sociais

§  Incorporação do proletariado

§  Valorização das mulheres

§  Regularização das funções sociais (em particular da riqueza e da propriedade)

§  Afirmação da noção de deveres

o   Elaboração da síntese subjetiva relativa:

§  Uso da ciência para esclarecer a realidade e orientar a ação

·         A síntese subjetiva e relativa garante que o Positivismo não seja nunca nem academicista nem cientificista

o   A ciência é a base do dogma positivo; a ciência em si mesma não é o próprio dogma

·         O cientificismo é a ciência entregue a si mesma, cultivada sem nenhum outro objetivo além de ser levada adiante à portanto, o cientificismo é a ciência tornada absoluta

·         O academicismo é a prática institucional e institucionalizada da metafísica; contemporaneamente, ele também pode ser entendido como a prática institucional do cientificismo

§  De modo mais central e importante: afirmação do altruísmo e do relativismo

§  Afirmação da noção de relações, não de causas

o   Processo-síntese: fundação da Religião da Humanidade

§  Importância central de Clotilde de Vaux

·         Com enorme justiça, Clotilde foi considerada pelo próprio Augusto Comte como cofundadora da Religião da Humanidade 

Curso livre de política positiva: roteiro da 14ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da duodécima sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 7 de junho, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cPzBRkK7p2s&t=2s) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/430996588532035/). 


Nesta seção continuei a tratar da Sociologia Dinâmica; assim, abordei a astrolatria, as teocracias inicias, a tríplice transição ocidental e o duplo movimento moderno, chegando à Revolução Francesa.



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Súmula

Sociologia Dinâmica V: teocracias antigas; tríplice transição ocidental (Grécia, Roma, Idade Média); duplo movimento moderno; Revolução Francesa

 

Roteiro

o   No Ocidente: após a atuação das grandes teocracias (politeísmo conservador) há o desenvolvimento do politeísmo progressista (Grécia e Roma) e pelo monoteísmo

§  As teocracias antigas apresentavam um caráter estático, isto é, imobilista à as mudanças, embora ocorressem de fato, eram controladas pelo sacerdócio, que tinha em mente a harmonia social

o   Tríplice transição ocidental:

§  Grécia: desenvolvimento da inteligência no militarismo de conquista fracassado; trabalho escravo

§  Roma: desenvolvimento da atividade no militarismo de conquista efetivo; trabalho escravo

§  Idade Média: desenvolvimento da afetividade no militarismo defensivo e no monoteísmo católico; trabalhadores vinculados à terra, com paulatina emancipação dos trabalhadores, das comunas e das mulheres

o   Após a Idade Média: duplo movimento moderno, cada vez mais anárquico:

§  destrutivo: mais rápido, correspondente à corrosão do regime católico-feudal (absoluto, militar)

§  construtivo: mais lento, correspondente à constituição da sociedade positiva (relativista), pacífica e industrial

§  Os agentes dessas mudanças muitas vezes eram os mesmos: por exemplo, a ciência foi tanto corrosiva da antiga ordem quanto um elemento constituinte da nova ordem

§  Duas fases:

·         Espontânea (séculos XIV e XV) – grosso modo, Renascimento

·         Sistemática (séculos XVI a XVIII) – a partir do protestantismo até a Revolução Francesa

o        Descompasso crescente entre os movimentos: explosão social e política na forma da Revolução Francesa

Curso livre de política positiva: roteiro da 13ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da décima terceira sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 31 de maio, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HfgWxcFUuMY&t=1s) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/724387412091852/). 


Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, iniciando o relato histórico feito por Augusto Comte; em particular, insisti na validade científica e filosófica desse relato sociológico de fundo histórico e expus a sua teoria do fetichismo.



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Súmula

Sociologia Dinâmica IV: relato histórico sociológico de Augusto Comte; fetichismo; astrolatria; transição própria ao Ocidente

 

Roteiro

-        Os relatos históricos de Augusto Comte são pesquisas sociológicas tão válidas quanto quaisquer outras

o   Elas estão presentes nos volumes IV a VI da Filosofia positiva e no v. III da Política positiva

o   Elas são bem menos conhecidas que as reflexões mais abstratas da Sociologia Dinâmica à entretanto, deveria ser evidente que elas são plenamente sociológicas e válidas tanto quanto as leis dos três estados e a Sociologia Estática

o   Sem querer apelar para qualquer variedade de vitimismo, o fato é que não vejo nenhum outro motivo para essas reflexões serem desconsideradas além dos meros preconceitos academicistas e intelectuais

-        Transição própria ao Ocidente:

o   “Transição”: passagem do fetichismo (ou até das teocracias iniciais) ao estado normal positivo

o   Fetichismo como fase comum a toda a Humanidade, seguida pela astrolatria e pelo politeísmo

§  Fetichismo: síntese subjetiva absoluta

§  Astrolatria: transição do fetichismo ao politeísmo; instituição da síntese objetiva (necessariamente absoluta)

§  A astrolatria foi possível graças à passagem do nomadismo (próprio ao fetichismo) para o sedentarismo à afinal de contas, para observar de maneira constante o céu é necessário estar-se fixado em algum solo durante décadas ou séculos

20 junho 2022

Exposição virtual - cartões de divulgação do Curso Livre de Política Positiva

Em reconhecimento ao paciente e generoso trabalho do correligionário e irmão na Humanidade Luiz Gustavo Mota, apresento aqui uma exposição virtual dos cartões de divulgação do Curso Livre de Política Positiva, que se desenvolveu ao longo de 16 semanas, entre 8 de março e 21 de junho de 2022.

A programação do curso pode ser consultada aqui.
















15 junho 2022

Curso livre de política positiva: vídeo da 15ª sessão

No dia 14 de junho ocorreu a décima quinta sessão do Curso livre de política positiva, com transmissão ao vivo no canal do Facebook Apostolado Positivista.

Nesta seção continuei a expor o relato histórico-sociológico próprio à Sociologia Dinâmica; abordei em particular a análise de conjuntura elaborada por Augusto Comte para descrever e explicar a situação sociopolítica francesa e ocidental após a Revolução Francesa; também indiquei como é que o Positivismo entende a si mesmo nesse movimento histórico. Por fim, apresentei a fundação da Sociologia por Augusto Comte como um esforço para entender a sociedade européia pós-Revolução com os instrumentos fornecidos pela ciência em uma conjuntura de profundas mudanças; essa fundação surgiu da síntese das escolas antagônicas da Sociologia do Progresso (Condorcet) e da Sociologia da Ordem (De Maistre), mas, com Augusto Comte, ultrapassando em muito esses esforços parciais anteriores, com a indicação precisa e refinada de métodos, objeto, teorias e pesquisas sociológicas.

O vídeo pode ser visto no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NCzx66yaVZA) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/974622853217695). 

A programação completa do Curso pode ser vista aqui. 

13 junho 2022

Apostolado Positivista Italiano: "divulgação popular positivista"

O Apostolado Positivista Italiano iniciou uma bela série de pequenos vídeos didáticos intitulados "divulgação popular positivista". O objetivo desses vídeos é tanto divulgar o Positivismo quanto realizar uma instrução popular, além de desfazer os mitos que cercam o Positivismo.

O primeiro vídeo está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4JFEQD6mX_M.

Tradução do "Prefácio" de H. Martineau ao "Sistema de filosofia positiva"

A revista eletrônica Caos, da Universidade Federal da Paraíba, em seu v. 1, n. 28, de janeiro a junho de 2022, publicou uma tradução para o português do "Prefácio" à tradução-condensação inglesa do Sistema de filosofia positiva, de Augusto Comte. O "Prefácio" é de Harriet Martineau e a tradução para o português é de Fernanda Henrique Cupertino Alcântara.

A tradução para o português do "Prefácio" está disponível aqui: https://periodicos.ufpb.br/index.php/caos/article/view/61604/35453.

Curso livre de política positiva: vídeo da 14ª sessão

No dia 7 de junho ocorreu a décima quarta sessão do Curso livre de política positiva, com transmissão ao vivo no canal do Facebook Apostolado Positivista.

Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, em particular o relato histórico feito por Augusto Comte; nesse sentido, tratei da astrolatria, das teocracias iniciais e da tríplice transição ocidental (Grécia, Roma, Idade Média); avancei até o duplo movimento moderno e cheguei à Revolução Francesa.

O vídeo pode ser visto no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cPzBRkK7p2s) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=430996588532035). 

A programação completa do Curso pode ser vista aqui. 

Curso livre de política positiva: vídeo da 13ª sessão

No dia 31 de maio ocorreu a décima terceira sessão do Curso livre de política positiva, com transmissão ao vivo no canal do Facebook Apostolado Positivista.

Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, iniciando o relato histórico feito por Augusto Comte; em particular, insisti na validade científica e filosófica desse relato sociológico de fundo histórico e expus a sua teoria do fetichismo.

O vídeo pode ser visto no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HfgWxcFUuMY) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/724387412091852). 

A programação completa do Curso pode ser vista aqui.

25 maio 2022

Curso livre de política positiva: roteiro da 12ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da duodécima sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 24 de maio, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=a086aIR_0Po) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=547214340294348). 


Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, concluindo os comentários sobre a lei prática dos três estados, expondo a lei afetiva (ou da sociabilidade) dos três estados e fazendo observações gerais e conclusivas sobre as três leis.


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Súmula

Sociologia Dinâmica III: lei prática dos três estados (concl.); lei afetiva dos três estados

 

Roteiro

-        Lei prática dos três estados (conclusão):

o   A lei prática dos três estados estabelece que a atividade é primeiro militar conquistadora, depois militar defensiva e por fim pacífico-industrial

o   A afirmação plena da paz industrial requer o relativismo e a ciência, bem como a sua disseminação social e geográfica

§  A indústria por si só existe desde sempre

§  O trabalho e os trabalhadores têm que ser valorizados e dignificados

§  O domínio do homem sobre a natureza tem que ocorrer e isso só é plenamente possível por meio da ciência

§  O relativismo também tem que prevalecer, a fim de deixar para trás o absolutismo político e moral, a desvalorização da vida, o estímulo à guerra e à violência

-        Sociologia Dinâmica III: os três estados dos sentimentos: família, pátria, Humanidade

o   A lei dos três estados dos sentimentos refere-se não tanto aos sentimentos em si mesmos, mas aos âmbitos superiores de sociabilidade ou, em outro sentido, de vinculação social e afetiva

§  Há uma correspondência entre os âmbitos da sociabilidade e os sentimentos altruístas: família à veneração; pátria à apego; Humanidade à bondade

§  Além disso, há que se notar que, ao mesmo tempo, os âmbitos de sociabilidade têm diferentes fundamentos no que se refere à natureza humana:

·         Família: vínculos afetivos

·         Pátria: vínculos práticos (economia e política)

·         Humanidade: vínculos intelectuais (religião)

o   A seqüência família, pátria, Humanidade é rigorosamente histórica, embora, como ocorre com as outras leis dos três estados, seja necessário apreendê-la em grandes períodos temporais

§  Vale notar que mesmo em momentos de afirmação das pátrias ocorreram vislumbres da noção de Humanidade

·         Isso é possível de notar nos gregos e, ainda mais, entre os romanos

§  Considerando o caráter masculino (e bélico) da palavra “pátria”, Augusto Comte sugeria a sua substituição, no estado normal, por “mátria”

o   Uma particularidade da lei afetiva dos três estados é que ela, ao contrário das duas leis anteriores, permite a coexistência dos três estados

§  Essa coexistência evidentemente é compatível com a coexistência dos três instintos altruístas

§  No caso das duas leis anteriores, os estados preliminares têm que ser ultrapassados e convictamente deixados para trás: temos que ultrapassar e rejeitar o absolutismo teológico-metafísico e também o militarismo

§  A coexistência dos três estados afetivos não significa, todavia, mera justaposição: ela implica a subordinação sucessiva dos âmbitos de sociabilidade: as famílias subordinam-se às pátrias (ou mátrias) e estas subordinam-se à Humanidade

-        Há alguns aspectos adicionais que devem ser indicados a respeito das leis dos três estados:

o   Cada uma das leis indica uma tendência importante por si só, mas a reunião e a combinação delas elabora um quadro cada vez mais completo, complexo e específico da realidade histórica humana

o   É fácil perceber que os três estados finais e os três estados iniciais são solidários entre si:

§  O relativismo, a noção de Humanidade e a atividade pacífico-industrial apoiam-se e são condições uns dos outros; inversamente, o mesmo pode ser dito do absolutismo, das sociabilidades inferiores e do militarismo

§  Em outras palavras, essa mútua solidariedade significa que a plena realização do estágio final de cada lei implica e exige a realização do estágio final das outras leis: por exemplo, a noção de Humanidade exige o relativismo e enseja a atividade pacífica

o   As leis dos três estados correspondem a tendências gerais da evolução humana:

§  A idéia de tendência indica que elas são direções gerais, que variam em intensidade e mesmo em direção ao longo do tempo: assim, às vezes elas andam mais rapidamente, às vezes são mais lentas; às vezes vão na direção das leis, às vezes sofrem recuos temporários

§  Augusto Comte usava a imagem das curvas assintóticas, que tendem para uma posição no infinito, mas que nunca chegam plenamente ao limite indicado

§  No limite, todos os povos seguirão voluntariamente as leis dos três estados; mas, em todo caso, diferentes temperamentos e necessidades conduzem a comportamentos diversos à daí a necessidade da pressão coletiva em favor das leis, seja a pressão temporal (política), seja a pressão espiritual (intelectual e moral)

Curso livre de política positiva: vídeo da 12ª sessão

No dia 24 de maio ocorreu a duodécima sessão do Curso livre de política positiva, com transmissão ao vivo no canal do Facebook Apostolado Positivista.

Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, concluindo os comentários sobre a lei prática dos três estados, expondo a lei afetiva (ou da sociabilidade) dos três estados e fazendo observações gerais e conclusivas sobre as três leis.

O vídeo pode ser visto no canal Positivismo (disponível aqui: https://youtu.be/a086aIR_0Po) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=547214340294348). 

A programação completa do Curso pode ser vista aqui.

18 maio 2022

Curso livre de política positiva: vídeo da 11ª sessão

No dia 17 de maio ocorreu a undécima sessão do Curso livre de política positiva, com transmissão ao vivo no canal do Facebook Apostolado Positivista.

Nessa seção, continuei a exposição sobre a Sociologia Dinâmica, abordando em particular, a lei prática dos três estados. Além disso, também fiz referência à data que Augusto Comte indicava como a fundação da Religião da Humanidade (16.5.1845) e ao nascimento de Luís Lagarrigue (16.5.1864).

O vídeo pode ser visto no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=h-gFTVJE63s) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=2458462924293644). 

A programação completa do Curso pode ser vista aqui.