23 junho 2022

Curso livre de política positiva: roteiro da 15ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da décima quinta sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 14 de junho, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NCzx66yaVZA) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/974622853217695/). 


Nesta seção continuei a expor o relato histórico-sociológico próprio à Sociologia Dinâmica; abordei em particular a análise de conjuntura elaborada por Augusto Comte para descrever e explicar a situação sociopolítica francesa e ocidental após a Revolução Francesa; também indiquei como é que o Positivismo entende a si mesmo nesse movimento histórico. Por fim, apresentei a fundação da Sociologia por Augusto Comte como um esforço para entender a sociedade européia pós-Revolução com os instrumentos fornecidos pela ciência em uma conjuntura de profundas mudanças; essa fundação surgiu da síntese das escolas antagônicas da Sociologia do Progresso (Condorcet) e da Sociologia da Ordem (De Maistre), mas, com Augusto Comte, ultrapassando em muito esses esforços parciais anteriores, com a indicação precisa e refinada de métodos, objeto, teorias e pesquisas sociológicas.

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Súmula

Sociologia Dinâmica VI: Revolução Francesa como explosão resultante dos movimentos sociais anteriores; surgimento de vários partidos sociopolíticos durante a após a Revolução Francesa; fundação da Sociologia por A. Comte como síntese entre as sociologias do progresso (Condorcet) e da ordem (De Maistre); análises de conjuntura; fundação da Religião da Humanidade e papel de Clotilde de Vaux

 

Roteiro

-        Descompasso crescente entre os movimentos: explosão social e política na forma da Revolução Francesa

o   Revoluções prévias: intelectual (Enciclopedistas); burguesa (fim do Antigo Regime); proletária (afirmação do problema social); faltaria a feminina

-        Necessidade de conciliação entre a ordem e o progresso

o   Sociologia da ordem: fundada por José de Maistre

o   Sociologia do progresso: fundada pelo Marquês de Condorcet

o   Contribuição de Augusto Comte: conjugação entre a ordem e o progresso (além do desenvolvimento da reflexão sobre as ciências, sobre o que é a cientificidade, sobre os métodos e o objeto da Sociologia, sobre a aplicabilidade da Sociologia etc.)

-        Ao redor da Revolução Francesa, constituição de vários partidos:

o   Militarista (Bonaparte, seus seguidores e êmulos)

o   Retrógrado (católico: José de Maistre)

o   Revolucionário (democrático e clericalista: Rousseau, Robespierre)

o   Revolucionário (monarquista e anticlericalista: Voltaire)

o   Construtivo (sociocrático, positivista: Diderot, Danton)

o   Etc.

-        Análises de conjuntura:

o   Análises dos grupos sociais, suas motivações, suas ações, suas variações históricas

§  Filósofos, cientistas, moralistas, políticos, industriais, guerreiros, sacerdotes

§  Liberdade versus igualdade

§  Antigo regime versus novo regime

§  Retrógrados versus revolucionários versus construtivos

o   V. IV e VI da Filosofia; v. III da Política; Apelo

-        Sociologia do conhecimento, Sociologia da ciência:

o   Ciência como surgindo a partir (e também contra) a teologia, em um processo mais amplo que é próprio à sociologia da religião

o   V. IV-VI da Filosofia; v. I-III da Política

-        Fundação do Positivismo:

o   Conjugação da ordem com o progresso

§  Solução dos problemas sociais

§  Incorporação do proletariado

§  Valorização das mulheres

§  Regularização das funções sociais (em particular da riqueza e da propriedade)

§  Afirmação da noção de deveres

o   Elaboração da síntese subjetiva relativa:

§  Uso da ciência para esclarecer a realidade e orientar a ação

·         A síntese subjetiva e relativa garante que o Positivismo não seja nunca nem academicista nem cientificista

o   A ciência é a base do dogma positivo; a ciência em si mesma não é o próprio dogma

·         O cientificismo é a ciência entregue a si mesma, cultivada sem nenhum outro objetivo além de ser levada adiante à portanto, o cientificismo é a ciência tornada absoluta

·         O academicismo é a prática institucional e institucionalizada da metafísica; contemporaneamente, ele também pode ser entendido como a prática institucional do cientificismo

§  De modo mais central e importante: afirmação do altruísmo e do relativismo

§  Afirmação da noção de relações, não de causas

o   Processo-síntese: fundação da Religião da Humanidade

§  Importância central de Clotilde de Vaux

·         Com enorme justiça, Clotilde foi considerada pelo próprio Augusto Comte como cofundadora da Religião da Humanidade 

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