O quadro abaixo corresponde à sistematização feita pelo Apóstolo da Humanidade Raimundo Teixeira Mendes para as fases da transição orgânica que deve terminar a transição revolucionária ocidental (iniciada com o término da Idade Média) e a transição humana em geral. Esse esquema baseia-se nas indicações apresentadas por Augusto Comte em suas várias obras, especialmente no cap. 5 do Sistema de política positiva, v. IV, de 1854, e no Apelo aos Conservadores, de 1855.
Incluímos duas versões abaixo: a primeira corresponde a uma foto do original de Teixeira Mendes; a segunda é uma versão atualizada do esquema, um pouco mais simples, para caber em uma página A4 (com as margens estreitadas). A segunda versão está reproduzida em seguida.
Quadro sinóptico da
TRANSIÇÃO ORGÂNICA, começada em 1855, segundo Augusto COMTE
(Sistema
de Política Positiva, tomo IV, Cap. 5)
A Transição
orgânica sucedeu à Transição
revolucionária começada no décimo quarto século.
A Revolução
francesa inaugura a Grande crise
ocidental, que constitui mais a estréia da regeneração final do que a
conclusão da vida preparatória (Apelo aos
conservadores, p. 117)
Primeiro
período, no qual a transição orgânica permanece espontânea, sob a ditadura monocrática e o ascendente gradual da Religião da HUMANIDADE |
Caráter
temporal:
advento da ditadura republicana ainda alheia à Religião da HUMANIDADE,
baseando-se na inteira separação dos
dois poderes, espiritual e temporal, mediante o escrupuloso respeito da
liberdade teórica e da liberdade industrial, eliminando a política legista e
militarista. Isso exige a supressão
atual de todo orçamento teórico, tanto teológico, como universitário e
acadêmico, isto é, metafísico e científico, o governo limitando-se à
livre manutenção da instrução primária, reduzida à leitura, a escritura, o
cálculo elementar, o canto e o desenho. Cumpre portanto abolir todos os privilégios profissionais, ligados aos
títulos quaisquer, literários e científicos, inclusive os dos médicos, dos
farmacêuticos e dos enfermeiros ou enfermeiras, tanto religiosas como leigas. |
Primeira fase, na qual a transição orgânica
permanece espontânea. Aceitação da divisa política e científica Ordem
E Progresso, inscrita nas bandeiras atuais das repúblicas ocidentais. |
Caráter
temporal:
atitude indiferente ou mesmo, no começo, hostil, da ditadura republicana para
com a Religião da HUMANIDADE. |
Caráter
espiritual: livre ascendente social cada vez mais decisivo do Culto da HUMANIDADE; quanto ao culto público, sobretudo concreto, segundo o Calendário histórico. Anúncio do culto abstrato, segundo as três
Festas: da HUMANIDADE, no primeiro dia do ano; da Mulher,
segundo o tipo da Virgem-Mãe, a
15 de Agosto; a Festa
Universal dos Mortos, no
último dia dos anos comuns. No último dia dos anos bissextos, Festa geral das Santas Mulheres. |
|||
Segunda fase, na qual a transição orgânica
começa a tornar-se científica.
Aceitação da divisa moral e científica
Viver
para Outrem, inscrita na outra face das bandeiras atuais das repúblicas ocidentais,
anunciando a adesão feminina à política republicana. |
Caráter
temporal:
atitude regeneradora da ditadura republicana, tornada francamente simpática à
Religião da HUMANIDADE, mediante
a constatação da aptidão orgânica dessa Religião. Sustentação das Escolas positivas. |
||
Caráter
espiritual: advento do sacerdócio definitivo, concentrado a princípio, mesmo
subjetivamente, no seu Fundador, em virtude do acabamento da Religião da HUMANIDADE, inaugurando o
ascendente teórico, tanto moral como intelectual, dessa Religião. |
Caráter
espiritual: desenvolvimento do culto
público, mediante a Festa das
Máquinas, celebrada no fim do outono; livre advento do ascendente social do dogma da Religião
da HUMANIDADE. |
||
Segundo
período, no qual a transição orgânica torna-se sistemática, sob o triunvirato
positivista e a livre aceitação universal da Religião
da HUMANIDADE |
Caráter
temporal:
advento do triunvirato positivista, sucedendo à ditadura republicana,
mediante a livre escolha do ditador, utilizando a instituição ministerial,
esclarecida pelos conselhos do Grande
Sacerdote da HUMANIDADE. Esse triunvirato presidirá à instalação das Pátrias normais ou Mátrias, resultantes da pacífica decomposição dos grandes Estados revolucionários
atuais. |
Terceira fase, na qual a transição orgânica
tornada sistemática anunciará a
terminação direta da revolução ocidental, arvorando, desde o início, a
bandeira normal das Mátrias. Essa bandeira deriva da bandeira da Humanidade,
ajuntando ao fundo verde uma
simples orla, com as cores atuais da população correspondente. Aceitação da divisa política Viver às Claras,
inscrita nas moedas. |
Caráter
temporal:
triunvirato positivista, sucedendo pacificamente
à ditadura republicana. |
Caráter
espiritual: ascendente social e político da Religião
da HUMANIDADE, segundo o livre
reconhecimento universal do regime
positivista, isto é, pacífico-industrial. |
Caráter
espiritual: desenvolvimento do culto
público, introduzindo, com um ano de intervalo, três Festas: primeiro da Imprensa, depois do Correio, enfim da Polícia. Extensão popular do Dogma; livre ascendente social do Regime da Religião da
HUMANIDADE. |
Conclusão. Festa própria para
caracterizar a terminação geral da transição orgânica, completando o culto concreto da Humanidade pela solene instalação de
seus melhores órgãos na Igreja de Notre-Dame
de Paris, o templo central da deusa das cruzadas (Sistema de Política Positiva, tomo IV,
cap. 5, p. 501).
Anexo ao tomo segundo, primeira parte, do Esboço sobre a vida e obra de
CLOTILDE de Vaux e Augusto COMTE, p. 752, publicado por ocasião do primeiro
Centenário de Nascimento de Clotilde,
4 de Bichat de 62/128 (5 de Dezembro de 1916).
Nenhum comentário:
Postar um comentário