Em 16 de dezembro de 2024, a ex-Deputada Federal comunista Manuela d'Ávila concedeu uma longa entrevista para o jornalista Chico Pinheiro, para o Instituto Conhecimento Liberta; essa entrevista está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZIUDZtM9lJM.
Em uma entrevista que durou cerca de uma hora, aproximadamente aos 44 min 45 s, perguntada sobre a origem do recente neofascismo brasileiro, a ex-Deputada, oriunda da extrema esquerda, como não poderia deixar de ser, irresponsavelmmente atribui a nova extrema direita ao Positivismo.
Em face disso, postamos uma resposta tanto no perfil pessoal da ex-Deputada no Instagram quando no vídeo original da entrevista. O texto da resposta e uma imagem da postagem encontram-se reproduzidos abaixo.
* * *
A ex-deputada comunista Manuela d'Ávila lamentavelmente repete a desinformação contra o Positivismo, responsabilizando-o pelo militarismo e pelo fascismo no Brasil. A superficialidade e a ligeireza com que ela repete esse mito são chocantes. Ela, como jornalista e como gaúcha, tem todos os meios disponíveis para conferir a realidade de suas afirmações; mas, em vez de estudar o assunto e, talvez, ir pessoalmente à Igreja Positivista do Rio Grande do Sul (na Av. João Pessoa, próxima ao Parque Farroupilha), em Porto Alegre, ela prefere repetir erros e mentiras, ou melhor, preconceitos. O conhecimento liberta, a desinformação escraviza: lamentavelmente, a ex-deputada Manuela d'Ávila fez sua escolha. Lamentavelmente, ela repetiu essas desinformações mesmo antes de Mark Zuckerberg abolir a checagem de fatos e indicar a orientação das redes sociais nos próximos quatro anos.
Os positivistas praticam a regra republicana do "viver às claras"; nossas prédicas são públicas e abertas, nossas opiniões são igualmente públicas, seguindo os parâmetros do bem público, das liberdades civis e políticas, da dignidade humana, da fraternidade universal. Os preconceitos repetidos pela comunista Manuela d'Ávila insistem em desconhecer, negar, desprezar esses parâmetros.
A Igreja Positivista Virtual mantém dois canais de vídeos: Youtube.com/ThePositivism e Facebook.com/IgrejaPositivistaVirtual. Além disso, também mantém o blogue Filosofia Social e Positivismo (https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/).
Por fim, contra a desinformação antipositivista, conviria a ex-deputada Manuela d'Ávila ler o artigo "O Positivismo como cortina de fumaça para os erros da direita brasileira", publicado no final de maio de 2020 (https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/2020/05/gazeta-do-povo-o-positivismo-como.html).
Nenhum comentário:
Postar um comentário