No dia 10 de Descartes de 169 (17.10.2023) realizamos nossa prédica positiva, em que demos continuidade à leitura comentada do Catecismo positivista - concluindo a "Oitava conferência", dedicada à filosofia das ciências superiores, especialmente a Moral.
No sermão abordamos os calendários positivistas, em que expusemos alguns dos seus aspectos gerais.
Antes das atividades regulares da prédica, manifestamos nosso profundo lamento pelo início da guerra entre o grupo Hamas e Israel, deflagrada no dia 7 de outubro de 2023 - guerra violentíssima, que acirra ódios antigos e que serve apenas para minar os esforços de pacificação geral do Oriente Médio.
A prédica foi transmitida no canal Igreja Positivista Virtual (aqui: https://l1nk.dev/CqhFo). O sermão começou em 1h 12' 20".
* * *
Sobre os calendários positivistas
-
Do Positivismo, isto é, da doutrina
criada por Augusto Comte, da Religião da Humanidade, de modo geral as pessoas conhecem
pouca coisa[1]
o Mesmo esse pouco consiste em elementos aparentemente anedóticos
o O calendário positivista é uma dessas coisas: as anotações abaixo apresentam
algumas explicações breves sobre ele – ou melhor, sobre eles, pois há dois calendários
positivistas e dois sistemas de contagem de anos
-
Antes de mais nada, é importante termos clareza de
que os calendários têm dois objetivos complementares: (1) marcar a passagem do
tempo (2) de acordo com as necessidades e conveniências do culto
-
Os calendários que Augusto Comte elaborou são solares
(e não lunares), correspondentes aos dois movimentos da Terra: a volta ao redor
de si mesma (rotação) e a volta ao redor do Sol (translação), resultando em um ano
de 365 dias (Sistema de política positiva, v. IV, p. 131-137).
o Os
calendários são compostos por 13 meses, cada um com quatro semanas de sete dias;
um dia complementar é dedicado à Festa Universal dos Mortos; nos anos bissextos
mais um dia complementar é dedicado à Festa das Mulheres Santas
§ A
quantidade de 13 meses, além de ser deduzida das semanas de sete dias e dos
meses de quatro semanas, é a quantidade mínima capaz de representar os diversos
aspectos morais, intelectuais, sociológicos e históricos celebrados no culto
público
o As
semanas dos calendários positivistas começam sempre na segunda-feira (lunedia, como
dizia Miguel Lemos) e terminam sempre aos domingos; o dia complementar e o dia bissexto
são “neutros”
§ Assim,
por exemplo, a Festa da Humanidade, no dia 1º de Moisés, ocorre sempre em uma segunda-feira
§ Evidentemente,
essa fixidez não é compartilhada pelo calendário júlio-gregoriano, o que muitas
vezes gera confusão entre os dias das semanas entre os calendários positivistas
(que são fixos e eternos) e o júlio-gregoriano (que varia enormemente quase em
tudo)
·
A crítica feita acima ao calendário
júlio-gregoriano não tem por objetivo desprezar ou desrespeitar os importantíssimos
esforços de Júlio César e do papa Gregório XIII com as reformas que
estabeleceram o calendário que leva seus nomes; o que procuramos notar é que,
por um lado, apesar desses esforços, ainda assim esse calendário apresenta
muitos problemas e que, por outro lado, é possível e é necessário elaborar-se
outro padrão de calendário, mais simples, mais regular e mais eficiente (e que,
aliás, permita a celebração dos esforços anteriores)
o Aliás,
é importante notar que Augusto Comte preocupou-se em manter a concordância do
início do ano com o conjunto do Ocidente; em outras palavras, o dia 1º de Moisés (ou 1º da Humanidade)
ocorre sempre no dia 1º de janeiro
-
Como observamos antes, Augusto Comte criou dois calendários,
o abstrato e o concreto; ambos são históricos e sociológicos
-
O calendário abstrato visa diretamente ao culto
público
o O
calendário abstrato é plenamente universal e organiza-se em termos de funções sociológicas
estáticas e dinâmicas (Sistema de política positiva, v. IV, p. 137-154)
§ laços
fundamentais: seis meses (Humanidade, casamento, paternidade, filiação,
fraternidade, domesticidade)
§ estados
preparatórios: três meses (fetichismo, politeísmo, monoteísmo)
§ funções
normais: quatro meses (mulher, sacerdócio, patriciado, proletariado)
o Além
dos aspectos históricos, sociológicos e morais indicados acima, o calendário
abstrato apresenta um total de 81 festas ao longo dos meses
-
O calendário concreto – o mais conhecido,
popularmente chamado de “calendário histórico” – visa ao culto e à marcação do tempo,
mas também tem funções didáticas (Sistema de política positiva, v. IV, p.
137-154, 398-399)
o É fundamental
dizê-lo com clareza, antes de mais nada: o
calendário concreto não é meramente uma coleção ou uma enciclopédia de nomes de
pessoas famosas, nem, portanto, esses nomes teriam sido selecionados conforme
as idiossincrasias de nosso mestre
o O
seu aspecto didático consiste em apresentar ao grande público os principais
agentes da evolução humana, de modo a afirmar e desenvolver a noção de
continuidade histórica própria ao ser humano
§ Evidentemente,
a noção de continuidade histórica vai contra a revolta contra a história e a
sociedade, tão própria à nossa época metafísica e revolucionária
§ Ao
desenvolver o sentimento de continuidade histórica e ao esclarecer o público
(primeiro ocidental, depois mundial) sobre os principais agentes da evolução
humana, é claro que o calendário histórico combate o espírito crítico e
revolucionário de nossa época e auxilia a caminhada rumo ao estado normal
o O
calendário concreto foi elaborado basicamente para referir-se à evolução histórica
do Ocidente (até a eclosão da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789), devendo
ampliar-se para toda a Humanidade no futuro
§ Essa
“ampliação” significa que novos nomes serão incluídos, não apenas do tempo que
se passou desde meados do século XIX, mas também de outras civilizações
§ Novamente:
os nomes do calendário não são um catálogo geral de nomes, mas indivíduos que
atuaram de maneira positiva (construtiva, relativa, fraterna, altruísta,
não-crítica, não-absoluta, não-beligerante, não-egoística) para o
desenvolvimento da Humanidade, em algum aspecto
o Grosso
modo, ele representa a teocracia inicial e mais as três
grandes fases da evolução ocidental:
§ síntese
absoluta inicial na teocracia: um mês (Moisés)
§ a Antigüidade
(inteligência com Grécia; atividade prática com Roma): quatro meses (Homero,
Aristóteles, Arquimedes, César)
§ a Idade
Média (afetividade): dois meses (São Paulo, Carlos Magno)
§ a Modernidade
(crise própria à transição da teologia, da guerra e do absoluto para a positividade,
o pacifismo e o relativismo): seis meses (Dante, Gutenberg, Shakespeare,
Descartes, Frederico II, Bichat)
§ O
fetichismo não é representado aí porque não há possibilidade de indicação
histórica de nenhum nome fetichista (do passado remoto, bem entendido)
-
Nos dois calendários, há o dia suplementar, que é a
Festa Universal dos Mortos, e o dia bissexto, a Festa Geral das Mulheres Santas
o Esses
dias são “neutros”, no sentido de que não correspondem a dias da semana nem
integram nenhum mês
o Com
a “neutralidade” desses dois dias, os calendários positivistas tornam-se
eternos e regulares: todo ano, todo mês e toda semana sempre começarão em uma
segunda-feira (ou lunedia), toda semana e todo mês sempre acabarão em um
domingo
-
Augusto Comte definiu duas contagens de tempo: uma correspondente
à transição revolucionária e outra correspondente à era normal (Sistema
de política positiva, v. IV, p. 399-400)
o A transição
revolucionária começa com a eclosão da Revolução Francesa, em 1789; essa contagem
indica o quanto de tempo já se passou desde que teve início a transição final em
direção ao Positivismo
§ Assim,
é uma contagem de tempo relativo a uma fase transitória
e crítica
o A
contagem de tempo da era normal evita a origem revolucionária da outra
contagem, mas respeita a ligação do passado com o futuro
§ Assim,
ela inicia-se em 1855, ou seja, logo após a conclusão da redação do Sistema de política positiva (em 1854)
-
O ano de 2023 na contagem júlio-gregoriana corresponde
a:
o A 235
da transição revolucionária
o A 169 da era normal
§ A era
normal corresponde ao período em que o Positivismo já está plenamente constituído
como religião, ou seja, como regulação individual e coletiva das forças humanas
§ É
por isso que a era normal começa em 1855
o No v. IV da Política (p. 375), Augusto Comte observa: “Os padres da Humanidade devem então se ver como já situados no futuro que eles anunciam e preparam, ao desenvolverem, em relação aos povos e a seus chefes quaisquer, costumes tão distantes da sedição quanto do servilismo”
§ É pelo motivo indicado pela primeira frase acima, destacada em itálico, que eu dato os eventos do corrente ano, em termos positivistas, como sendo 169 (era normal) e não 235 (transição revolucionária)
Calendário histórico: quadro
sociolátrico resumido em 81 festas anuais
|
MESES |
FESTAS |
CALEND.
Júlio-Gregoriano |
||
LAÇOS
FUNDAMENTAIS |
1º mês: a Humanidade |
1º dia do ano: Festa
sintética do Grande Ser |
1.jan |
||
Festas hebdomadárias
da União Social |
Religiosa |
7.jan |
|||
Histórica |
14.jan |
||||
Nacional |
21.jan |
||||
Comunal |
28.jan |
||||
2º mês: o Casamento |
Completo |
4.fev |
|||
Casto |
11.fev |
||||
Desigual |
18.fev |
||||
Subjetivo |
25.fev |
||||
3º mês: a Paternidade |
Completa |
Natural |
4.mar |
||
Artificial |
11.mar |
||||
Incompleta |
Espiritual |
18.mar |
|||
Temporal |
25.mar |
||||
4º mês: a Filiação |
Completa |
Natural |
1.abr |
||
Artificial |
8.abr |
||||
Incompleta |
Espiritual |
15.abr |
|||
Temporal |
22.abr |
||||
5º mês: a Fraternidade |
Completa |
Natural |
29.abr |
||
Artificial |
6.maio |
||||
Incompleta |
Espiritual |
13.maio |
|||
Temporal |
20.maio |
||||
6º mês: a
Domesticidade |
Permanente |
Completa |
27.maio |
||
Incompleta |
3.jun |
||||
Passageira |
Completa |
10.jun |
|||
Incompleta |
17.jun |
||||
ESTADOS
PREPARATÓRIOS |
7º mês: o Fetichismo |
Espontâneo |
Nômade (Festa dos
Animais) |
24.jun |
|
Sedentário (Festa do
Fogo) |
1.jul |
||||
Sistemático |
Sacerdotal (Festa do
Sol) |
8.jul |
|||
Militar (Festa do
Ferro) |
15.jul |
||||
8º mês: o Politeísmo |
Conservador |
(Festa das Castas) |
22.jul |
||
Intelectual (Salamina) |
Estético (Homero,
Ésquilo, Fídias) |
29.jul |
|||
Teórico (Tales,
Pitágoras, Aristóteles; Hipócrates, Arquimedes; Apolônio, Hiparco) |
5.ago |
||||
Social |
(Cipião, César,
Trajano) |
12.ago |
|||
9º mês: o Monoteísmo |
Teocrático |
(Abraão, Moisés,
Salomão) |
19.ago |
||
Católico |
(São Paulo; Carlos
Magno; Alfredo; Hildebrando; Godofredo; São Bernardo) |
26.ago |
|||
Islâmico (Lepanto) |
(Maomé) |
2.set |
|||
Metafísico |
(Dante; Descartes;
Frederico) |
9.set |
|||
FUNÇÕES
NORMAIS |
10º mês: a Mulher –
providência moral |
Mãe |
16.set |
||
Esposa |
23.set |
||||
Filha |
30.set |
||||
Irmã |
7.out |
||||
11º mês: o Sacerdócio
– providência intelectual |
Incompleto |
(Festa da Arte) |
14.out |
||
Preparatório |
(Festa da Ciência) |
21.out |
|||
Definitivo |
Secundário |
28.out |
|||
Principal (Festa dos
Anciãos) |
4.nov |
||||
12º mês: o Patriciado
– providência material |
Banco |
(Festa dos Cavaleiros) |
11.nov |
||
Comércio |
18.nov |
||||
Fabricação |
25.nov |
||||
Agricultura |
2.dez |
||||
13º e último mês: o
Proletariado – providência geral |
Ativo |
(Festa dos Inventores:
Gutenberg, Colombo, Vaucanson, Watt, Montgolfier) |
9.dez |
||
Afetivo |
16.dez |
||||
Contemplativo |
23.dez |
||||
Passivo (São Francisco
de Assis) |
30.dez |
||||
Dia
complementar: Festa universal dos MORTOS (31.dez).
Dia
bissexto: Festa geral das MULHERES SANTAS.
CALENDÁRIO POSITIVISTA
DIA |
TIPO
principal |
Adjunto |
DIA SEMANA |
J.-G. |
||
1º mês:
Moisés – a teocracia inicial |
||||||
1 |
Prometeu |
Cadmo |
Lunedia |
1.jan |
||
2 |
Hércules |
Teseu |
Martedia |
2.jan |
||
3 |
Orfeu |
Tirésias |
Mercuridia |
3.jan |
||
4 |
Ulisses |
|
Jovedia |
4.jan |
||
5 |
Licurgo |
|
Venerdia |
5.jan |
||
6 |
Rômulo |
|
Sábado |
6.jan |
||
7 |
Numa |
|
Domingo |
7.jan |
||
8 |
Belo |
Semirâmis |
Lunedia |
8.jan |
||
9 |
Sesôstris |
|
Martedia |
9.jan |
||
10 |
Manu |
|
Mercuridia |
10.jan |
||
11 |
Ciro |
|
Jovedia |
11.jan |
||
12 |
Zoroastro |
|
Venerdia |
12.jan |
||
13 |
Os druidas |
Ossian |
Sábado |
13.jan |
||
14 |
Buda |
|
Domingo |
14.jan |
||
15 |
Fo-hi |
|
Lunedia |
15.jan |
||
16 |
Lao-tsé |
|
Martedia |
16.jan |
||
17 |
Meng-tsé |
|
Mercuridia |
17.jan |
||
18 |
Os teocratas do Tibete |
|
Jovedia |
18.jan |
||
19 |
Os teocratas do Japão |
|
Venerdia |
19.jan |
||
20 |
Manco Capac |
Kamehameha |
Sábado |
20.jan |
||
21 |
Confúcio |
|
Domingo |
21.jan |
||
22 |
Abraão |
José do Egito |
Lunedia |
22.jan |
||
23 |
Samuel |
|
Martedia |
23.jan |
||
24 |
Salomão |
|
Mercuridia |
24.jan |
||
25 |
Isaías |
Davi |
Jovedia |
25.jan |
||
26 |
São João Batista |
|
Venerdia |
26.jan |
||
27 |
Arun-al-Rachid |
Abderamã III |
Sábado |
27.jan |
||
28 |
Maomé |
|
Domingo |
28.jan |
||
2º mês:
Homero – a poesia antiga |
||||||
1 |
Hesíodo |
|
Lunedia |
29.jan |
||
2 |
Tirteu |
Safo |
Martedia |
30.jan |
||
3 |
Anacreonte |
|
Mercuridia |
31.jan |
||
4 |
Píndaro |
|
Jovedia |
1.fev |
||
5 |
Sófocles |
Eurípedes |
Venerdia |
2.fev |
||
6 |
Teócrito |
Longo |
Sábado |
3.fev |
||
7 |
Ésquilo |
|
Domingo |
4.fev |
||
8 |
Escopas |
|
Lunedia |
5.fev |
||
9 |
Zeuxis |
|
Martedia |
6.fev |
||
10 |
Ictino |
|
Mercuridia |
7.fev |
||
11 |
Praxíteles |
|
Jovedia |
8.fev |
||
12 |
Lisipo |
|
Venerdia |
9.fev |
||
13 |
Apeles |
|
Sábado |
10.fev |
||
14 |
Fidias |
|
Domingo |
11.fev |
||
15 |
Esopo |
Pilpai |
Lunedia |
12.fev |
||
16 |
Plauto |
|
Martedia |
13.fev |
||
17 |
Terêncio |
Menandro |
Mercuridia |
14.fev |
||
18 |
Fedro |
|
Jovedia |
15.fev |
||
19 |
Juvenal |
|
Venerdia |
16.fev |
||
20 |
Luciano |
|
Sábado |
17.fev |
||
21 |
Aristófanes |
|
Domingo |
18.fev |
||
22 |
Ênio |
|
Lunedia |
19.fev |
||
23 |
Lucrécio |
|
Martedia |
20.fev |
||
24 |
Horácio |
|
Mercuridia |
21.fev |
||
25 |
Tíbulo |
|
Jovedia |
22.fev |
||
26 |
Ovídio |
|
Venerdia |
23.fev |
||
27 |
Lucano |
|
Sábado |
24.fev |
||
28 |
Virgílio |
|
Domingo |
25.fev |
||
3º mês:
Aristóteles – a filosofia antiga |
||||||
1 |
Anaximandro |
|
Lunedia |
26.fev |
||
2 |
Anaxímenes |
|
Martedia |
27.fev |
||
3 |
Heráclito |
|
Mercuridia |
28.fev |
||
4 |
Anaxágoras |
|
Jovedia |
1.mar |
||
5 |
Demócrito |
Leucipo |
Venerdia |
2.mar |
||
6 |
Heródoto |
|
Sábado |
3.mar |
||
7 |
Tales |
|
Domingo |
4.mar |
||
8 |
Sólon |
|
Lunedia |
5.mar |
||
9 |
Xenófanes |
|
Martedia |
6.mar |
||
10 |
Empédocles |
|
Mercuridia |
7.mar |
||
11 |
Tucídides |
|
Jovedia |
8.mar |
||
12 |
Arquitas |
Filolau |
Venerdia |
9.mar |
||
13 |
Apolônio de Tiana |
|
Sábado |
10.mar |
||
14 |
Pitágoras |
|
Domingo |
11.mar |
||
15 |
Aristipo |
|
Lunedia |
12.mar |
||
16 |
Antístenes |
|
Martedia |
13.mar |
||
17 |
Zeno |
|
Mercuridia |
14.mar |
||
18 |
Cícero |
Plínio, o Jovem |
Jovedia |
15.mar |
||
19 |
Epiteto |
Arriano |
Venerdia |
16.mar |
||
20 |
Tácito |
|
Sábado |
17.mar |
||
21 |
Sócrates |
|
Domingo |
18.mar |
||
22 |
Xenócrates |
|
Lunedia |
19.mar |
||
23 |
Filon de Alexandria |
|
Martedia |
20.mar |
||
24 |
S. João Evangelista |
|
Mercuridia |
21.mar |
||
25 |
S. Justino |
Sto. Irineu |
Jovedia |
22.mar |
||
26 |
S. Clemente de
Alexandria |
|
Venerdia |
23.mar |
||
27 |
Orígenes |
Tertuliano |
Sábado |
24.mar |
||
28 |
PLATÃO |
|
Domingo |
25.mar |
||
4º mês:
Arquimedes – a ciência antiga |
||||||
1 |
Teofrasto |
|
Lunedia |
26.mar |
||
2 |
Herófilo |
|
Martedia |
27.mar |
||
3 |
Erasístrato |
|
Mercuridia |
28.mar |
||
4 |
Celso |
|
Jovedia |
29.mar |
||
5 |
Galeno |
|
Venerdia |
30.mar |
||
6 |
Avicena |
Averróis |
Sábado |
31.mar |
||
7 |
HIPÓCRATES |
|
Domingo |
1.abr |
||
8 |
Euclides |
|
Lunedia |
2.abr |
||
9 |
Aristeu |
|
Martedia |
3.abr |
||
10 |
Teodósio de Bitina |
|
Mercuridia |
4.abr |
||
11 |
Heron |
Ctesíbio |
Jovedia |
5.abr |
||
12 |
Papus |
|
Venerdia |
6.abr |
||
13 |
Diofante |
|
Sábado |
7.abr |
||
14 |
APOLÔNIO |
|
Domingo |
8.abr |
||
15 |
Eudexo |
Arato |
Lunedia |
9.abr |
||
16 |
Píteas |
Nearco |
Martedia |
10.abr |
||
17 |
Aristarco |
Beroso |
Mercuridia |
11.abr |
||
18 |
Eratóstenes |
Sosígenes |
Jovedia |
12.abr |
||
19 |
Ptolomeu |
|
Venerdia |
13.abr |
||
20 |
Albatênio |
Nassir-Edin |
Sábado |
14.abr |
||
21 |
HIPARCO |
|
Domingo |
15.abr |
||
22 |
Varrão |
|
Lunedia |
16.abr |
||
23 |
Columela |
|
Martedia |
17.abr |
||
24 |
Vitrúvio |
|
Mercuridia |
18.abr |
||
25 |
Estrabão |
|
Jovedia |
19.abr |
||
26 |
Frontino |
|
Venerdia |
20.abr |
||
27 |
Plutarco |
|
Sábado |
21.abr |
||
28 |
PLÍNIO, O VELHO |
|
Domingo |
22.abr |
||
5º mês: César
– a civilização militar |
||||||
1 |
Milcíades |
|
Lunedia |
23.abr |
||
2 |
Leônidas |
|
Martedia |
24.abr |
||
3 |
Aristides |
|
Mercuridia |
25.abr |
||
4 |
Címon |
|
Jovedia |
26.abr |
||
5 |
Xenofonte |
|
Venerdia |
27.abr |
||
6 |
Fócion |
Epaminondas |
Sábado |
28.abr |
||
7 |
TEMÍSTOCLES |
|
Domingo |
29.abr |
||
8 |
Péricles |
|
Lunedia |
30.abr |
||
9 |
Filipe |
|
Martedia |
1.maio |
||
10 |
Demóstenes |
|
Mercuridia |
2.maio |
||
11 |
Ptolomeu Lago |
|
Jovedia |
3.maio |
||
12 |
Filopêmen |
|
Venerdia |
4.maio |
||
13 |
Políbio |
|
Sábado |
5.maio |
||
14 |
ALEXANDRE |
|
Domingo |
6.maio |
||
15 |
Júnio Bruto |
|
Lunedia |
7.maio |
||
16 |
Camilo |
Cincinato |
Martedia |
8.maio |
||
17 |
Fabrício |
Régulo |
Mercuridia |
9.maio |
||
18 |
Aníbal |
|
Jovedia |
10.maio |
||
19 |
Paulo Emílio |
|
Venerdia |
11.maio |
||
20 |
Mário |
Os Gracos |
Sábado |
12.maio |
||
21 |
CIPIÃO |
|
Domingo |
13.maio |
||
22 |
Augusto |
Mecenas |
Lunedia |
14.maio |
||
23 |
Vespasiano |
Tito |
Martedia |
15.maio |
||
24 |
Adriano |
Nerva |
Mercuridia |
16.maio |
||
25 |
Antonino |
Marco Aurélio |
Jovedia |
17.maio |
||
26 |
Papiniano |
Ulpiano |
Venerdia |
18.maio |
||
27 |
Alexandre Severo |
Aécio |
Sábado |
19.maio |
||
28 |
TRAJANO |
|
Domingo |
20.maio |
||
6º mês: São
Paulo – o catolicismo |
||||||
1 |
S. Lucas |
S. Tiago |
Lunedia |
21.maio |
||
2 |
S. Cipriano |
|
Martedia |
22.maio |
||
3 |
Sto. Atanásio |
|
Mercuridia |
23.maio |
||
4 |
S. Jerônimo |
|
Jovedia |
24.maio |
||
5 |
Sto. Ambrósio |
|
Venerdia |
25.maio |
||
6 |
Sta. Mônica |
|
Sábado |
26.maio |
||
7 |
STO. AGOSTINHO |
|
Domingo |
27.maio |
||
8 |
Constantino |
|
Lunedia |
28.maio |
||
9 |
Teodósio |
|
Martedia |
29.maio |
||
10 |
S. Crisóstomo |
S. Basílio |
Mercuridia |
30.maio |
||
11 |
Sta. Pulquéria |
Marciano |
Jovedia |
31.maio |
||
12 |
Sta. Genoveva de Paris |
|
Venerdia |
1.jun |
||
13 |
S. Gregório Magno |
|
Sábado |
2.jun |
||
14 |
HILDEBRANDO |
|
Domingo |
3.jun |
||
15 |
S. Bento |
Sto. Antônio |
Lunedia |
4.jun |
||
16 |
S. Bonifácio |
Sto. Austino |
Martedia |
5.jun |
||
17 |
Sto. Isidoro de Sevilha |
S. Bruno |
Mercuridia |
6.jun |
||
18 |
Lanfranc |
Sto. Anselmo |
Jovedia |
7.jun |
||
19 |
Heloísa |
Beatriz |
Venerdia |
8.jun |
||
20 |
Arquitetos da Idade
Média |
S. Benezet |
Sábado |
9.jun |
||
21 |
S. BERNARDO |
|
Domingo |
10.jun |
||
22 |
S. Francisco Xavier |
Sto. Inácio de Loyola |
Lunedia |
11.jun |
||
23 |
S. Carlos Borromeu |
Frederico Borromeu |
Martedia |
12.jun |
||
24 |
Sta. Teresa |
Sta. Catarina de Siena |
Mercuridia |
13.jun |
||
25 |
S. Vicente de Paula |
Abade de l'Épée |
Jovedia |
14.jun |
||
26 |
Bourdalone |
Claude Fleury |
Venerdia |
15.jun |
||
27 |
Guilherme Penn |
George Fox |
Sábado |
16.jun |
||
28 |
BOSSUET |
|
Domingo |
17.jun |
||
7º mês:
Carlos Magno – a civilização feudal |
||||||
1 |
Teodorico Magno |
|
Lunedia |
18.jun |
||
2 |
Pelágio |
|
Martedia |
19.jun |
||
3 |
Óton, o Grande |
Henrique, o Passarinheiro |
Mercuridia |
20.jun |
||
4 |
Sto. Henrique |
|
Jovedia |
21.jun |
||
5 |
Villiers |
La Vallete |
Venerdia |
22.jun |
||
6 |
D. João de Lepanto |
Jean Sobieski |
Sábado |
23.jun |
||
7 |
ALFREDO |
|
Domingo |
24.jun |
||
8 |
Carlos Martel |
|
Lunedia |
25.jun |
||
9 |
O Cid |
Tancredo |
Martedia |
26.jun |
||
10 |
Ricardo Coração de
Leão |
Saladino |
Mercuridia |
27.jun |
||
11 |
Joana D’Arco |
Marina |
Jovedia |
28.jun |
||
12 |
Albuquerque |
Walter Raleigh |
Venerdia |
29.jun |
||
13 |
Baiardo |
|
Sábado |
30.jun |
||
14 |
GODOFREDO |
|
Domingo |
1.jul |
||
15 |
S. Leão, o Grande |
Leão IV |
Lunedia |
2.jul |
||
16 |
Gerbert |
Pedro Damião |
Martedia |
3.jul |
||
17 |
Pedro, o Eremita |
|
Mercuridia |
4.jul |
||
18 |
Suger |
Sto. Elói |
Jovedia |
5.jul |
||
19 |
Alexandre III |
Thomas Becket |
Venerdia |
6.jul |
||
20 |
S. Francisco de Assis |
S. Domingos |
Sábado |
7.jul |
||
21 |
INOCÊNCIO III |
|
Domingo |
8.jul |
||
22 |
Sta. Clotilde |
|
Lunedia |
9.jul |
||
23 |
Sta. Batilde |
Matilde de Toscana |
Martedia |
10.jul |
||
24 |
Sto. Estevão da
Hungria |
|
Mercuridia |
11.jul |
||
25 |
Sta. Isabel da Hungria |
Mateus Corvino |
Jovedia |
12.jul |
||
26 |
Branca de Castela |
|
Venerdia |
13.jul |
||
27 |
S. Fernando III |
Afonso X |
Sábado |
14.jul |
||
28 |
S. LUÍS |
|
Domingo |
15.jul |
||
8º mês: Dante
– a epopéia moderna |
||||||
1 |
Os trovadores |
|
Lunedia |
16.jul |
||
2 |
Bocácio |
Chaucer |
Martedia |
17.jul |
||
3 |
Rabelais |
Swift |
Mercuridia |
18.jul |
||
4 |
Cervantes |
|
Jovedia |
19.jul |
||
5 |
La Fontaine |
Robert Burns |
Venerdia |
20.jul |
||
6 |
Defoe |
Goldsmith |
Sábado |
21.jul |
||
7 |
ARIOSTO |
|
Domingo |
22.jul |
||
8 |
Leonardo da Vinci |
Ticiano |
Lunedia |
23.jul |
||
9 |
Miguel Ângelo |
Paolo Veronese |
Martedia |
24.jul |
||
10 |
Holbein |
Rembrandt |
Mercuridia |
25.jul |
||
11 |
Poussin |
Lesueur |
Jovedia |
26.jul |
||
12 |
Velázquez |
Murillo |
Venerdia |
27.jul |
||
13 |
Teniers |
Rubens |
Sábado |
28.jul |
||
14 |
RAFAEL |
|
Domingo |
29.jul |
||
15 |
Froissart |
Joinville |
Lunedia |
30.jul |
||
16 |
Camões |
Spenser |
Martedia |
31.jul |
||
17 |
Os romanceiros
espanhóis |
|
Mercuridia |
1.ago |
||
18 |
Chateaubriand |
|
Jovedia |
2.ago |
||
19 |
Walter Scott |
Cooper |
Venerdia |
3.ago |
||
20 |
Manzoni |
|
Sábado |
4.ago |
||
21 |
TASSO |
|
Domingo |
5.ago |
||
22 |
Petrarca |
|
Lunedia |
6.ago |
||
23 |
Tomás de Kempis |
Luís de Granada |
Martedia |
7.ago |
||
24 |
Madame de Lafayette |
Mme. de Stäel |
Mercuridia |
8.ago |
||
25 |
Fénélon |
S. Francisco de Sales |
Jovedia |
9.ago |
||
26 |
Klopstock |
Gessner |
Venerdia |
10.ago |
||
27 |
Byron |
Elisa Mercœur e Shelley |
Sábado |
11.ago |
||
28 |
MILTON |
|
Domingo |
12.ago |
||
9º mês:
Gutenberg – a indústria moderna |
||||||
1 |
Marco Polo |
Chardin |
Lunedia |
13.ago |
||
2 |
Diogo Cœur |
Gresham |
Martedia |
14.ago |
||
3 |
Gama |
Magalhães |
Mercuridia |
15.ago |
||
4 |
Napier |
Briggs |
Jovedia |
16.ago |
||
5 |
Lacaille |
Delambre |
Venerdia |
17.ago |
||
6 |
Cook |
Tasman |
Sábado |
18.ago |
||
7 |
COLOMBO |
|
Domingo |
19.ago |
||
8 |
Benvenuto Cellini |
|
Lunedia |
20.ago |
||
9 |
Amontons |
Wheatstone |
Martedia |
21.ago |
||
10 |
Harrison |
Pedro Leroy |
Mercuridia |
22.ago |
||
11 |
Dollond |
Graham |
Jovedia |
23.ago |
||
12 |
Arkwright |
Jacquard |
Venerdia |
24.ago |
||
13 |
Conte |
|
Sábado |
25.ago |
||
14 |
VAUCANSON |
|
Domingo |
26.ago |
||
15 |
Stevin |
Torricelli |
Lunedia |
27.ago |
||
16 |
Mariotte |
Boyle |
Martedia |
28.ago |
||
17 |
Papin |
Worcester |
Mercuridia |
29.ago |
||
18 |
Black |
|
Jovedia |
30.ago |
||
19 |
Jouffroy |
Fulton |
Venerdia |
31.ago |
||
20 |
Dalton |
Thilorier |
Sábado |
1.set |
||
21 |
WATT |
|
Domingo |
2.set |
||
22 |
Bernardo de Palissy |
|
Lunedia |
3.set |
||
23 |
Guglielmini |
Riquet |
Martedia |
4.set |
||
24 |
Duhamel du Monceau |
Bourgelat |
Mercuridia |
5.set |
||
25 |
Saussure |
Bouguer |
Jovedia |
6.set |
||
26 |
Coulomb |
Borda |
Venerdia |
7.set |
||
27 |
Carnot |
Vauban |
Sábado |
8.set |
||
28 |
MONTGOLFIER |
|
Domingo |
9.set |
||
10º mês:
Shakespeare – o drama moderno |
||||||
1 |
Lope de Vega |
Montalvan |
Lunedia |
10.set |
||
2 |
Moreto |
Guillem de Castro |
Martedia |
11.set |
||
3 |
Rojas |
Guevara |
Mercuridia |
12.set |
||
4 |
Otway |
|
Jovedia |
13.set |
||
5 |
Lessing |
|
Venerdia |
14.set |
||
6 |
Goethe |
|
Sábado |
15.set |
||
7 |
CALDERÓN |
|
Domingo |
16.set |
||
8 |
Tirso |
|
Lunedia |
17.set |
||
9 |
Vondel |
|
Martedia |
18.set |
||
10 |
Racine |
|
Mercuridia |
19.set |
||
11 |
Voltaire |
|
Jovedia |
20.set |
||
12 |
Alfieri |
Metastásio |
Venerdia |
21.set |
||
13 |
Schiller |
|
Sábado |
22.set |
||
14 |
CORNEILLE |
|
Domingo |
23.set |
||
15 |
Alarcón |
|
Lunedia |
24.set |
||
16 |
Mme. de Motteville |
Mme. Roland |
Martedia |
25.set |
||
17 |
Mme. de Sevigné |
Lady Montague |
Mercuridia |
26.set |
||
18 |
Lesage |
Sterne |
Jovedia |
27.set |
||
19 |
Madame de Staal |
Miss Edgeworth |
Venerdia |
28.set |
||
20 |
Fielding |
Richardson |
Sábado |
29.set |
||
21 |
MOLIÈRE |
|
Domingo |
30.set |
||
22 |
Pergolesi |
Palestrina |
Lunedia |
1.out |
||
23 |
Sacchini |
Grétry |
Martedia |
2.out |
||
24 |
Gluck |
Lully |
Mercuridia |
3.out |
||
25 |
Beethoven |
Hændel |
Jovedia |
4.out |
||
26 |
Rossini |
Weber |
Venerdia |
5.out |
||
27 |
Bellini |
Donizetti |
Sábado |
6.out |
||
28 |
MOZART |
|
Domingo |
7.out |
||
11º mês:
Descartes – a filosofia moderna |
||||||
1 |
Alberto, o Grande |
Jean de Salisbury |
Lunedia |
8.out |
||
2 |
Rogério Bacon |
Raimundo Lúlio |
Martedia |
9.out |
||
3 |
S. Boaventura |
Joaquim |
Mercuridia |
10.out |
||
4 |
Ramus |
Cardeal de Cusa |
Jovedia |
11.out |
||
5 |
Montaigne |
Erasmo |
Venerdia |
12.out |
||
6 |
Campanella |
Morus |
Sábado |
13.out |
||
7 |
S. TOMÁS DE AQUINO |
|
Domingo |
14.out |
||
8 |
Hobbes |
Espinosa |
Lunedia |
15.out |
||
9 |
Pascal |
Giordano Bruno |
Martedia |
16.out |
||
10 |
Locke |
Malebranche |
Mercuridia |
17.out |
||
11 |
Vauvenargues |
Mme. de Lambert |
Jovedia |
18.out |
||
12 |
Diderot |
Duclos |
Venerdia |
19.out |
||
13 |
Cabanis |
Georges Leroy |
Sábado |
20.out |
||
14 |
BACON |
|
Domingo |
21.out |
||
15 |
Grócio |
Cujácio |
Lunedia |
22.out |
||
16 |
Fontenelle |
Maupertuis |
Martedia |
23.out |
||
17 |
Vico |
Herder |
Mercuridia |
24.out |
||
18 |
Freret |
Winckelmann |
Jovedia |
25.out |
||
19 |
Montesquieu |
D’Auguesseau |
Venerdia |
26.out |
||
20 |
Buffon |
Oken |
Sábado |
27.out |
||
21 |
LEIBNIZ |
|
Domingo |
28.out |
||
22 |
Robertson |
Gibbon |
Lunedia |
29.out |
||
23 |
Adam Smith |
Dunoyer |
Martedia |
30.out |
||
24 |
Kant |
Fichte |
Mercuridia |
31.out |
||
25 |
Condorcet |
Fergusson |
Jovedia |
1.nov |
||
26 |
José De Maistre |
De Bonald |
Venerdia |
2.nov |
||
27 |
Hegel |
Sofia Germain |
Sábado |
3.nov |
||
28 |
HUME |
|
Domingo |
4.nov |
||
12º mês:
Frederico – a política moderna |
||||||
1 |
Maria de Molina |
|
Lunedia |
5.nov |
||
2 |
Cosme de Médicis, o
Velho |
|
Martedia |
6.nov |
||
3 |
Comines |
Guicciardini |
Mercuridia |
7.nov |
||
4 |
Isabel de Castela |
|
Jovedia |
8.nov |
||
5 |
Carlos V |
Sixto V |
Venerdia |
9.nov |
||
6 |
Henrique IV |
|
Sábado |
10.nov |
||
7 |
LUÍS XI |
|
Domingo |
11.nov |
||
8 |
Coligny |
L'Hôpital |
Lunedia |
12.nov |
||
9 |
Barneveldt |
|
Martedia |
13.nov |
||
10 |
Gustavo Adolfo |
|
Mercuridia |
14.nov |
||
11 |
Witt |
|
Jovedia |
15.nov |
||
12 |
Ruyter |
|
Venerdia |
16.nov |
||
13 |
Guilherme III |
|
Sábado |
17.nov |
||
14 |
Guilherme, o Taciturno |
|
Domingo |
18.nov |
||
15 |
Ximenes |
|
Lunedia |
19.nov |
||
16 |
Sully |
Oxenstiern |
Martedia |
20.nov |
||
17 |
Walpole |
Mazarino |
Mercuridia |
21.nov |
||
18 |
Colbert |
Luís XIV |
Jovedia |
22.nov |
||
19 |
Aranda |
Pombal |
Venerdia |
23.nov |
||
20 |
Turgot |
Campomanes |
Sábado |
24.nov |
||
21 |
RICHELIEU |
|
Domingo |
25.nov |
||
22 |
Sidney |
Lambert |
Lunedia |
26.nov |
||
23 |
Franklin |
Hampden |
Martedia |
27.nov |
||
24 |
Washington |
Koscinsko |
Mercuridia |
28.nov |
||
25 |
Jefferson |
Madison |
Jovedia |
29.nov |
||
26 |
Bolívar |
Toussaint L'ouverture |
Venerdia |
30.nov |
||
27 |
Francia |
|
Sábado |
1.dez |
||
28 |
CROMWELL |
|
Domingo |
2.dez |
||
13º mês:
Bichat – a ciência moderna |
||||||
1 |
Copérnico |
Tycho Brahe |
Lunedia |
3.dez |
||
2 |
Kepler |
Halley |
Martedia |
4.dez |
||
3 |
Huyghens |
Varignon |
Mercuridia |
5.dez |
||
4 |
Jacques Bernouilli |
Jean Bernouilli |
Jovedia |
6.dez |
||
5 |
Bradley |
Römer |
Venerdia |
7.dez |
||
6 |
Volta |
Sauveur |
Sábado |
8.dez |
||
7 |
GALILEU |
|
Domingo |
9.dez |
||
8 |
Viete |
Harriott |
Lunedia |
10.dez |
||
9 |
Wallis |
Fermat |
Martedia |
11.dez |
||
10 |
Clairaut |
Poinsot |
Mercuridia |
12.dez |
||
11 |
Euler |
Monge |
Jovedia |
13.dez |
||
12 |
D’Alembert |
Bernouilli |
Venerdia |
14.dez |
||
13 |
Lagrange |
Fourier |
Sábado |
15.dez |
||
14 |
NEWTON |
|
Domingo |
16.dez |
||
15 |
Bergmann |
Scheele |
Lunedia |
17.dez |
||
16 |
Priestley |
Davy |
Martedia |
18.dez |
||
17 |
Cavendish |
|
Mercuridia |
19.dez |
||
18 |
Guyton-Morveau |
Geoffroy |
Jovedia |
20.dez |
||
19 |
Berthollet |
|
Venerdia |
21.dez |
||
20 |
Berzélio |
Ritter |
Sábado |
22.dez |
||
21 |
LAVOISIER |
|
Domingo |
23.dez |
||
22 |
Harvey |
Carlos Bell e Barthez |
Lunedia |
24.dez |
||
23 |
Boërhaave |
Stahl |
Martedia |
25.dez |
||
24 |
Lineu |
Bernardo de Jussieu |
Mercuridia |
26.dez |
||
25 |
Haller |
Vicq-d’Azyr |
Jovedia |
27.dez |
||
26 |
Lamarck |
Blainville |
Venerdia |
28.dez |
||
27 |
Broussais |
Morgagni |
Sábado |
29.dez |
||
28 |
GALL |
|
Domingo |
30.dez |
||
Festa geral dos mortos |
Festa das mulheres santas |
31.dez |
||||
[1] As presentes anotações baseiam-se na postagem “Calendários positivistas – algumas explicações”, ampliando-a e desenvolvendo-a.
A postagem está disponível aqui: https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/2019/12/calendarios-positivistas-algumas.html (acesso em 6.10.2023).
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