24 dezembro 2019

Calendários positivistas - algumas explicações

Na postagem de 19.10.2023 intitulada "Sobre os calendários positivistas" (disponível aqui: https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com/2023/10/sobre-os-calendarios-positivistas.html), retomamos e desenvolvemos as observações abaixo.

*   *   *

Do Positivismo, isto é, da doutrina criada por Augusto Comte, da Religião da Humanidade, de modo geral as pessoas conhecem pouco e mesmo esse pouco consiste em algumas coisas aparentemente anedóticas. O calendário positivista é uma dessas coisas: as anotações abaixo apresentam algumas explicações breves sobre ele (ou melhor, sobre eles, pois há mais de um calendário positivista e até mais de uma numeração de anos).


*   *   *


1)    Augusto Comte criou dois calendários, o abstrato e o concreto; ambos são históricos e sociológicos.
a.     O calendário abstrato visa diretamente ao culto, é plenamente universal e organiza-se em termos de funções sociológicas estáticas e dinâmicas (Sistema de política positiva, v. IV, p. 137-154).
b.     O calendário concreto (o mais conhecido) visa ao culto e à marcação do tempo, mas também tem funções didáticas (Sistema de política positiva, v. IV, p. 137-154, 398-399). Ele foi elaborado basicamente para referir-se à evolução histórica do Ocidente (até a eclosão da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789), devendo ampliar-se para toda a Humanidade no futuro. Grosso modo, ele representa a teocracia inicial e mais as três grandes fases da evolução ocidental:
                                          i.    síntese absoluta inicial na teocracia;
                                         ii.    a Antigüidade (inteligência com Grécia; atividade prática com Roma);
                                        iii.    a Idade Média (afetividade);
                                        iv.    a Modernidade (crise própria à transição da teologia, da guerra e do absoluto para a positividade, o pacifismo e o relativismo).
2)    Os calendários que Augusto Comte elaborou são solares (e não lunares), correspondentes aos dois movimentos da Terra: a volta ao redor de si mesma (rotação) e a volta ao redor do Sol (translação), resultando em um ano de 365 dias (Sistema de política positiva, v. IV, p. 131-137).
a.     Os calendários são compostos por 13 meses, cada um com quatro semanas de sete dias; um dia complementar é dedicado à Festa Universal dos Mortos; nos anos bissextos mais um dia complementar é dedicado à Festa das Mulheres Santas.
b.     As semanas dos calendários positivistas começam sempre na segunda-feira (lunedia, como dizia Miguel Lemos) e terminam sempre aos domingos; o dia complementar e o dia bissexto são “neutros”. Assim, por exemplo, a Festa da Humanidade, no dia 1º de Moisés, ocorre sempre em uma segunda-feira. Evidentemente, essa fixidez não é compartilhada pelo calendário júlio-gregoriano, o que muitas vezes gera confusão entre os dias das semanas.
3)    Augusto Comte definiu duas contagens de tempo: uma correspondente à transição revolucionária e outra correspondente à era normal (Sistema de política positiva, v. IV, p. 399-400).
a.     A transição revolucionária começa com a eclosão da Revolução Francesa, em 1789; essa contagem indica o quanto de tempo já se passou desde que teve início a transição final em direção ao Positivismo. Assim, é uma contagem de tempo relativo a uma fase transitória e crítica.
                                          i.    O ano de 2020 na contagem júlio-gregoriana corresponde a 232 da transição revolucionária.
b.     A era normal corresponde ao período em que o Positivismo já está plenamente constituído como religião, ou seja, como regulação individual e coletiva das forças humanas; assim, a era normal começa em 1855, após a publicação do volume IV do Sistema de política positiva ou tratado de Sociologia instituindo a Religião da Humanidade em 1854.
                                          i.    O ano de 2020 na contagem júlio-gregoriana corresponde a 166 da era normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário