15 agosto 2019

"Relatórios científicos da Comissão Rondon"

Comemorando o sesquicentenário de nascimento do grande Marechal da Paz, Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), em 2016 a Fundação Ivete Vargas - instituição de pesquisas políticas e sociais ligada ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) - publicou um interessante e valioso volume intitulado O Brasil pelos brasileiros - relatórios científicos da Comissão Rondon. Os organizadores da obra são Elizabeth Madureira Siqueira, Fernanda Quixabeira Machado e Luciwaldo Pires de Ávila.

O livro em si mesmo faz uma exposição das várias comissões que Rondon chefiou, com seus membros, seus objetivos, seus resultados, além de uma pequena biografia do próprio Cândido Rondon. Além disso, felizmente o volume é recheado de fotografias e ilustrações. Ele está disponível em PDF aqui.

Capa e páginas do livro
Fonte: https://fiv.org.br/2016/12/06/o-brasil-pelos-brasileiros-relatorios-cientificos-da-comissao-rondon/

A versão física do livro é acompanhada por um CD-Rom com todos os relatórios publicados pela Comissão, o que torna a obra realmente indispensável. São três conjuntos de documentos: 

(1) Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas

(2) Serviço Nacional de Proteção aos Índios

(3) Expedição Científica Roosevelt-Rondon.


*   *   *

Vale notar que também em 2016 o v. 1 da coleção acima foi publicado em edição facsimilar pela editora Carlini e Caniato, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura do Mato Grosso. Esse volume, cuja apresentação foi redigida por Paulo Pitaluga, está disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário