17 novembro 2014

Fotos do Museu Casa de Benjamin Constant: exemplar da "Síntese subjetiva"

As fotos abaixo correspondem a itens do acervo do Museu Casa de Benjamin Constant (IBRAM/MinC); elas foram-me gentilmente enviadas pelo historiador e pesquisador do Museu, Marcos Felipe de Brum Lopes.

As fotos mostram um elegantíssimo presente dado a Benjamin Constant Botelho de Magalhães por seus alunos da Escola Militar: trata-se de uma luxuosa edição do volume I (e único) da obra Síntese subjetiva (Synthèse subjective), de Augusto Comte, juntamente com uma belíssima caixa acolchoada.


Edição da Síntese subjetiva de Augusto Comte. Nas cantoneiras estão escritos: esquerda superior: "Humanidade"; direita superior: "Descartes"; direita inferior: "Bacon", esquerda inferior: "Vauvenargues". No centro lê-se: "[ilegível] Benjamin Constant Botelho de Magalhães, homenagem dos alunos da Escola Militar da Corte".


Caixa em que se guarda o exemplar da Síntese subjetiva, de Augusto Comte, presenteado pelos alunos da Escola Militar a Benjamin Constant. No centro lê-se: "Viver às claras", circundado por "Amor por Princípio - Ordem por Base - Progresso por Fim".
Interior da caixa em que se guarda o exemplar da Síntese subjetiva, de Augusto Comte, presenteado pelos alunos da Escola Militar a Benjamin Constant.  O verde das fitas corresponde à cor do Positivismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário