19 janeiro 2017

Dia de Augusto: 19 de janeiro, nascimento de Augusto Comte


Augusto Comte (1798-1857)

No dia 19 de janeiro comemora-se o "Dia de Augusto", ou seja, o nascimento de Augusto Comte (1798-1857). Mais conhecido por ser o criador da disciplina científica dedicada ao estudo da sociedade - isto é, a Sociologia -, a que acessoriamente o levou a criar a História da Ciência, sua importância efetiva deve-se muito mais à criação da disciplina da Moral (a Psicologia Científica e a Pedagogia Positiva) e, a partir disso, da Religião da Humanidade.


A Humanidade, de Eduardo de Sá

A Religião da Humanidade - considerada por Augusto Comte como tendo sido criada também por sua esposa subjetiva, Clotilde de Vaux - afirma a primazia da moral na vida humana, ou seja, do desenvolvimento e do estímulo do altruísmo, que orienta, disciplina e limita o egoísmo; além disso, afirma a necessidade da atividade pacífica contra os diversos tipos de violência. Essas concepções surgem à luz da história da Humanidade e são esclarecidas pelo conhecimento da realidade, ou seja, da ciência.


Clotilde de Vaux, de Décio Villares

Assim, a data de 19 de janeiro é um dia para comemorar-se não apenas o nascimento de um indivíduo  específico, mas, ainda mais, a doutrina e a religião que afirmam o ser humano, a fraternidade, a paz.

Muitos aspectos da Religião da Humanidade são sintetizados nestas frases:


O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim
Viver para os outros.
Viver às claras.
Agir por afeição e pensar para agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário