13 abril 2022

Curso livre de política positiva: roteiro da 5ª sessão

Reproduzo abaixo o roteiro da quinta sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 5 de abril, transmitida no canal Positivismo (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q_dkUU5qxY8) ou no próprio canal Apostolado Positivista (disponível aqui: https://www.facebook.com/ApostoladoPositivista/videos/348766450387303). Nessa seção, abordei a teoria positiva da linguagem; também lembrei a transformação da cofundadora da Religião da Humanidade, Clotilde de Vaux (1815-1846).

*   *   *

Súmula

Sociologia Estática III: teoria da linguagem

 

Roteiro

-        Teoria da linguagem:

o   A linguagem é o conjunto dos meios disponíveis para transmitir externamente as elaborações internas

§  Augusto Comte faz uma observação central: é errado interpretar o conjunto da realidade ou da natureza como uma forma de “texto”, cujos elementos interpretar-se-iam mutuamente

§  Além disso, nós sempre pensamos antes de expressar as idéias ou as noções: a linguagem (falada e, principalmente, a escrita) é um instrumento poderosíssimo para o pensamento, pois confere precisão e clareza às idéias, mas em si mesma não é necessária à reflexão, haja vista a existência prévia da linguagem (ou da lógica) dos sentimentos e da linguagem (ou da lógica) das imagens

o   Assim como a religião, a linguagem é uma instituição acima de tudo social, tanto em seu surgimento e desenvolvimento quanto em sua função

§  Liga entre si os indivíduos: assim, tem um papel estreito com a religião, pois permite que os indivíduos estruturem-se melhor internamente e liguem-se entre si externamente

·         A linguagem não deixa de ter um caráter sagrado, ao expressar os sentimentos altruístas e as concepções que definem a Humanidade

·         O teológico nega a Humanidade mas expressa essa verdadeira blasfêmia por meio de um instrumento elaborado pela Humanidade

·         O revolucionário metafísico nega a história mas expressa essa verdadeira blasfêmia por meio de um instrumento herdado do passado

·         Os metafísicos e os gramáticos afirmam que as línguas são criadas por indivíduos geniais, em vez de serem elaborações coletivas, históricas ou presentes

§  O caráter social da linguagem humana tem bases biológicas: os animais superiores têm suas próprias linguagens, que não se desenvolveram tanto quanto a nossa devido à atuação decisiva do ser humano no planeta

·         Isso permite afirmar que cada um dos animais superiores poderia ter desenvolvido suas próprias humanidades, mas que estas são “humanidades abortadas”

·         Isso também conduz a considerar que, embora o estudo sociológico da linguagem baseie-se na Biologia, o entendimento das “humanidades abortadas” na verdade permite abarcar a Biologia na Sociologia

o   A função básica da linguagem é transmitir os sentimentos; assim, a linguagem tem um caráter artístico

§  Os meios iniciais da linguagem são a mímica e o som, de que derivam a pintura (e, daí, depois, a linguagem escrita), a escultura e o canto

§  Mas o desenvolvimento da linguagem conduz a que a arte principal seja a poesia (a música tornando-se a primeira das artes especiais)

o   O caráter artístico da linguagem tem que se relacionar com a importância intelectual que ela desenvolve ao longo do tempo

§  Desenvolvem-se três tipos de linguagens, ou melhor, de lógicas:

·         Lógica dos sentimentos

·         Lógica das imagens

·         Lógica dos sinais

§  Cada uma dessas linguagens tem propriedades específicas e deve relacionar-se constantemente com as demais

§  O conjunto das três lógicas indica por si só o quanto, de fato, os “pensamentos provêm do coração”

Nenhum comentário:

Postar um comentário