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Roteiro da exposição sobre o undécimo mês
dos calendários positivistas
Parte I – Mês concreto: Descartes
- 11º mês do calendário positivista concreto
o Considerando o ano júlio-gregoriano de 2020 (ano bissexto), o mês de Descartes começa em 7 de outubro e termina em 3 de novembro
o O décimo-primeiro mês concreto representa a filosofia moderna
§ É o quarto mês da modernidade
· Após os meses da Antigüidade e da Idade Média, a modernidade apresenta-se com seus seis meses (Dante, Gutenberg, Shakespeare, Descartes, Frederico, Bichat)
o A filosofia moderna apresenta um caráter dúplice – na verdade, o conjunto da modernidade tem essa característica, mas na filosofia isso é mais marcante e não por acaso
§ A filosofia moderna é tanto destruidora quanto construtora: destrói a filosofia antiga e constrói a filosofia positiva
§ À primeira vista, a filosofia antiga que é destruída é a filosofia teológica, em particular a teologia católica; mas o movimento construtivo indica que se trata da filosofia absolutista
§ O movimento destruidor é realizado pela metafísica, que, como teologia degradada, também é absoluta; mas ela tende à positividade
§ O movimento construtivo é realizado principalmente pela ciência, que elabora os materiais parciais preliminares da nova síntese, basicamente a partir de uma perspectiva relativa
· Vale notar que a ciência, quando insiste nos hábitos mentais próprios à antiga síntese, torna-se ou mantém-se absolutista: ou seja, quando pesquisa as causas e não as leis naturais
· Esse absolutismo científico é característico da ciência acadêmica
§ Mas, ao mesmo tempo que a ciência elaborava os elementos parciais e preparatórios da nova síntese, também havia autores que propunham diretamente novas sínteses, ao mesmo tempo com preocupações científicas e morais
· Dois ou três autores são particularmente importantes nesse esforço de novas sínteses: Bacon, Descartes e Leibnitz; essas sínteses eram metafísicas e pretendiam-se objetivas
§ Descartes é particularmente representativo do duplo movimento moderno:
· Sua obra científica respeita plenamente os antecedentes históricos, mantendo a continuidade e a tradição científica anterior a ele
· Sua obra filosófica, por outro lado, por definição faz tabula rasa do pensamento anterior, negando tudo o que fora feito até então; ao mesmo tempo, como se baseava estritamente no próprio indivíduo, era metafísica
§ A obra científica de Descartes concentra-se na Matemática e, nesse caso, ela é considerada muito importante e exemplar por Augusto Comte, ao criar uma geometria geral, que une e aplica a aritmética à geometria
· Essa geometria geral é entendida por Augusto Comte como uma aplicação do abstrato (a aritmética) ao concreto (a geometria)
o Além de ser homenageado como o titular do undécimo mês do ano no calendário concreto, Descartes também é homenageado como o titular do último dos dias das semanas, conforme esta tabela:
Dias
portugueses |
Segunda-f. |
Terça-f. |
Quarta-f. |
Quinta-f. |
Sexta-f. |
Sábado |
Domingo |
Dias
positivistas |
Lunedia |
Martedia |
Mercuridia |
Jovedia |
Venerdia |
Sábado |
Domingo |
Consagração
histórica |
Homero |
Aristóteles |
César |
São Paulo |
Carlos Magno |
Dante |
Descartes |
o O mês e as semanas do mês de Descartes correspondem ao seguinte:
§ Descartes – representa a filosofia moderna, ao mesmo tempo destruidora da teologia e construtora da filosofia positiva; também é o esforço de elaboração de uma nova síntese
§ Tomás de Aquino – representa a decadência da filosofia teológica católica, por meio dos metafísicos do final da Idade Média
§ Bacon – representa os pensadores que consideraram o ser humano do ponto de vista individual; também são os pensadores empiristas
§ Leibnitz – representa os pensadores que consideraram o ser humano do ponto de vista coletivo
§ Hume – compreende os pensadores que desenvolveram teorias históricas do ser humano, ou seja, são os autores de filosofias da história
Parte II – Mês abstrato: o sacerdócio (providência intelectual)
- O undécimo mês do calendário positivista abstrato celebra o sacerdócio, responsável pela providência intelectual
o A providência intelectual, corporificada nos sacerdotes, é a segunda das funções normais; as demais são: a mulher (providência moral), o patriciado (providência material), o proletariado (providência geral)
o O sacerdócio é uma das principais funções sociais, na medida em que corresponde ao governo espiritual da sociedade
§ No que se refere à Religião da Humanidade, ele é a mais importante função
§ Em termos sociais, sua responsabilidade e sua legitimidade baseia-se neste axioma: “nenhuma sociedade pode-se desenvolver e conservar sem um sacerdócio qualquer” (Catecismo, p. 296)
§ O sacerdócio tem as mais variadas e amplas responsabilidades sociais:
· Antes de mais nada, é o responsável pela educação – que deve ser universal e principalmente gratuita
· Além disso, deve atuar como “juiz” em uma tríplice responsabilidade: conselheiro, consagrador e regulador
o Essas responsabilidades baseiam-se, em última instância, na educação universal por ele ministrada
· Sua atuação como conselheiro pode assumir um caráter mais individual; já a atuação como regulador assume características mais sociais (na família; nas relações entre classes e grupos sociais; entre países e civilizações)
· O sacerdócio é o regulador da vida pública assim como a mulher é a reguladora da vida privada
§ O sacerdócio positivo tem, necessariamente, alguns requisitos e algumas restrições:
· Ele é obrigado a casar-se, a fim de ele dar o exemplo ao sofrer o ascendente doméstico da mulher e cultivar os sentimentos altruístas próprios à família
· Ele é obrigado a abrir mão do mando e da riqueza, ou seja, não pode exercer o poder político nem o poder econômico; isso garante a sua moralidade e a sua respeitabilidade em sua atuação social
§ A atuação do sacerdócio será tanto maior quanto mais positiva for a sociedade
· Uma conseqüência da importância social do sacerdócio é a correlata menor importância do poder Temporal, isto é, da atuação repressiva do Estado
· Uma outra conseqüência da importância social do sacerdócio é a rejeição sistemática e completa de qualquer violência na sociedade: “estigmatizar radicalmente, por tão anárquico como retrógrado, todo processo militar dos superiores ou dos inferiores” (Catecismo, p. 372)
§ O sacerdócio tem três ou quatro graus (Catecismo, p. 163, 296 e 320):
· Sacerdotes incompletos: pensionistas do sacerdócio, caracterizam-se pelo gênio poético e filosófico, mas sem a energia moral necessária
· Noviços ou aspirantes: grau conferido aos 28 anos de idade
· Vigários ou suplentes: grau conferido aos 35 anos de idade, quando o noviço confirma sua intenção de tornar-se sacerdote e é reconhecido em sua capacidade para tanto; inicia seu curso científico septimal e realiza funções secundárias (ensino e prédicas); já deve estar casado na igreja positivista
· Sacerdócio pleno: grau conferido aos 42 anos de idade, após o curso científico septimal; é o responsável pelas funções sociais de conselheiro, consagrador e regulador
o São quatro as modalidades determinadas por nosso mestre na providência moral, com as respectivas festas semanais:
1) Sacerdócio incompleto (Festa da Arte) – correspondente aos artistas e aos indivíduos com perspectivas sintéticas mas sem os conhecimentos e/ou a força moral e/ou a coragem própria ao sacerdócio
2) Sacerdócio preparatório (Festa da Ciência) – também compreende os indivíduos sem a coragem e/ou a força moral característica do sacerdócio; o seu caráter “preparatório” corresponde à preparação da ciência em relação à síntese positiva e não tanto em relação ao próprio sacerdócio
3) Sacerdócio definitivo secundário – correspondente aos vigários (ou suplentes), que aos 35 anos de idade comprometem-se a tornarem-se sacerdotes e assumem responsabilidades sacerdotais secundárias (ensino, prédicas)
4) Sacerdócio definitivo principal – são os sacerdotes plenos, que assumem as funções de “juízes” com 42 anos de idade
Parte III – Comemorações de aniversários e feriados cívicos
- Em termos de aniversários, comemoramos neste mês as seguintes figuras:
o Em 1º de Descartes (7 de outubro):
§ Nascimento de João de Salisbury (1120-1180)
o Em 6 de Descartes (12 de outubro):
§ Descoberta da América (1492)
o Em 12 de Descartes (18 de outubro):
§ Nascimento de Benjamin Constant (1836-1891)
o Em 18 de Descartes (24 de outubro):
§ Morte de Júlio de Castilhos (1860-1903)
o Em 27 de Descartes (2 de novembro):
§ Dia dos Mortos
Referências bibliográficas
Augusto Comte: Sistema de filosofia positiva, Sistema de política positiva, Catecismo positivista, Síntese subjetiva
Frederic Harrison: O novo calendário dos grandes homens
Raimundo Teixeira Mendes: As últimas concepções de Augusto Comte
David Carneiro: História da Humanidade através dos seus grandes tipos, v. 6
Ângelo Torres: Calendário Filosófico
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