22 setembro 2020

Manuel de Almeida Cavalcanti: "Introdução à síntese subjetiva"

Está disponível no portal Archive.org o livro Iniciação filosófica, do engenheiro e professor positivista Manuel de Almeida Cavalcanti (nascido em 11.12.1865, no estado de Alagoas). Foi publicado em 1914 e é uma exposição didática da síntese subjetiva positivista, elaborada por Augusto Comte (1798-1857) ao longo de sua carreira, especialmente após 1848.

A síntese subjetiva positivista é, do ponto de vista filosófico, a condensação do Positivismo, em que culminam as reflexões científicas, epistemológicas, sociológicas, políticas e morais de Augusto Comte. Com a síntese subjetiva, a Religião da Humanidade torna-se plenamente compreensível, aceitável e aplicável. 

O relativismo, a historicidade, a subjetividade humana são plenamente afirmados e aplicados na síntese subjetiva, ou, em outras palavras, são aplicadas em toda a sua extensão possível. Com isso, o Positivismo, na forma da Religião da Humanidade, mantendo o realismo e o respeito às leis naturais, ultrapassou em muito o cientificismo, o utilitarismo estreito, a arte pela arte, o academicismo: essa ultrapassagem esteve muito à frente do que era considerado aceitável no século XIX e está também muito à frente do que se considera hoje, no século XXI, possível.

Assim, não é coincidência que justamente a síntese subjetiva seja ao mesmo tempo ignorada e desprezada pelo comum dos comentadores de Augusto Comte. Isso pode parecer incoerente, mas ocorre de fato, a partir do mito do "Comte maluco", que justifica a postura do "não li e não gostei".

O livro de Almeida Cavalcanti pode ser consultado e baixado aqui.

Um comentário: