23 setembro 2020

Luís Lagarrigue: "Política internacional"

Em 1928 o positivista chileno Luís Lagarrigue publicou um interessante e belíssimo opúsculo intitulado Política internacional

Escrito em francês, ele dirigia-se ao público ocidental daquele momento (e das gerações futuras, é claro), afirmando que a paz era uma necessidade política e moral, isto é, que a paz deve reger as relações internacionais tanto devido a motivos de conveniência prática quanto devido a considerações morais. 

Dito de outra forma, ele argumenta e demonstra que embora a guerra tenha sido inevitável e mesmo historicamente necessária, na atualidade (isto é, desde pelo menos o século XIX) ela já é errada, desnecessária e evitável.

Esse inspira-se e baseia-se nas vistas históricas, sociológicas, políticas e morais do Positivismo, ou melhor, da Religião da Humanidade, fundada por Augusto Comte (1798-1857) e Clotilde de Vaux (1815-1846).

Como se pode ver em outra postagem deste blogue (disponível aqui), por este livro Luís Lagarrigue foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz para o ano de 1928.

O livro está disponível aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário