30 junho 2020

Celebração do sétimo mês dos calendários positivistas


Roteiro da exposição sobre o sétimo mês dos calendários positivistas

 


Parte I – Mês concreto: Carlos Magno



Carlos Magno


 

-        7º mês do calendário positivista concreto

o   Considerando o ano júlio-gregoriano de 2020 (ano bissexto), o mês de Carlos Magno começa em 17 de junho e termina em 14 de julho

o   O sétimo mês representa o feudalismo

§  É o segundo mês da transição católico-feudal, entre a Antigüidade teocrático-greco-romana e a modernidade

·         O outro mês dessa transição, anterior, é o de São Paulo (o catolicismo)

·         Frederic Harrison observa que é necessário encarar esses dois meses como dois aspectos de uma unidade sociológico-histórica, a civilização católico-feudal

o   Na tríplice transição ocidental, a civilização católico-feudal representa a cultura afetiva após os desenvolvimentos intelectual grego e prático romano

§  O feudalismo, portanto, representa a disciplina prática dos sentimentos

o   A civilização católico-feudal realizou seis grandes mudanças entre aproximadamente 400 e 1300:

1)      Purificar e disciplinar as mais ferozes paixões humanas (especialmente a crueldade, o orgulho e a luxúria) (principalmente o catolicismo)

2)      Em conseqüência do aspecto anterior: a elevação da posição da mulher (principalmente o catolicismo)

3)      Proteção dos pobres, dignificação da gentileza, elevação da natureza humana e da humanidade (principalmente o catolicismo)

4)      Supressão do papel da guerra universal e transformação das guerras de conquista em guerras de defesa (principalmente o feudalismo)

5)      Estabelecimento de governos locais verdadeiros (com deveres recíprocos entre o local e o central), em vez da submissão a um governo centralizado (principalmente o feudalismo)

6)      Supressão da escravidão e estabelecimento do trabalho livre (principalmente o feudalismo)

§  Essas mudanças ocorreram de maneira muito imperfeita e até fracassaram em vários casos; mas essa longa fase foi realmente de transição e de mudança entre a situação anterior e as novas tendências

o    O mês e as semanas correspondem ao seguinte:

§  Carlos Magno – ele mesmo foi imperialista (ou seja, praticou a guerra conquistadora), mas suas ações permitiram a constituição efetiva da feudalidade, dos governos locais e a associação com a igreja; assim, suas ações foram tão grandes e tão importantes que, conforme Harrison, seu tipo impõe-se para o mês do feudalismo

§  Alfredo – a defesa ocidental contra as invasões estrangeiras (e também a criação de instituições nacionais)

§  Godofredo – o cavalheirismo expresso nas Cruzadas

§  Inocêncio III – a ação plenamente temporal da Igreja e tentativas de reforma

§  S. Luís – o poder temporal moralizado (em outras palavras, os reis santos)

Parte II – Mês abstrato: fetichismo

 

-        O sétimo mês do calendário positivista abstrato celebra o fetichismo

o   O fetichismo é a primeira fase das fases sociológicas históricas (dinâmicas) preparatórias; as demais são: o politeísmo e o monoteísmo

§  O fetichismo foi progressivamente valorizado por Augusto Comte; na Política positiva e na Síntese subjetiva ele afirmou a necessidade de incorporar o fetichismo ao Positivismo (o “neofetichismo”) para tornar o Positivismo mais racional e mais afetivo

§  O fetichismo corresponde à síntese subjetiva absoluta, ou seja, é a concepção geral do ser humano e do mundo (síntese), criada e assumida como originada e relativa ao ser humano (subjetiva) mas buscando as causas e não as leis (absoluta)

§  A incorporação do fetichismo ao Positivismo permite ao Positivismo suprir os lapsos afetivos que a concepção das leis naturais não permite satisfazer

·         Essa incorporação consiste em supor ­– de maneira assumidamente ficcional – que os corpos animados são dotados de vida e de afetos

·         No dia-a-dia, o neofetichismo consiste (1) em venerarmos os objetos de uso contínuo, especialmente aqueles que nos trazem recordações altruístas e (2) em agradecermos (nunca pedirmos!) aos objetos manufaturados os serviços que eles prestam

§  Um outro aspecto do neofetichismo consiste na instituição da Trindade Positiva: ao lado do Grão-Ser (a Humanidade), o neofetichismo institui o Grão-Meio (o Espaço) e, principalmente, o Grão-Fetiche (a Terra)

·         O Grão-Ser é dotado de afetividade, de atividade e de inteligência (e, assim, de intencionalidade)

·         O Grão-Fetiche é dotado de afetividade e de atividade

·         O Grão-Meio é dotado de afetividade

§  A Trindade Positiva sistematiza a lógica positiva, ou o método subjetivo, que consiste em afirmar a preeminência dos sentimentos sobre a racionalidade humana

·         A fórmula que sintetiza a lógica positiva é o “agir por afeição e pensar para agir”

o   Nos belos versos de Teixeira Mendes:

Cansamo-nos de agir
E até de pensar cansamos;
Só não cansamos de amar
E nem de dizer que amamos

·         Os meios utilizados pela lógica positiva são: os sentimentos (que orientam e conferem intensidade); as imagens (que permitem observar o conjunto dos fenômenos e dos seres); os sinais (que conferem precisão e permitem operar as relações lógicas de indução e dedução)

o   São quatro as modalidades determinadas por nosso mestre no fetichismo:

1)      O espontâneo nômade à Festa dos Animais

2)      O espontâneo sedentário à Festa do Fogo

3)      O sistemático sacerdotal àFesta do Sol

4)      O sistemático militar à Festa do Ferro

o   O fetichismo também é lembrado em um dos nomes dos dias das semanas, nas línguas neolatinas (com exceção do português) e anglossaxãs: é o “lunedia” (lunes em espanhol; lundi em francês), isto é, a segunda-feira, que celebra a Lua; em inglês há o Sunday (domingo), que celebra o Sol

Parte III – Comemorações de aniversários


Teixeira Mendes

Ex-libris de Teixeira Mendes: "Amar, crer e seguir"

Enterro de Teixeira Mendes

Enterro de Teixeira Mendes

Enterro de Teixeira Mendes


Júlio de Castilhos

Túmulo de Júlio de Castilhos


Queda da Bastilha


Danton

Danton

 

-        Em termos de aniversários, comemoramos neste mês as seguintes figuras:

o   Em 12 de Carlos Magno (28 de junho):

§  Morte de Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927)

o   Em 13 de Carlos Magno (29 de junho)

§  Nascimento de Júlio Prates de Castilhos (1860-1903)

o   Em 28 de Carlos Magno (14 de julho)

§  Eclosão da Revolução Francesa (1789-1798) – crise final da revolução moderna e que afirma a necessidade da regeneração dada pelo Positivismo



Referências bibliográficas


François Mignet: História da Revolução Francesa (2 v.)



Raimundo Teixeira Mendes: As últimas concepções de Augusto Comte

João Pernetta: Os dois apóstolos (2 v.)

David Carneiro: História da Humanidade através dos seus grandes tipos, v. 5

Ivan Lins: História do Positivismo no Brasil

Paulo Carneiro (org.): Idéias políticas de Júlio de Castilhos

Sérgio da Costa Franco: Júlio de Castilhos e sua época

Mozart Pereira Soares: O Positivismo no Brasil: 200 anos de Augusto Comte

Ângelo Torres: Calendário Filosófico 

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