22 fevereiro 2026

Henrique Oliveira: "Que é o Positivismo?"

Reproduzimos abaixo a bela apresentação geral do Positivismo, elaborada pelo saudoso Alte. Henrique Oliveira (1908-2002). Não sabemos a data de redação desse texto.

*   *   *


Que é o Positivismo? 

Convidamos o leitor a passar uma vista d’olhos no mundo e observar as aspirações dos diversos povos.

Constata-se um anseio geral de paz, um sentimento de fraternidade universal, uma busca de bem estar material e espiritual, mesmo através da desordem atual, que reclama uma orientação e uma doutrina esclarecedora para unir as pessoas, as pátrias e a sociedade inteira por um único ideal de convergência.

Entretanto, essa doutrina já existe desde os meados do século XIX, fundada na França por Augusto Comte com a colaboração de Clotilde de Vaux.

Ele organizou o saber humano, baseado na ciência, sem quimeras teológicas ou metafísicas, distinguiu os conhecimentos abstratos da ciência dos conhecimentos concretos da tecnologia, classificou as ciências: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral ou Psicologia Positiva, completando a escala enciclopédica, mediante a fundação das duas últimas.

Ela, mensageira da alma feminina, mostrou a superioridade do sentimento sobre a inteligência e que o altruísmo constitui a fonte da felicidade e do dever.

Da bendita e pura união dessas duas naturezas egrégias surgiu a Religião da Humanidade. O Filósofo, sucessor de Aristóteles e de Descartes, retomou o caminho de reformador social de sua mocidade e tornou-se Apóstolo continuador de Moisés, Buda, Confúcio, São Paulo, Maomé, enfim, o verdadeiro Pontífice da Humanidade.

A sua doutrina, o Positivismo, é um culto de amor e reconhecimento pelos parentes, pelas instituições sociais, pela pátria, pelos antepassados e pelos grandes homens; é uma filosofia real, útil, certa, precisa, orgânica, relativa e sobretudo simpática; e um sistema de vida moralizador, um regime conveniente para todas as raças, todos os povos, todas as classes sociais, de convivência sem conflitos, sempre oriundos dos excessos egoístas e que desaparecem quando se subordina o egoísmo ao altruísmo.

O seu lema fundamental é “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Suas regras práticas são “Viver para outrem” e “Viver às claras”. Como divisa política, abrangente e sociológica, aconselha “Ordem e Progresso”.

Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

*           *           *

Realizam-se aos domingos, às 10 horas da manhã, reuniões públicas: no Rio de Janeiro, no Templo da Humanidade – Rua Benjamin Constant 74; em Curitiba, na capela, Rua Comendador Araújo 531; em Porto Alegre, na capela, Av. João Pessoa 1058. No Rio, o Clube Positivista promove sessões públicas às quintas-feiras, Av. Treze de Maio 13 – Grupo 1201.

 

Henrique de Oliveira                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário