Este blogue é dedicado a apresentar e a discutir temas de Filosofia Social e Positivismo, o que inclui Sociologia e Política. Bem-vindo e boas leituras; aguardo seus comentários! Meu lattes: http://lattes.cnpq.br/7429958414421167. Pode-se reproduzir livremente as postagens, desde que citada a fonte.
21 agosto 2023
Luiz Hildebrando de Horta Barbosa: entrevista para o jornal Última Hora
15 agosto 2023
Orgulho no estudo do Positivismo
No dia 3 de Gutenberg de 169 (15.8.2023) realizamos nossa prédica positiva, dando continuidade à leitura comentada do Catecismo Positivista (em sua oitava conferência, dedicada à filosofia das ciências superiores, isto é, da Sociologia e da Moral).
Na seqüência, abordamos no sermão quatro temas:
1. Transformação de José Murilo de Carvalho (13.8.2023)
2. Dia dos Pais (13.8.2023)
3. Festa da Mulher (15.8.2023)
4. Orgulho no estudo do Positivismo
A prédica foi transmitida nos canais Igreja Positivista Virtual (aqui: https://l1nk.dev/eFhRL) e Positivismo (aqui: https://ury1.com/8hVNr). Devido a uma dificuldade técnica do Youtube, a transmissão do canal Positivismo iniciou-se com um atraso de cerca de sete minutos em relação ao canal Igreja Positivista Virtual.
Tomando como base a transmissão do canal Igreja Positivista Virtual (no Facebook), cada um dos temas do sermão começou nos seguintes tempos:
1. Transformação de José Murilo de Carvalho: 54' 02"
2. Dia dos Pais: 1h 06' 40"
3. Festa da Mulher: 1h 14' 38"
4. Orgulho no estudo do Positivismo: 1h 28' 01"
* * *
1.
Transformação
de José Murilo de Carvalho
a. No dia 13 de agosto de 2023 transformou-se José Murilo de Carvalho, ou seja, ele faleceu. Nascido em 8 de setembro de 1939, foi um dos maiores cientistas políticos e historiadores do país. Embora fosse mineiro de nascimento e de formação acadêmica básica (estudou Sociologia e Ciência Política na UFMG), desenvolveu sua importante carreira intelectual no Rio de Janeiro, tendo sido professor da UFRJ, do Iuperj e também membro da Academia Brasileira de Letras.
b. Em suas pesquisas ele abordou a consolidação do Estado brasileiro; a cidadania no país; a atuação política dos militares; o desenvolvimento dos símbolos cívicos nacionais republicanos. Com maiores ou menores limitações (especialmente em termos de opiniões políticas), todos esses estudos são referências absolutamente obrigatórias na reflexão histórica, sociológica e política do Brasil.
c. Ao estudar em particular os símbolos cívicos republicanos – no livro A formação das almas – ele concedeu uma inequívoca importância à atuação dos positivistas, em particular ao Apostolado Positivista Brasileiro, na definição de símbolos decisivos: a bandeira, José Bonifácio, Tiradentes, o sistema de feriados nacionais.
d. Suas opiniões políticas muitas vezes deixavam a desejar: era claramente simpático à monarquia (alguns dizem que ele era de fato monarquista) e, ao mesmo tempo, apoiava a metafísica democrática da revolução social. A respeito do Positivismo e da Religião da Humanidade, muitas de suas opiniões repetiam a superficialidade banalizante, a ironia e o desprezo academicista e cientificista tão comuns – embora, ao mesmo tempo, de maneira plenamente contraditória, elogiasse a importância dos símbolos cívicos elaborados e disseminados pelos positivistas e seu caráter cívico.
e. No final da vida ele apoiou o esforço de nosso amigo e simpatizante do Positivismo Luiz Edmundo Horta Barbosa, ao integrar a Associação dos Amigos do Templo da Humanidade, criada para angariar apoio e recursos para a restauração da Igreja da Humanidade no Rio de Janeiro.
f. Um pequeno artigo de sua autoria, publicado em 2005 na Revista de História da Biblioteca Nacional (ano 1, n. 1, p. 68-72) sob o sugestivo título de “A Humanidade como deusa”, tanto os seus defeitos quanto suas qualidades apresentam-se de maneira claríssima. Os últimos dois parágrafos do texto são um belo elogio ao Positivismo:
Um ponto em que nossos positivistas estavam,
de fato, muito distantes da realidade brasileira era o da moral pública. Para
eles, o interesse coletivo devia predominar sobre o individual. Todos, patrões
e operários, eram funcionários da humanidade. Entendiam a república em seu
sentido original, romano, de regime voltado para a realização do bem público. O
cidadão republicano era, por definição, um cidadão virtuoso, dedicado à causa
pública. Os chefes positivistas jamais aceitaram cargos públicos e não faziam
qualquer concessão em matéria de moralidade pública. Repetiam a frase de José
Bonifácio: “A sã política é filha da moral e da razão”. Os positivistas que
ocuparam cargos públicos, como o Marechal Rondon, foram sempre funcionários
exemplares, às vezes para desespero das famílias, que não podiam beneficiar-se
da posição do chefe.
A nós que vivemos hoje, cem anos depois,
numa República em que o público é alvo costumeiro da rapina de políticos, funcionários
e empresários predadores, os positivistas parecem seres ainda mais estranhos,
uns alienígenas, uns ETs.
2.
Dia
dos Pais
a. Em 1953, com base em motivos comerciais, criou-se no Brasil o “Dia dos Pais”, que cai sempre no segundo domingo de agosto. O objetivo foi ter uma data comercialmente relevante em agosto, em paralelo com o Dia das Mães e tentando também substituir o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria. Neste ano de 2023, essa comemoração caiu no dia 13 de agosto.
i. Vale notar que as atuais celebrações do Dia das Mães começaram nos Estados Unidos, em 1908, e foram instituídas no Brasil por decreto presidencial em 1932.
b. Apesar da origem comercial, o Dia dos Pais é, sim, uma data a ser celebrada; afinal de contas, a paternidade é uma das funções sociais.
i. Nesse sentido, ela é diretamente celebrada no culto público no terceiro mês do ano.
ii. A paternidade divide-se em completa (natural e artificial) e incompleta (espiritual e temporal). Assim, o pai não é somente aquele que biologicamente origina um novo ser humano – afinal, pode haver “pais adotivos”. Além disso, exercem funções paternas aqueles homens que apóiam jovens, seja na forma do aconselhamento, seja na forma do patrocínio.
iii. A relação de paternidade idealmente atua em conjunto com as relações de maternidade e de filiação: acima de tudo, o pai estabelece a figura de autoridade e, daí, a relação de subordinação, em que o pai desenvolve a bondade e o filho, a veneração. Essas relações evidenciam que a autoridade não é, nem pode ser, puramente material; em outras palavras, é necessário haver relações e limitações afetivas, de respeito mútuo e de aceitação das respectivas autonomias.
3.
Festa
da Mulher
a. A Religião da Humanidade celebra no dia 15 de agosto a Festa da Mulher.
i. Essa é uma celebração importante por diversos motivos:
1. Seja devido ao tema da celebração – a mulher, a providência moral da Humanidade, a principal fonte contínua de moralidade e de altruísmo do ser humano
2. Seja devido ao dia específico escolhido para essa data e ao procedimento moral e sociológico empregado para a definição da data
b. Vale lembrar que o Positivismo celebra as mulheres também em outras datas:
i. Indiretamente, no 1º de janeiro, com a Festa Geral da Humanidade
ii. No dia 19 de janeiro, nascimento de Augusto Comte: festa de Rosália Boyer (mãe)
iii. No dia 5 de abril, transformação de Clotilde de Vaux (esposa)
iv. No dia 5 de setembro, transformação de Augusto Comte: festa de Sofia Bliaux (filha)
v. No décimo mês do calendário abstrato, em que se celebra a função social da Mulher, ou a providência moral
vi. No dia 8 de outubro, festa de Clotilde e Augusto Comte
vii. No dia bissexto (31 de dezembro dos anos bissextos): a Festa Geral das Mulheres Santas
c. O motivo da escolha desse dia específico para a Festa da Mulher na Religião da Humanidade é que, no catolicismo, nessa data, celebra-se a assunção da Virgem Maria; em outras palavras, nesse dia o catolicismo diviniza a Virgem Maria, tornando-a plenamente objeto de culto e adoração.
i. A Virgem Maria, humana em sua origem e sua atuação na mitologia cristã, foi praticamente desprezada durante a primeira metade da Idade Média, quando vigeu a síntese eucarística
ii. Na segunda metade da Idade Média, com a atuação central de São Bernardo de Claraval, a síntese eucarística foi substituída pela síntese mariana, com o elemento plenamente sobrenatural substituído pelo elemento humano (e feminino) apenas acessoriamente sobrenatural
iii. Assim, o culto à Virgem Maria é um predecessor teológico, histórico e transitório do culto positivo e definitivo à Humanidade
d. Como lembra Teixeira Mendes em O culto católico, ao adotar a data católica, a Religião da Humanidade segue o procedimento de todas as religiões temporárias, que se apropriaram de celebrações anteriores modificando seus conteúdos
i. Em outras palavras, com isso nós afirmamos a grande continuidade humana e constituímo-nos como herdeiros do conjunto da história: seja ao seguir um procedimento que todas as religiões seguiram, seja ao tornarmos nossa uma celebração anteriormente católica
ii. O culto à Humanidade é também um culto à mulher: daí a data de 15 de agosto para a Festa da Mulher
4.
O orgulho
no estudo do Positivismo
a. O título original deste comentário seria “A arrogância no estudo do Positivismo”; mas decidi alterar para “orgulho”, seja porque é menos agressivo, seja porque se refere mais diretamente a uma categoria plenamente positivista, seja porque “orgulho” apresenta uma ambigüidade que pode ser útil
b. O orgulho é um dos instintos egoístas com caráter social, sendo a ambição temporal; ele é o penúltimo instinto egoísta, seguido pela ambição espiritual da vaidade
i. O orgulho define-se pelo impulso a dominar, isto é, a impor-se sobre os demais; assim, ele é importante para a dominação política
c. Além desse sentido preciso, a palavra “orgulho” pode ser entendida também de duas outras formas:
i. Arrogância: é a auto-suficiência, a ignorância que não aceita submeter-se a nada, ou seja, é a combinação do impulso dominador com a ignorância
ii. Satisfação íntima: é um sentido um pouco distante dos dois anteriores (dominação e arrogância), em que a pessoa fica feliz por um determinado resultado ou por uma determinada situação obtidos por si mesmo ou por alguém próximo
d. Mas o que queremos indicar é o orgulho no estudo do Positivismo, isto é, a arrogância de quem começa a estudar o Positivismo, a auto-suficiência de quem considera que, mesmo sendo ignorante, pode criticar o Positivismo (em seu conjunto e/ou em seus detalhes)
i. É algo notável e espantoso:
1. Por um lado, qualquer pessoa, ao começar a estudar ou a aprender o que quer que seja, é obrigado a adotar uma postura humilde, com freqüência manifestando simpatia pelo que começa a conhecer: história, ciências, ofícios práticos, esportes, outras doutrinas filosóficas ou religiosas etc. etc.
2. Por outro lado, o Positivismo – ou melhor, a Religião da Humanidade – afirma que a (digna) subordinação é a base do aperfeiçoamento, ou seja, que é necessário humildemente assumir a imperfeição e/ou a ignorância
ii. Todavia: no que se refere ao Positivismo, é bastante comum que a postura de quem se aproxima seja não de humildade, mas de arrogância, de auto-suficiência:
1. Quem não conhece o Positivismo e não deseja conhecê-lo de verdade – por exemplo, quem faz trabalhos escolares (incluindo aí os “doutores”) – simplesmente repete os preconceitos correntes, marcados por mentiras, distorções e tolices retrógradas e revolucionárias
2. Quem não conhece o Positivismo mas deseja conhecê-lo muitas vezes começa o estudo partindo do pressuposto – completamente arbitrário e preconceituoso – de que é necessário “atualizar o Positivismo” (e que essa pessoa será a pessoa adequada e responsável por essa “atualização”)
a. A pretensão de saber previamente ao estudo que é necessário “atualizar o Positivismo” é uma forma extremamente agressiva e infantil de arrogância, em que a ignorância é afirmada pela pretensão de auto-suficiência
b. Além disso, é evidente que, sendo ignorante, a auto-suficiência de tais arrogantes só pode basear-se em preconceitos (o mais das vezes metafísicos, mas também retrógrados)
iii. Em outras palavras, o Positivismo é objeto de um orgulho que não se vê em outras partes, muitas vezes mesmo a partir de pessoas que se dizem partidárias ou defensoras da Religião da Humanidade
e. Caso o arrogante controle seu orgulho e persista nos estudos do Positivismo, aos poucos perceberá que ele é, ou era, de fato arrogante, orgulhoso; a submissão passará a atuar no lugar da auto-suficiência
i. Entretanto, até que o arrogante perceba com maior ou menor clareza que é de fato arrogante, haverá um custo para os positivistas sinceros
ii. Esse custo ocorrerá das mais diferentes formas, todas elas negativas: disputas; bate-bocas; cobranças exageradas e/ou infundadas; cansaço; exaustão; somatização
iii. Essa arrogância auto-suficiente, além de desperdiçar valiosos recursos humanos (tempo, paciência, boa vontade, saúde física e moral), também é o oposto dos objetivos maiores do Positivismo, que é a instituição de uma disciplina moral e intelectual, tanto individual quanto coletiva, em que o altruísmo e a preocupação com os demais subordinam, comprimem e orientam o egoísmo e as preocupações exclusivamente voltadas para si mesmo
1. É necessário insistir: na verdade, a arrogância auto-suficiente é ainda pior do que parece à primeira vista, pois ela recusa inicialmente a condição fundamental para o aperfeiçoamento humano, que é a digna subordinação
f. Além disso tudo, a arrogância auto-suficiente impõe um enorme dilema para a propaganda e o ensino do Positivismo: na medida em que há um possível aderente, que supostamente deseja conhecer e praticar a Religião da Humanidade mas que atua de maneira por vezes frontalmente contrária ao que supostamente deseja conhecer, os apóstolos vêem-se o tempo todo ante o drama de ter que optar entre persistir em um ensino muito desgastante e desistir de um possível verdadeiro aderente
g. Estas anotações não se dirigem a ninguém em particular; por outro lado, elas baseiam-se na prática apostólica e sacerdotal que tanto eu quanto nosso amigo e correligionário Hernani vimos desenvolvendo nos últimos anos
i. O que eu chamei acima de “desperdício de valiosos recursos humanos” não é uma afirmação genérica e/ou meramente teórica; ela consiste na descrição literal de problemas que cada um de nós enfrenta em determinados momentos
ii. Há toda uma série de situações correntes de falhas ou limitações de comportamento – desconhecimento da doutrina, imperfeições de caráter, falhas na avaliação prática etc. – que, se e quando ocorrem com lealdade e com boa-fé, são por assim dizer aceitáveis, no sentido de que são passíveis de aconselhamento, recomendações, estímulos etc.
1. Nesses casos, os esforços e os recursos despendidos pelos sacerdotes da Humanidade para sua solução (inclusive a respeito dos próprios sacerdotes) são recursos bem empregados
2. Inversamente, no caso da arrogância, da auto-suficiência, o consumo dos recursos passa com facilidade e rapidez do bom emprego para o desperdício
h. Se é para o Positivismo constituir-se de fato em uma Religião da Humanidade, em um poder espiritual, é necessário que possamos fazer, com legitimidade, sem acrimônia de parte a parte e sem reações adversas, uma exprobração como esta
i. Assim como eu, na condição de sacerdote da Humanidade, faço e tenho que constantemente fazer exame de consciência e exame de minhas condutas, para verificar a adequação de meus comportamentos em relação à Religião da Humanidade e em relação à eficiência de minhas prédicas e de meu apostolado; mais uma vez: assim como eu submeto-me a exames constantes de meu comportamento, é necessário que possamos exprobrar os aderentes a respeito de suas ações e cobrar-lhes uma adequação semelhante
ii. Essa exprobração é importante porque, como vimos indicando, esse problema é particularmente agudo e desgastante
i. Para concluir e sintetizar esta exprobração, convém reforçarmos:
i. Em qualquer atividade e, no fundo, na vida em geral, só podemos obter conhecimento e aperfeiçoarmo-nos a partir de uma postura de humildade, ou seja, de digna submissão
ii. O Positivismo afirma com clareza que “a (digna) submissão é a base do aperfeiçoamento”
iii.
Assim,
tanto na vida em geral quanto em particular para conhecer o Positivismo é
necessário desde o início ser positivista e praticar o Positivismo, adotando-se
a postura de digna submissão
09 agosto 2023
Fundação da IGREJA POSITIVISTA VIRTUAL
Conforme afirmado na prédica de 24 de Dante de 169 (8.8.2023), fundamos a IGREJA POSITIVISTA VIRTUAL, dedicada a ser um espaço na internet para a difusão da Religião da Humanidade e para a administração dos sacramentos positivos.
Os seus canais são os anteriormente utilizados pelo nosso Apostolado Positivista: Youtube.com/ThePositivism e Facebook.com/IgrejaPositivistaVirtual.
Sejam todos bem-vindos!
Sobre o sacerdócio positivo
No dia 24 de Dante de 169 (8.8.2023) retomamos nossas prédicas positivas, após as férias de meio de ano. Nessa prédica começamos a leitura comentada da oitava conferência do Catecismo Positivista (dedicada à filosofia das chamdas ciências humanas); em seguida, expusemos no sermão alguns elementos da teoria sociológico-moral do sacerdócio.
Essa prédica também marcou o aniversário de um ano de realização das nossas prédicas. Assim, aproveitando o ensejo da retomada das atividades, de primeiro aniversário e também as reflexões sobre o sacerdócio, anunciamos a fundação da Igreja Positivista Virtual, que será o novo âmbito e o novo nome do Apostolado Positivista.
A prédica foi transmitida em nossos canais Positivismo (aqui: https://urx1.com/2KvR2) e Apostolado Positivista (aqui: https://l1nk.dev/j5BXl). O sermão pode ser visto a partir de 43' 45".
(Postado em 9.8.2023; atualizado em 9.9.2023.)
* * *
Sobre o sacerdócio
- O sacerdócio é um dos principais órgãos de qualquer sociedade e, ao mesmo tempo, sua importância no Positivismo é enorme
o Na sociedade, o sacerdócio é o responsável pela sistematização, pela difusão e pela aplicação dos valores e das opiniões públicas
o Na Positivismo, o sacerdócio é o responsável direto pela manutenção e difusão da Religião da Humanidade, o que inclui, mas não se limita a, a realização do culto positivo, pelo ensino do dogma positivo, pela orientação do regime
o É claro que esses dois âmbitos estão intimamente relacionados – o que, aliás, já indica que as propostas positivistas são ao mesmo tempo generalizáveis para toda a sociedade e que o Positivismo é uma religião cívica (o que não significa que seja uma “religião civil”)
- Estas reflexões surgiram a partir de algumas fontes dispersas, que valem a pena ser indicadas:
o A criação do Centro Positivista do Lavradio, nos dias 14 e 15 de julho de 2023
o A leitura do livro O culto católico, de Raimundo Teixeira Mendes
o Conversas com muitos positivistas, em particular Hernani Gomes da Costa, Gabriel de Henrique e Sebastiano Fontanari, além das conversas com simpatizantes que nos honram com sua participação nas prédicas
o O fato de realizarmos nossas prédicas positivas há exatamente um ano – ou seja, começamos as prédicas no dia 9.8.2022 (mas o nosso apostolado começou muito antes, já em meados dos anos 2000)
- Esta prédica serve, portanto, para (1) revermos publicamente os fundamentos e as exigências da nossa atuação e (2) indicarmos ao público os critérios que, de acordo com o Positivismo, devem ser aplicados na avaliação de nosso sacerdócio
o Da mesma forma, com esta prédica queremos lançar a Igreja Positivista Virtual, sob nossa responsabilidade
§ Com o lançamento oficial da Igreja Positivista Virtual, assumimos o título de sacerdote da Humanidade e passaremos a administrar os sacramentos positivistas (mesmo que à distância, pela internet)
- Antes de mais nada, devemos insistir em que todas as orientações e reflexões religiosas de Augusto Comte são aplicáveis às sociedades modernas, especialmente as ocidentais
o Essas prescrições baseiam-se na reflexão moral, histórica e científica e – ao contrário do que os críticos habituais sugerem – não podem ser entendidas como regras absolutas obtidas por inspiração divina, como os críticos vulgares costumam dar a entender
o O sacerdócio é um exemplo excelente dessas prescrições baseadas na moral, na história e na ciência: referindo-se ao sacerdócio positivista, Augusto Comte evidencia e afirma as enormes responsabilidades e as inúmeras exigências morais, intelectuais e práticas que cabem a qualquer sacerdócio vigente nas sociedades normais
§ Assim, as atribuições e as exigências sacerdotais devem ser entendidas não como próprias apenas à Religião da Humanidade, mas, seguindo o caráter religioso, humano e universal do Positivismo, próprias a todos aqueles que têm pretensões, ambições e/ou vocação pedagógica, moral ou filosófica – em uma palavra, teórica
- Qual o fundamento sociológico do sacerdócio? É este: ao considerar os elementos fundamentais de toda sociedade (a Estática Social), Augusto Comte estabeleceu, a partir de Aristóteles, que toda sociedade constitui-se pela separação dos ofícios e pela convergência dos esforços
o O governo é ao mesmo tempo um resultado da separação dos ofícios e o responsável pela convergência dos esforços
o Na verdade, como sabemos, há dois tipos de governos, ou de poderes: o governo temporal e o governo espiritual
§ “Não há sociedade sem governo”; “Nenhuma sociedade pode desenvolver-se e conservar-se sem um sacerdócio qualquer”
o Os fundamentos morais e intelectuais de cada um dos poderes são diferentes entre si:
§ O sacerdócio, ao basear-se no aconselhamento, deve inspirar a confiança e, portanto, tem na vaidade um certo fundamento
§ O poder Temporal, ao modificar objetivamente o comportamento humano, e considerando as exigências próprias ao poder prático, tem no orgulho o seu fundamento
- Os atributos do sacerdócio, a partir da sua atuação educadora fundamental, são estes: aconselhar, consagrar, regular
o Isso equivale a elaborar e ministrar a educação; elaborar e disseminar as idéias e os valores gerais da sociedade; organizar e ministrar os sacramentos; consagrar e fiscalizar os poderes e os grupos sociais; regular e disciplinar as relações entre os poderes e os grupos sociais
§ Como o próprio Comte afirma, basicamente os sacerdotes atuam como professores; mas é evidente que, considerando algumas atribuições desenvolvidas no século XX, eles têm também atuações como terapeutas, além de atuarem como agentes políticos
§ A amplitude da atuação dos sacerdotes já evidencia que eles não são, e não podem ser, meros pesquisadores; nem jornalistas; nem apresentadores de programas de TV; nem meros artistas
o Ao sacerdócio cabe manter e difundir o tesouro espiritual da Humanidade, tendo a linguagem como seu instrumento específico
§ A difusão do conhecimento é parte integrante da atuação do sacerdócio, sendo fundamento e conseqüência de suas atribuições educativas e consultivas
§ A linguagem é uma produção coletiva, mas sua conservação é responsabilidade sacerdotal
o Qualidades requeridas para o sacerdote:
§ “Este grande ministério exige um raro concurso das qualidades morais, tanto ativas como afetivas, com os talentos intelectuais, estéticos e científicos. Se, pois, estes forem os únicos salientes, seus possuidores, após uma cultura conveniente, terão de permanecer, talvez para sempre, simples pensionistas do poder Espiritual, sem aspirarem nunca a ser nele incorporados. Em tais casos, felizmente excepcionais, o maior gênio poético ou filosófico não pode dispensar de ternura e de energia um funcionário que deve estar habitualmente animado de simpatias íntimas e destinado amiúde a lutas difíceis” (Catecismo, 5ª Conferência (Culto público); p. 162-163)
§ afetivas: altruísmo, sentimento de fraternidade; apego, veneração, bondade
§ intelectuais: visão de conjunto, relativismo; conhecimentos filosóficos, científicos, históricos
§ práticas: coragem, prudência, perseverança; viver às claras
§ “morais”: nesta categoria vestigial cujo nome que propusemos não é o mais adequado, incluímos qualidades mais dispersas: sensibilidade altruística; empatia, capacidade de ouvir, capacidade de agregar, capacidade de ensinar
o Assim, o indivíduo mesquinho; o indivíduo ignorante; o indivíduo covarde; o indivíduo afetado: nenhum deles pode ser, efetivamente, um sacerdote da Humanidade
§ Esse conjunto de atributos explica e justifica a idade mínima para a atribuição do grau de sacerdote pleno no Positivismo, que é de 42 anos
o “Nosso sacerdócio compõe-se, em geral, de três ordens sucessivas: os aspirantes, admitidos aos vinte e oito anos; os vigários ou suplentes, aos trinta e cinco; os sacerdotes propriamente ditos, aos quarenta e dois” (Catecismo, 9ª Conferência (Conjunto do regime); p. 320)
- A separação dos dois poderes implica necessariamente que o sacerdócio deve sempre, irrevogavelmente, recusar o poder político (além do poder econômico)
o Isso tem duas conseqüências imediatas para o sacerdócio:
§ Por um lado, sacerdotes devem ser proibidos de disputar/ocupar cargos
§ Por outro lado, sacerdotes que tenham a pretensão de disputar/ocupar cargos devem ser vistos com desconfiança e/ou deve ser recusada sua atuação como sacerdotes
o “As vistas gerais e os sentimentos generosos que devem sempre distinguir o sacerdócio são profundamente incompatíveis com as idéias de detalhe e com as disposições orgulhosas inerentes a todo domínio prático. Para que alguém se limite a aconselhar, é necessário que não possa nunca mandar, nem pela riqueza: de outro modo nossa miserável natureza fica disposta a substituir amiúde a força às demonstrações” (Catecismo, 9ª Conferência (Conjunto do regime), p. 318-319)
- A concentração de inúmeras funções teóricas no sacerdócio positivo pode parecer, à primeira vista, um exagero da parte de Augusto Comte; mas não é: trata-se de reconhecer com clareza todas as atribuições morais, intelectuais e práticas que cabem ao poder Espiritual
- A inspiração de nomes, categorias e/ou estruturas do sacerdócio positivo em formas de outras sacerdócios (especialmente os teológicos) não tem nada de retrógrado:
o Por um lado, todas as religiões e todos os sistemas de pensamento basearam-se sempre em formas anteriores: esse é necessariamente o procedimento adotado por todas as religiões, em todas as épocas
o Por outro lado, ao também agir da mesma forma, o Positivismo age assim de maneira explícita e, reconhecendo esse procedimento, presta também de maneira explícita a maior homenagem possível à sabedoria teórica e prática de nossos antecessores humanos