09 agosto 2023

Sobre o sacerdócio positivo

No dia 24 de Dante de 169 (8.8.2023) retomamos nossas prédicas positivas, após as férias de meio de ano. Nessa prédica começamos a leitura comentada da oitava conferência do Catecismo Positivista (dedicada à filosofia das chamdas ciências humanas); em seguida, expusemos no sermão alguns elementos da teoria sociológico-moral do sacerdócio.

Essa prédica também marcou o aniversário de um ano de realização das nossas prédicas. Assim, aproveitando o ensejo da retomada das atividades, de primeiro aniversário e também as reflexões sobre o sacerdócio, anunciamos a fundação da Igreja Positivista Virtual, que será o novo âmbito e o novo nome do Apostolado Positivista.

A prédica foi transmitida em nossos canais Positivismo (aqui: https://urx1.com/2KvR2) e Apostolado Positivista (aqui: https://l1nk.dev/j5BXl). O sermão pode ser visto a partir de 43' 45".

(Postado em 9.8.2023; atualizado em 9.9.2023.)


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Sobre o sacerdócio 

-        O sacerdócio é um dos principais órgãos de qualquer sociedade e, ao mesmo tempo, sua importância no Positivismo é enorme

o   Na sociedade, o sacerdócio é o responsável pela sistematização, pela difusão e pela aplicação dos valores e das opiniões públicas

o   Na Positivismo, o sacerdócio é o responsável direto pela manutenção e difusão da Religião da Humanidade, o que inclui, mas não se limita a, a realização do culto positivo, pelo ensino do dogma positivo, pela orientação do regime

o   É claro que esses dois âmbitos estão intimamente relacionados – o que, aliás, já indica que as propostas positivistas são ao mesmo tempo generalizáveis para toda a sociedade e que o Positivismo é uma religião cívica (o que não significa que seja uma “religião civil”)

-        Estas reflexões surgiram a partir de algumas fontes dispersas, que valem a pena ser indicadas:

o   A criação do Centro Positivista do Lavradio, nos dias 14 e 15 de julho de 2023

o   A leitura do livro O culto católico, de Raimundo Teixeira Mendes

o   Conversas com muitos positivistas, em particular Hernani Gomes da Costa, Gabriel de Henrique e Sebastiano Fontanari, além das conversas com simpatizantes que nos honram com sua participação nas prédicas

o   O fato de realizarmos nossas prédicas positivas há exatamente um ano – ou seja, começamos as prédicas no dia 9.8.2022 (mas o nosso apostolado começou muito antes, já em meados dos anos 2000)

-        Esta prédica serve, portanto, para (1) revermos publicamente os fundamentos e as exigências da nossa atuação e (2) indicarmos ao público os critérios que, de acordo com o Positivismo, devem ser aplicados na avaliação de nosso sacerdócio

o   Da mesma forma, com esta prédica queremos lançar a Igreja Positivista Virtual, sob nossa responsabilidade

§  Com o lançamento oficial da Igreja Positivista Virtual, assumimos o título de sacerdote da Humanidade e passaremos a administrar os sacramentos positivistas (mesmo que à distância, pela internet)

-        Antes de mais nada, devemos insistir em que todas as orientações e reflexões religiosas de Augusto Comte são aplicáveis às sociedades modernas, especialmente as ocidentais

o   Essas prescrições baseiam-se na reflexão moral, histórica e científica e – ao contrário do que os críticos habituais sugerem – não podem ser entendidas como regras absolutas obtidas por inspiração divina, como os críticos vulgares costumam dar a entender

o   O sacerdócio é um exemplo excelente dessas prescrições baseadas na moral, na história e na ciência: referindo-se ao sacerdócio positivista, Augusto Comte evidencia e afirma as enormes responsabilidades e as inúmeras exigências morais, intelectuais e práticas que cabem a qualquer sacerdócio vigente nas sociedades normais

§  Assim, as atribuições e as exigências sacerdotais devem ser entendidas não como próprias apenas à Religião da Humanidade, mas, seguindo o caráter religioso, humano e universal do Positivismo, próprias a todos aqueles que têm pretensões, ambições e/ou vocação pedagógica, moral ou filosófica – em uma palavra, teórica

-        Qual o fundamento sociológico do sacerdócio? É este: ao considerar os elementos fundamentais de toda sociedade (a Estática Social), Augusto Comte estabeleceu, a partir de Aristóteles, que toda sociedade constitui-se pela separação dos ofícios e pela convergência dos esforços

o   O governo é ao mesmo tempo um resultado da separação dos ofícios e o responsável pela convergência dos esforços

o   Na verdade, como sabemos, há dois tipos de governos, ou de poderes: o governo temporal e o governo espiritual

§  “Não há sociedade sem governo”; “Nenhuma sociedade pode desenvolver-se e conservar-se sem um sacerdócio qualquer”

o   Os fundamentos morais e intelectuais de cada um dos poderes são diferentes entre si:

§  O sacerdócio, ao basear-se no aconselhamento, deve inspirar a confiança e, portanto, tem na vaidade um certo fundamento

§  O poder Temporal, ao modificar objetivamente o comportamento humano, e considerando as exigências próprias ao poder prático, tem no orgulho o seu fundamento

-        Os atributos do sacerdócio, a partir da sua atuação educadora fundamental, são estes: aconselhar, consagrar, regular

o   Isso equivale a elaborar e ministrar a educação; elaborar e disseminar as idéias e os valores gerais da sociedade; organizar e ministrar os sacramentos; consagrar e fiscalizar os poderes e os grupos sociais; regular e disciplinar as relações entre os poderes e os grupos sociais

§  Como o próprio Comte afirma, basicamente os sacerdotes atuam como professores; mas é evidente que, considerando algumas atribuições desenvolvidas no século XX, eles têm também atuações como terapeutas, além de atuarem como agentes políticos

§  A amplitude da atuação dos sacerdotes já evidencia que eles não são, e não podem ser, meros pesquisadores; nem jornalistas; nem apresentadores de programas de TV; nem meros artistas

o   Ao sacerdócio cabe manter e difundir o tesouro espiritual da Humanidade, tendo a linguagem como seu instrumento específico

§  A difusão do conhecimento é parte integrante da atuação do sacerdócio, sendo fundamento e conseqüência de suas atribuições educativas e consultivas

§  A linguagem é uma produção coletiva, mas sua conservação é responsabilidade sacerdotal 

o   Qualidades requeridas para o sacerdote:

§  “Este grande ministério exige um raro concurso das qualidades morais, tanto ativas como afetivas, com os talentos intelectuais, estéticos e científicos. Se, pois, estes forem os únicos salientes, seus possuidores, após uma cultura conveniente, terão de permanecer, talvez para sempre, simples pensionistas do poder Espiritual, sem aspirarem nunca a ser nele incorporados. Em tais casos, felizmente excepcionais, o maior gênio poético ou filosófico não pode dispensar de ternura e de energia um funcionário que deve estar habitualmente animado de simpatias íntimas e destinado amiúde a lutas difíceis” (Catecismo, 5ª Conferência (Culto público); p. 162-163)

§  afetivas: altruísmo, sentimento de fraternidade; apego, veneração, bondade

§  intelectuais: visão de conjunto, relativismo; conhecimentos filosóficos, científicos, históricos

§  práticas: coragem, prudência, perseverança; viver às claras

§  morais”: nesta categoria vestigial cujo nome que propusemos não é o mais adequado, incluímos qualidades mais dispersas: sensibilidade altruística; empatia, capacidade de ouvir, capacidade de agregar, capacidade de ensinar

o   Assim, o indivíduo mesquinho; o indivíduo ignorante; o indivíduo covarde; o indivíduo afetado: nenhum deles pode ser, efetivamente, um sacerdote da Humanidade

§  Esse conjunto de atributos explica e justifica a idade mínima para a atribuição do grau de sacerdote pleno no Positivismo, que é de 42 anos

o   “Nosso sacerdócio compõe-se, em geral, de três ordens sucessivas: os aspirantes, admitidos aos vinte e oito anos; os vigários ou suplentes, aos trinta e cinco; os sacerdotes propriamente ditos, aos quarenta e dois” (Catecismo, 9ª Conferência (Conjunto do regime); p. 320)

-        A separação dos dois poderes implica necessariamente que o sacerdócio deve sempre, irrevogavelmente, recusar o poder político (além do poder econômico)

o   Isso tem duas conseqüências imediatas para o sacerdócio:

§  Por um lado, sacerdotes devem ser proibidos de disputar/ocupar cargos

§  Por outro lado, sacerdotes que tenham a pretensão de disputar/ocupar cargos devem ser vistos com desconfiança e/ou deve ser recusada sua atuação como sacerdotes

o   “As vistas gerais e os sentimentos generosos que devem sempre distinguir o sacerdócio são profundamente incompatíveis com as idéias de detalhe e com as disposições orgulhosas inerentes a todo domínio prático. Para que alguém se limite a aconselhar, é necessário que não possa nunca mandar, nem pela riqueza: de outro modo nossa miserável natureza fica disposta a substituir amiúde a força às demonstrações” (Catecismo, 9ª Conferência (Conjunto do regime), p. 318-319)

-        A concentração de inúmeras funções teóricas no sacerdócio positivo pode parecer, à primeira vista, um exagero da parte de Augusto Comte; mas não é: trata-se de reconhecer com clareza todas as atribuições morais, intelectuais e práticas que cabem ao poder Espiritual

-        A inspiração de nomes, categorias e/ou estruturas do sacerdócio positivo em formas de outras sacerdócios (especialmente os teológicos) não tem nada de retrógrado:

o   Por um lado, todas as religiões e todos os sistemas de pensamento basearam-se sempre em formas anteriores: esse é necessariamente o procedimento adotado por todas as religiões, em todas as épocas

o   Por outro lado, ao também agir da mesma forma, o Positivismo age assim de maneira explícita e, reconhecendo esse procedimento, presta também de maneira explícita a maior homenagem possível à sabedoria teórica e prática de nossos antecessores humanos

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