O vídeo da exposição encontra-se disponível aqui.
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Roteiro da exposição sobre o undécimo mês
dos calendários positivistas
Parte I – Mês concreto: Descartes
-
11º mês do calendário positivista concreto
o
Considerando o ano júlio-gregoriano de 2020 (ano
bissexto), o mês de Descartes começa em 7 de outubro e termina em 3 de novembro
o
O décimo-primeiro mês concreto representa a filosofia moderna
§ É
o quarto mês da modernidade
·
Após os meses da Antigüidade e da Idade Média, a
modernidade apresenta-se com seus seis meses (Dante, Gutenberg, Shakespeare, Descartes, Frederico, Bichat)
o
A filosofia moderna apresenta um caráter dúplice
– na verdade, o conjunto da modernidade tem essa característica, mas na
filosofia isso é mais marcante e não por acaso
§ A
filosofia moderna é tanto destruidora quanto construtora: destrói a filosofia antiga
e constrói a filosofia positiva
§ À
primeira vista, a filosofia antiga que é destruída é a filosofia teológica, em
particular a teologia católica; mas o movimento construtivo indica que se trata
da filosofia absolutista
§ O
movimento destruidor é realizado pela metafísica, que, como teologia degradada,
também é absoluta; mas ela tende à positividade
§ O
movimento construtivo é realizado principalmente pela ciência, que elabora os
materiais parciais preliminares da nova síntese, basicamente a partir de uma perspectiva
relativa
·
Vale notar que a ciência, quando insiste nos
hábitos mentais próprios à antiga síntese, torna-se ou mantém-se absolutista:
ou seja, quando pesquisa as causas e não as leis naturais
·
Esse absolutismo científico é característico da
ciência acadêmica
§ Mas,
ao mesmo tempo que a ciência elaborava os elementos parciais e preparatórios da
nova síntese, também havia autores que propunham diretamente novas sínteses, ao
mesmo tempo com preocupações científicas e morais
·
Dois ou três autores são particularmente
importantes nesse esforço de novas sínteses: Bacon, Descartes e Leibnitz; essas
sínteses eram metafísicas e pretendiam-se objetivas
§ Descartes
é particularmente representativo do duplo movimento moderno:
·
Sua obra científica respeita plenamente os
antecedentes históricos, mantendo a continuidade e a tradição científica
anterior a ele
·
Sua obra filosófica, por outro lado, por
definição faz tabula rasa do
pensamento anterior, negando tudo o que fora feito até então; ao mesmo tempo,
como se baseava estritamente no próprio indivíduo, era metafísica
§ A
obra científica de Descartes concentra-se na Matemática e, nesse caso, ela é
considerada muito importante e exemplar por Augusto Comte, ao criar uma
geometria geral, que une e aplica a aritmética à geometria
·
Essa geometria geral é entendida por Augusto
Comte como uma aplicação do abstrato (a aritmética) ao concreto (a geometria)
o
Além de ser homenageado como o titular do
undécimo mês do ano no calendário concreto, Descartes também é homenageado como
o titular do último dos dias das semanas, conforme esta tabela:
Dias
portugueses
|
Segunda-f.
|
Terça-f.
|
Quarta-f.
|
Quinta-f.
|
Sexta-f.
|
Sábado
|
Domingo
|
Dias
positivistas
|
Lunedia
|
Martedia
|
Mercuridia
|
Jovedia
|
Venerdia
|
Sábado
|
Domingo
|
Consagração
histórica
|
Homero
|
Aristóteles
|
César
|
São Paulo
|
Carlos Magno
|
Dante
|
Descartes
|
o
O mês e as semanas do mês de Descartes correspondem
ao seguinte:
§ Descartes
– representa a filosofia moderna, ao mesmo tempo destruidora da teologia e
construtora da filosofia positiva; também é o esforço de elaboração de uma nova
síntese
§ Tomás
de Aquino – representa a decadência da filosofia teológica católica, por meio
dos metafísicos do final da Idade Média
§ Bacon
– representa os pensadores que consideraram o ser humano do ponto de vista individual; também são os pensadores
empiristas
§ Leibnitz
– representa os pensadores que consideraram o ser humano do ponto de vista coletivo
§ Hume
– compreende os pensadores que desenvolveram teorias históricas do ser humano,
ou seja, são os autores de filosofias da
história
Parte II – Mês abstrato: o sacerdócio (providência intelectual)
-
O undécimo mês do calendário positivista abstrato celebra o sacerdócio, responsável pela providência intelectual
o
A providência intelectual, corporificada nos
sacerdotes, é a segunda das funções normais; as demais são: a mulher
(providência moral), o patriciado (providência material), o proletariado
(providência geral)
o
O sacerdócio é uma das principais funções
sociais, na medida em que corresponde ao governo espiritual da sociedade
§ No
que se refere à Religião da Humanidade, ele é a mais importante função
§ Em
termos sociais, sua responsabilidade e sua legitimidade baseia-se neste axioma:
“nenhuma sociedade pode-se desenvolver e conservar sem um sacerdócio qualquer”
(Catecismo, p. 296)
§ O
sacerdócio tem as mais variadas e amplas responsabilidades sociais:
·
Antes de mais nada, é o responsável pela educação – que deve ser universal e
principalmente gratuita
·
Além disso, deve atuar como “juiz” em uma
tríplice responsabilidade: conselheiro,
consagrador e regulador
o Essas
responsabilidades baseiam-se, em última instância, na educação universal por
ele ministrada
·
Sua atuação como conselheiro pode assumir um
caráter mais individual; já a atuação como regulador assume características
mais sociais (na família; nas relações entre classes e grupos sociais; entre
países e civilizações)
·
O sacerdócio é o regulador da vida pública assim
como a mulher é a reguladora da vida privada
§ O
sacerdócio positivo tem, necessariamente, alguns requisitos e algumas
restrições:
·
Ele é obrigado a casar-se, a fim de ele dar o
exemplo ao sofrer o ascendente doméstico da mulher e cultivar os sentimentos
altruístas próprios à família
·
Ele é obrigado a abrir mão do mando e da
riqueza, ou seja, não pode exercer o poder político nem o poder econômico; isso
garante a sua moralidade e a sua respeitabilidade em sua atuação social
§ A
atuação do sacerdócio será tanto maior quanto mais positiva for a sociedade
·
Uma conseqüência da importância social do
sacerdócio é a correlata menor importância do poder Temporal, isto é, da
atuação repressiva do Estado
·
Uma outra conseqüência da importância social do
sacerdócio é a rejeição sistemática e completa de qualquer violência na
sociedade: “estigmatizar radicalmente, por tão anárquico como retrógrado, todo
processo militar dos superiores ou dos inferiores” (Catecismo, p. 372)
§ O
sacerdócio tem três ou quatro graus (Catecismo,
p. 163, 296 e 320):
·
Sacerdotes incompletos: pensionistas do
sacerdócio, caracterizam-se pelo gênio poético e filosófico, mas sem a energia
moral necessária
·
Noviços ou aspirantes: grau conferido aos 28
anos de idade
·
Vigários ou suplentes: grau conferido aos 35
anos de idade, quando o noviço confirma sua intenção de tornar-se sacerdote e é
reconhecido em sua capacidade para tanto; inicia seu curso científico septimal
e realiza funções secundárias (ensino e prédicas); já deve estar casado na
igreja positivista
·
Sacerdócio pleno: grau conferido aos 42 anos de
idade, após o curso científico septimal; é o responsável pelas funções sociais
de conselheiro, consagrador e regulador
o
São quatro as modalidades determinadas por nosso
mestre na providência moral, com as respectivas festas semanais:
1)
Sacerdócio incompleto (Festa da Arte) –
correspondente aos artistas e aos indivíduos com perspectivas sintéticas mas sem
os conhecimentos e/ou a força moral e/ou a coragem própria ao sacerdócio
2)
Sacerdócio preparatório (Festa da Ciência) – também
compreende os indivíduos sem a coragem e/ou a força moral característica do
sacerdócio; o seu caráter “preparatório” corresponde à preparação da ciência em
relação à síntese positiva e não tanto em relação ao próprio sacerdócio
3)
Sacerdócio definitivo secundário – correspondente
aos vigários (ou suplentes), que aos 35 anos de idade comprometem-se a
tornarem-se sacerdotes e assumem responsabilidades sacerdotais secundárias
(ensino, prédicas)
4)
Sacerdócio definitivo principal – são os
sacerdotes plenos, que assumem as funções de “juízes” com 42 anos de idade
Parte III – Comemorações de aniversários e feriados cívicos
-
Em termos de aniversários, comemoramos neste mês
as seguintes figuras:
o
Em 1º de Descartes (7 de outubro):
§ Nascimento
de João de Salisbury (1120-1180)
o
Em 6 de Descartes (12 de outubro):
§ Descoberta
da América (1492)
o
Em 12 de Descartes (18 de outubro):
§ Nascimento
de Benjamin Constant (1836-1891)
o
Em 18 de Descartes (24 de outubro):
§ Morte
de Júlio de Castilhos (1860-1903)
o
Em 27 de Descartes (2 de novembro):
§ Dia
dos Mortos
Referências bibliográficas
Augusto Comte: Sistema
de filosofia positiva,
Sistema de política positiva, Catecismo
positivista, Síntese subjetiva
Frederic Harrison: O novo
calendário dos grandes homens
Raimundo Teixeira Mendes: As últimas concepções de Augusto Comte
David Carneiro: História da Humanidade através dos seus grandes tipos, v. 6
Ângelo Torres: Calendário Filosófico