13 fevereiro 2008

Calendário positivista para um ano qualquer ou quadro concreto da preparação humana

1º – Moisés

A teocracia inicial

Lunedia

1

Prometeu

Cadmo

1.jan.

Martedia

2

Hércules

Teseu

2

Mercuridia

3

Orfeu

Tirésias

3

Jovedia

4

Ulisses


4

Venerdia

5

Licurgo


5

Sábado

6

Rômulo


6

Domingo

7

Numa


7

Lunedia

8

Bei

Semiramis

8

Martedia

9

Sosôstris


9

Mercuridia

10

Manu


10

Jovedia

11

Ciro


11

Venerdia

12

Zoroastro


12

Sábado

13

Os druidas

Ossian

13

Domingo

14

Buda


14

Lunedia

15

Fo-hi


15

Martedia

16

Lao-tsé


16

Mercuridia

17

Meng-tsé


17

Jovedia

18

Os teocratas do Tibete


18

Venerdia

19

Os teocratas do Japão


19

Sábado

20

Manco Capac

Tamehameha

20

Domingo

21

Confúcio


21

Lunedia

22

Abraão

José

22

Martedia

23

Samuel


23

Mercuridia

24

Salomão


24

Jovedia

25

Isaías

Davi

25

Venerdia

26

São João Batista


26

Sábado

27

Arun-al-Rachid

Abdraman III

27

Domingo

28

Maomé


28


2º – Homero

A poesia antiga

Lunedia

1

Hesíodo


29.jan.

Martedia

2

Tirteu

Safo

30

Mercuridia

3

Anacreonte


31

Jovedia

4

Píndaro


1.fev.

Venerdia

5

Sófocles

Eurípedes

2

Sábado

6

Teócrito

Longo

3

Domingo

7

Ésquilo


4

Lunedia

8

Escopas


5

Martedia

9

Zeuxis


6

Mercuridia

10

Ictino


7

Jovedia

11

Praxíteles


8

Venerdia

12

Lisipo


9

Sábado

13

Apeles


10

Domingo

14

Fidias


11

Lunedia

15

Esopo

Pilpai

12

Martedia

16

Plauto


13

Mercuridia

17

Terêncio

Menandro

14

Jovedia

18

Fedro


15

Venerdia

19

Juvenal


16

Sábado

20

Luciano


17

Domingo

21

Aristófanes


18

Lunedia

22

Ênio


19

Martedia

23

Lucrécio


20

Mercuridia

24

Horácio


21

Jovedia

25

Tíbulo


22

Venerdia

26

Ovídio


23

Sábado

27

Lucano


24

Domingo

28

Virgílio


25


3º – Aristóteles

A filosofia antiga

Lunedia

1

Anaximandro


26.fev.

Martedia

2

Anaxímenes


27

Mercuridia

3

Heráclito


28

Jovedia

4

Anaxágoras


1.mar.

Venerdia

5

Demócrito

Leucipo

2

Sábado

6

Heródoto


3

Domingo

7

Tales


4

Lunedia

8

Sólon


5

Martedia

9

Xenófanes


6

Mercuridia

10

Empédocles


7

Jovedia

11

Tucídides


8

Venerdia

12

Arquitas

Filolau

9

Sábado

13

Apolônio de Tiana


10

Domingo

14

Pitágoras


11

Lunedia

15

Aristipo


12

Martedia

16

Antístenes


13

Mercuridia

17

Zeno


14

Jovedia

18

Cícero

Plínio, o Jovem

15

Venerdia

19

Epiteto

Arriano

16

Sábado

20

Tácito


17

Domingo

21

Sócrates


18

Lunedia

22

Xenócrates


19

Martedia

23

Filon de Alexandria


20

Mercuridia

24

S. João Evangelista


21

Jovedia

25

S. Justino

Sto. Irineu

22

Venerdia

26

S. Clemente de Alexandria


23

Sábado

27

Orígenes

Tertuliano

24

Domingo

28

PLATÃO


25


4º – Arquimedes

A ciência antiga

Lunedia

1

Teofrasto


26.mar.

Martedia

2

Herófilo


27

Mercuridia

3

Erasístrato


28

Jovedia

4

Celso


29

Venerdia

5

Galeno


30

Sábado

6

Avicena

Averróis

31

Domingo

7

HIPÓCRATES


1.abr.

Lunedia

8

Euclides


2

Martedia

9

Aristeu


3

Mercuridia

10

Teodósio de Bitina


4

Jovedia

11

Heron

Ctesíbio

5

Venerdia

12

Papus


6

Sábado

13

Diofante


7

Domingo

14

APOLÔNIO


8

Lunedia

15

Eudexo

Arato

9

Martedia

16

Píteas

Nearco

10

Mercuridia

17

Aristarco

Beroso

11

Jovedia

18

Eratóstenes

Sosígenes

12

Venerdia

19

Ptolomeu


13

Sábado

20

Albatênio

Nassir-Edin

14

Domingo

21

HIPARCO


15

Lunedia

22

Varrão


16

Martedia

23

Columela


17

Mercuridia

24

Vitrúvio


18

Jovedia

25

Estrabão


19

Venerdia

26

Frontino


20

Sábado

27

Plutarco


21

Domingo

28

PLÍNIO, O VELHO


22


5º – César

A civilização militar

Lunedia

1

Milcíades


23.abr.

Martedia

2

Leônidas


24

Mercuridia

3

Aristides


25

Jovedia

4

Címon


26

Venerdia

5

Xenofonte


27

Sábado

6

Fócion

Epaminondas

28

Domingo

7

TEMÍSTOCLES


29

Lunedia

8

Péricles


30

Martedia

9

Filipe


1.maio

Mercuridia

10

Demóstenes


2

Jovedia

11

Ptolomeu Lago


3

Venerdia

12

Filopêmen


4

Sábado

13

Políbio


5

Domingo

14

ALEXANDRE


6

Lunedia

15

Júnio Bruto


7

Martedia

16

Camilo

Cincinato

8

Mercuridia

17

Fabrício

Régulo

9

Jovedia

18

Aníbal


10

Venerdia

19

Paulo Emílio


11

Sábado

20

Mário

Os Gracos

12

Domingo

21

CIPIÃO


13

Lunedia

22

Augusto

Mecenas

14

Martedia

23

Vespasiano

Tito

15

Mercuridia

24

Adriano

Nerva

16

Jovedia

25

Antonino

Marco Aurélio

17

Venerdia

26

Papiniano

Ulpiano

18

Sábado

27

Alexandre Severo

Aécio

19

Domingo

28

TRAJANO


20


6º – São Paulo

O catolicismo

Lunedia

1

S. Lucas

S. Tiago

21.maio

Martedia

2

S. Cipriano


22

Mercuridia

3

Sto. Atanásio


23

Jovedia

4

S. Jerônimo


24

Venerdia

5

Sto. Ambrósio


25

Sábado

6

Sta. Mônica


26

Domingo

7

STO. AGOSTINHO


27

Lunedia

8

Constantino


28

Martedia

9

Teodósio


29

Mercuridia

10

S. Crisóstomo

S. Basílio

30

Jovedia

11

Sta. Pulquéria

Marciano

31

Venerdia

12

Sta. Genoveva de Paris


1.jun.

Sábado

13

S. Gregório Magno


2

Domingo

14

HILDEBRANDO


3

Lunedia

15

S. Bento

Sto. Antônio

4

Martedia

16

S. Bonifácio

Sto. Ausilau

5

Mercuridia

17

Sto. Isidoro de Sevilha

S. Bruno

6

Jovedia

18

Lanfranc

Sto. Anselmo

7

Venerdia

19

Heloísa

Beatriz

8

Sábado

20

Arquitetos da Idade Média

S. Benezet

9

Domingo

21

S. BERNARDO


10

Lunedia

22

S. Francisco Xavier

Inácio de Loyola

11

Martedia

23

S. Carlos Borromeu

Frederico Borromeu

12

Mercuridia

24

Sta. Teresa

Sta. Catarina de Siena

13

Jovedia

25

S. Vicente de Paula

Abade de l’Epée

14

Venerdia

26

Bourdaloue

Cláudio Fleury

15

Sábado

27

Guilherme Penn

Jorge Fox

16

Domingo

28

BOSSUET


17


7º – Carlos Magno

A civilização feudal

Lunedia

1

Teodorico Magno


18.jun.

Martedia

2

Pelágio


19

Mercuridia

3

Óton, o Grande

Henrique, o Passarinheiro

20

Jovedia

4

Santo Henrique


21

Venerdia

5

Villiers

La Vallete

22

Sábado

6

D. João de Lepanto

João Sobieski

23

Domingo

7

ALFREDO


24

Lunedia

8

Carlos Martel


25

Martedia

9

O Cid

Tancredo

26

Mercuridia

10

Ricardo Coração de Leão

Saladino

27

Jovedia

11

Joana D’Arco

Marina

28

Venerdia

12

Albuquerque

Walter Raleigh

29

Sábado

13

Baiardo


30

Domingo

14

GODOFREDO


1.jul.

Lunedia

15

S. Leão, o Grande

Leão IV

2

Martedia

16

Gebert

Pedro Damião

3

Mercuridia

17

Pedro, o Eremita


4

Jovedia

18

Suger

Sto. Elói

5

Venerdia

19

Alexandre III

Tomás Becket

6

Sábado

20

S. Francisco de Assis

S. Domingos

7

Domingo

21

INOCÊNCIO III


8

Lunedia

22

Sta. Clotilde


9

Martedia

23

Sta. Batilde

Matilde de Toscana

10

Mercuridia

24

Sto. Estevão da Hungria


11

Jovedia

25

Sta. Isabel da Hungria

Mateus Corvino

12

Venerdia

26

Branca de Castela


13

Sábado

27

S. Fernando III

Afonso X

14

Domingo

28

S. LUÍS


15


8º – Dante

A epopéia moderna

Lunedia

1

Os trovadores


16.jul.

Martedia

2

Bocácio

Chaucer

17

Mercuridia

3

Rabelais

Swift

18

Jovedia

4

Cervantes


19

Venerdia

5

La Fontaine

Roberto Burns

20

Sábado

6

Defoe

Goldsmith

21

Domingo

7

ARIOSTO


22

Lunedia

8

Leonardo da Vinci

Ticiano

23

Martedia

9

Miguel Ângelo

Paulo Veronese

24

Mercuridia

10

Holnéia

Rembrandt

25

Jovedia

11

Paussin

Lesueuer

26

Venerdia

12

Velásquez

Murilo

27

Sábado

13

Teniers

Rubens

28

Domingo

14

RAFAEL


29

Lunedia

15

Froissart

Joinville

30

Martedia

16

Camões

Spencer

31

Mercuridia

17

Os romanceiros espanhóis


1.ago.

Jovedia

18

Chateaubriand


2

Venerdia

19

Walter Scott

Cooper

3

Sábado

20

Manzoni


4

Domingo

21

TASSO


5

Lunedia

22

Petrarca


6

Martedia

23

Tomás de Kempis

Luís de Granada

7

Mercuridia

24

Madame de Lafayette

Madame de Stäel

8

Jovedia

25

Fénélon

S. Francisco de Sales

9

Venerdia

26

Klopstock

Gessner

10

Sábado

27

Byron

Elisa Mercœur e Shelly

11

Domingo

28

MILTON


12


9º – Gutenberg

A indústria moderna

Lunedia

1

Marco Polo

Chardan

13.ago.

Martedia

2

Diogo Cœur

Gresham

14

Mercuridia

3

Gama

Magalhães

15

Jovedia

4

Napier

Briggs

16

Venerdia

5

Lacaille

Delambre

17

Sábado

6

Cook

Tasman

18

Domingo

7

COLOMBO


19

Lunedia

8

Benvenuto Cellini


20

Martedia

9

Amontonos

Wheatstone

21

Mercuridia

10

Harrison

Pedro Leroy

22

Jovedia

11

Dollond

Graham

23

Venerdia

12

Arkwright

Jacquart

24

Sábado

13

Conte


25

Domingo

14

VAUCANSON


26

Lunedia

15

Stevin

Torricelli

27

Martedia

16

Mariotte

Boyle

28

Mercuridia

17

Papin

Worcester

29

Jovedia

18

Black


30

Venerdia

19

Joutiroy

Fulton

31

Sábado

20

Danton

Thilorier

1.set.

Domingo

21

WATT


2

Lunedia

22

Bernardo de Palissy


3

Martedia

23

Guglielmini

Riquet

4

Mercuridia

24

Duhamel du Monceau

Bourgelat

5

Jovedia

25

Saussure

Bouguer

6

Venerdia

26

Coulomb

Borda

7

Sábado

27

Carnot

Vauban

8

Domingo

28

MONTGOLFIER


9


10º – Shakespeare

O drama moderno

Lunedia

1

Lope de Vega

Montalvan

10.set.

Martedia

2

Moreto

Guillem de Castro

11

Mercuridia

3

Rojas

Guevara

12

Jovedia

4

Otway


13

Venerdia

5

Lessing


14

Sábado

6

Goethe


15

Domingo

7

CALDERÓN


16

Lunedia

8

Tireo


17

Martedia

9

Vondel


18

Mercuridia

10

Racine


19

Jovedia

11

Voltaire


20

Venerdia

12

Alfieri

Metastásio

21

Sábado

13

Schiller


22

Domingo

14

CORNEILLE


23

Lunedia

15

Alarcón


24

Martedia

16

Mme. de Motteville

Mme. Roland

25

Mercuridia

17

Mme. de Sevigné

Lady Montague

26

Jovedia

18

Lesage

Sterne

27

Venerdia

19

Madame de Stäel

Miss Edgeworth

28

Sábado

20

Fielding

Richardson

29

Domingo

21

MOLIÈRE


30

Lunedia

22

Pergolese

Palestrina

1.out.

Martedia

23

Sacchini

Grétry

2

Mercuridia

24

Gluck

Lully

3

Jovedia

25

Beethoven

Hændel

4

Venerdia

26

Rossini

Weber

5

Sábado

27

Bellini

Donizetti

6

Domingo

28

MOZART


7


11º – Descartes

A filosofia moderna

Lunedia

1

Alberto, o Grande

João de Salisbury

8.out.

Martedia

2

Rogério Bacon

Raimundo Lúlio

9

Mercuridia

3

S. Boaventura

Joaquim

10

Jovedia

4

Ramus

Cardeal de Cusa

11

Venerdia

5

Montaigne

Erasmo

12

Sábado

6

Campanella

Morus

13

Domingo

7

S. TOMÁS DE AQUINO


14

Lunedia

8

Hobbes

Espinosa

15

Martedia

9

Pascal

Giordano Bruno

16

Mercuridia

10

Locke

Malebranche

17

Jovedia

11

Vauvenargues

Mme. de Lambert

18

Venerdia

12

Diderot

Duclos

19

Sábado

13

Cabanis

Jorge Leroy

20

Domingo

14

BACON


21

Lunedia

15

Grócio

Cujácio

22

Martedia

16

Fontenelle

Maupertuis

23

Mercuridia

17

Vico

Herder

24

Jovedia

18

Freret

Winckelmann

25

Venerdia

19

Montesquieu

D’Auguesseau

26

Sábado

20

Buffon

Oken

27

Domingo

21

LEIBNIZ


28

Lunedia

22

Robertson

Gibbon

29

Martedia

23

Adam Smith

Dunoyer

30

Mercuridia

24

Kant

Fichte

31

Jovedia

25

Condorcet

Fergusson

1.nov.

Venerdia

26

José De Maistre

De Bonald

2

Sábado

27

Hegel

Sofia Germain

3

Domingo

28

HUME


4


12º – Frederico

A política moderna

Lunedia

1

Maria de Molina


5.nov.

Martedia

2

Cosme de Médicis, o Velho


6

Mercuridia

3

Filipe de Comines

Guicciardini

7

Jovedia

4

Isabel de Castela


8

Venerdia

5

Carlos V

Sixto V

9

Sábado

6

Henrique IV


10

Domingo

7

LUÍS XI


11

Lunedia

8

Coligny

L’Hopital

12

Martedia

9

Barneveldt


13

Mercuridia

10

Gustavo Adolfo


14

Jovedia

11

Witt


15

Venerdia

12

Ruyter


16

Sábado

13

Guilherme III


17

Domingo

14

Guilherme, o Taciturno


18

Lunedia

15

Ximenes


19

Martedia

16

Sully

Oxenstiern

20

Mercuridia

17

Walpole

Mazarino

21

Jovedia

18

Colbert

Luís XIV

22

Venerdia

19

Aranda

Pombal

23

Sábado

20

Turgot

Campomanes

24

Domingo

21

RICHELIEU


25

Lunedia

22

Sidney

Lambert

26

Martedia

23

Franklin

Hampden

27

Mercuridia

24

Washington

Koscinsko

28

Jovedia

25

Jefferson

Madison

29

Venerdia

26

Bolívar

Toussaint Louverture

30

Sábado

27

Francia


1.dez.

Domingo

28

CROMWELL


2


13º – Bichat

A ciência moderna

Lunedia

1

Copérnico

Tycho Brahe

3.dez.

Martedia

2

Kepler

Halley

4

Mercuridia

3

Huyghens

Varignon

5

Jovedia

4

Jacques Bernouilli

Jean Bernouilli

6

Venerdia

5

Bradley

Römer

7

Sábado

6

Volta

Sauveur

8

Domingo

7

GALILEU


9

Lunedia

8

Viete

Harriott

10

Martedia

9

Wallis

Fermat

11

Mercuridia

10

Clairaut

Poinsot

12

Jovedia

11

Euler

Monge

13

Venerdia

12

D’Alembert

Bernouilli

14

Sábado

13

Lagrange

Fourier

15

Domingo

14

NEWTON


16

Lunedia

15

Bergmann

Scheele

17

Martedia

16

Priestley

Davy

18

Mercuridia

17

Cavendish


19

Jovedia

18

Guyton-Morveau

Geoffroy

20

Venerdia

19

Berthollet


21

Sábado

20

Berzélio

Ritter

22

Domingo

21

LAVOISIER


23

Lunedia

22

Harvey

Carlos Bell e Barthez

24

Martedia

23

Boërhaave

Stahl

25

Mercuridia

24

Lineu

Bernardo de Jussieu

26

Jovedia

25

Haller

Vicq-d’Azyr

27

Venerdia

26

Lamarck

Blainville

28

Sábado

27

Broussais

Morgagni

29

Domingo

28

GALL


30

Dia complementar – Festa universal dos Mortos

Dia bissexto – Festa geral das Santas Mulheres

As sete máximas de Clotilde de Vaux

  1. É indigno dos grandes corações derramar as perturbações que sentem.

  2. Que prazeres podem exceder aos da dedicação?

  3. Compreendi, melhor do que ninguém, a fraqueza de nossa natureza quando não é dirigida para um alvo elevado que seja inacessível às paixões.

  4. A nossa espécie, mais do que as outras, carece de deveres para fazer sentimentos.

  5. Não há nada irrevogável na vida senão a morte.

  6. Todos temos ainda um pé no ar sobre o limiar da verdade.

  7. Os maus têm, amiúde, mais precisão de piedade do que os bons.



Comemorações do ano 220 (2008)


Tipo*
Vida
Calendário
Positivista
Calendário
júlio-gregoriano
Bouguer
1698-1758
25.Gutenberg
6.setembro
Cabanis
1757-1808
13.Descartes
20.agosto
Carlos V
1500-1558
5.Frederico
9.novembro
Cromwell
1599-1658
28.Frederico
2.dezembro
Godofredo de Bulhões
1058-1100
14.Carlos Magno
1º.julho
Haller
1708-1777
25.Bichat
27.dezembro
Harun al-Raschid
762-808
27.Moisés
27.janeiro
Menandro
342-291ac
17.Homero
14.fevereiro
Milton
1608-1674
28.Dante
12.agosto
Píndaro
522-442ac
4.Homero
1º.fevereiro
S. Cipriano
200-258
2.S. Paulo
22.maio
Torricelli
1608-1647
15.Gutenberg
27.agosto
* Os nomes em itálico indicam os tipos adjuntos, considerados titulares nos anos bissextos.

19 novembro 2007

Condorcet Rezende: "Monarquia e república"

MONARQUIA E REPÚBLICA
Condorcet Rezende

Passados 118 anos da Proclamação da República, é natural que muitos já tenham esquecido as razões que levaram ao 15 de novembro de 1889.
Como nosso tempo é limitado, vamos destacar apenas alguns aspectos políticos para que entendamos o porquê da nossa República.
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A Carta de Lei Imperial de 25 de Março de 1824 ( conhecida como a Constituição Monárquica de 1824, outorgada por D.Pedro I) tinha o seguinte “ Introito”:
“Dom Pedro Primeiro, Por Graça de Deos, e Unanime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional, e Defensor Perpétuo do Brazil....”
Em Nome da Santíssima Trindade:
Decreta:
Título 1º
Art. 1º - O IMPERIO do Brazil é a associação Política de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se oponha à sua Independência.
Art. 2º - O seu território é dividido em Províncias na fórma em que actualmente se acha, as quais poderão ser subdivididas, como pedir o bem do Estado
Art. 3º O seu Governo é Monarchico, Hereditário, Constitucional, e Representativo.
Art. 4º A Dynastia Imperante é a doSenhor Dom Pedro I, actual Imperador, e Defensor Perpétuo do Brazil.
Art. 5º - A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Império. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto doméstico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior de Templo.
[...]
Art. 99 - A Pessoa do Imperador é inviolável, e Sagrada: Elle não está sujeito a responsabilidade alguma.
[...]
Art. 179. V – Ninguém póde ser perseguido por motivo de Religião, uma vez que respeite a do Estado, e não offenda a Moral Pública.
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Proclamada a República em 15 de novembro de 1889, promulgou-se a primeira constituição republicana em 24 de fevereiro de 1891, com o seguinte intróito:
Nós, os Representantes do Povo Brazileiro, reunidos em Congresso Constituinte,para organizar um regimen livre e democratico, estabelecemos, decretamos e promulgamos a seguinte Constituição da Republica dos Estados Unidos do Brazil
Art. 1º A Nação Brazileira adota como fórma de governo, sob o regime representativo, a Republica Federativa proclamada em 15 de novembro de 1889, e constitui-se,por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil.
[...]
– Da Responsabilidade do Presidente
Art. 53. – O presidente dos Estados Unidos do Brazil será submetido a processo e a julgamento,depois que a Camara declarar procedente a acusação, perante o Supremo Tribunal Federal, nos crimes communs, e, nos de responsabilidade, perante o Senado.
§ único: Decretada a procedência da acusação, ficará o Presidente suspenso de suas funções.
[...]
Declaração de Direitos
Art.72 –
§ 2º A República não admite privilégio de nascimento, desconhece foros de nobreza e extingue as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliárquicos e de conselho.
§ 3º Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer publica e livremente o seu culto, associando-se para tal fim e adquirindo bens, observadas as disposições do direito comum.
§ 5º os cemitérios terão caráter secular e serão administrados pela autoridade municipal, ficando livre a todos os cultos religiosos a prática dos respectivos ritos em relação aos seus crentes, desde que não offendam a moral pública e as lei.
§ 6º Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.
§ 7º Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção official, nem terá relações de dependência ou aliança com o Governo da União ou dos Estados.
§ 12º Em qualquer assumpto é livre a manifestação do pensamento pela imprensa, ou pela tribuna, sem dependência de censura, respondendo cada um pelos abusos que commeter nos casos e na fórma que a lei determinar. Não é permitido o anonymato
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Destacam-se, assim, algumas diferenças fundamentais entre os dois sistemas: enquanto a Monarquia se funda no “direito divino do rei”, cuja pessoa é “inviolável, sagrada e irresponsável” (“The King can do no wrong”), a República funda-se no poder do povo e o Presidente pode ser processado por crimes comuns e de responsabilidade. Todos nós lembramos do impeachment de Fernando Collor
Na nossa Monarquia, a Religião Católica era a religião oficial, do Estado, não sendo permitida às demais confissões que tivessem templos; seu culto só era possível no recesso do lar. Na nossa República não há religião oficial; todas as confissões têm liberdade de exercer o seu culto em público. Não há subvenção do poder público a qualquer Igreja. O ensino nas escolas públicas é laico, isto é, sem orientação para qualquer crença religiosa. Daí ser absolutamente contra a regra republicana as repartições públicas brasileiras estamparem em suas paredes qualquer tipo de símbolo religioso, prática que se vem difundindo sem que haja uma reação das autoridades competentes.
Aliás, em matéria de violação das práticas republicanas, já temos, desde os idos do Estado Novo, a praxe que então se instalou de colocar a foto do Presidente da República nas repartições públicas. Isso é procedimento típico de Monarquia ou dos regimes totalitários É preciso encetar-se uma campanha contra esses tipo de coisa: nem símbolos religiosos, nem fotos de presidentes. Basta a Bandeira Nacional, acompanhada da do respectivo estado ou município.
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Os movimentos político-sociais não eclodem abruptamente, da noite para o dia. A insatisfação da sociedade com as instituições políticas vai ganhando corpo com o passar do tempo, até chegar ao momento em que se tornam insopitáveis.
Muitos observadores políticos é que não se dão conta de que, muitas vezes, abaixo da superfície aparentemente tranqüila, há grande agitação na sub-superfície.
Há notável exemplo histórico desse fato: há 218 anos, o rei Luís XVI de França, anotando seu diário no dia 14 de julho, escrevia “Nada de novo”. E, no entanto, amotinados desde o dia 12 pelas notícias veiculadas por Camille Desmoulins de que a Corte preparara forte reação contra a liberdade, nesse mesmo dia 14, o povo e a guarda francesa, irmanados, tomaram de assalto a velha fortaleza da Bastilha, onde se encarceravam presos de toda espécie. Não admira nesse Rei a miopia política, pois fora ele quem, ao ter ciência dos graves distúrbios da tomada da Bastilha, perguntara ao Duque de Liancourt se aquilo era um motim. Ao que lhe respondeu Liancourt: “Não Sire, é uma revolução”. Essa revolução, tinha-a visto caminhar, um ano antes, aquele formidável e inesquecível Danton, que no dia 10 de agosto tornou-se o coveiro da monarquia milenar, cujo trono fora paulatinamente solapado pelos filósofos da enciclopédia.
Só por má fé ou desconhecimento da história pode-se afirmar que aquele clataclisma que abalou o mundo ocidental e fez com que outras nações tanto do continente europeu, quanto de outros continentes, desejassem seguir caminho idêntico, surgiu inopinadamente, como uma surpresa para o provo francês.
Por vezes, lemos em relação à Proclamação da República Brasileira afirmações semelhantes, como se nosso povo tivesse sido tomado de surpresa na manhã do dia 15 de novembro de 1889, quando, na realidade, de há muito, vinha a sociedade brasileira, por suas diversas classes, manifestando-se contra o regime monárquico e, com os olhos voltados para a Independência norte- americana e mais especialmente para a Revolução Francesa, buscava nesses dois movimentos inspiração para alterar o regime político que até então predominara no Brasil.
Desde 1870 já havia ocorrido um choque de autoridades eclesiásticas com membros do governo monárquico, que ficou conhecido como a Questão Religiosa; da mesma forma, ocorreu a Questão Militar, quando oficiais do Exército foram presos por haverem manifestado opiniões políticas pela imprensa.
As alegações de que o General Deodoro era até amigo do Imperador – como espécie de prova de que o velho general teria sido tomado de surpresa e quase fora obrigado a por-se à frente das tropas-- são absolutamente irrelevantes, na medida em que não se fez o movimento político-militar contra a pessoa do Imperador, mas contra o regime que ele encarnava. Tanto assim que a transformação política ocorreu sem derramamento de sangue. Nem a Família Imperial, nem a Igreja Católica teve seus bens confiscados, sobretudo pela reação que os constituintes positivistas opuseram a tal absurdo.
Da mesma forma, costuma-se dar ênfase especial à influência que os positivistas teriam tido na ocasião. Sem dúvida, muitas das figuras mais eminentes que participaram dos acontecimentos de 15 de novembro de 1889 eram positivistas, mas o movimento contava, de há muito tempo, com o apoio do Partido Republicano que não era integrado apenas, nem principalmente, por positivistas. Da mesma forma, as classes econômicas e as forças militares, especialmente o Exército, já vinham de há muito mostrando-se insatisfeitas com os rumos que nossa pátria tomava. Se foi grande a influência de Benjamin Constant naquele episódio, deveu-se sobretudo à sua inegável liderança junto à jovem oficialidade do Exército. Não foi por ser positivista que o “Fundador da República” gozou de tanto prestígio político naquele episódio, mas pelas suas qualidades de caráter e de liderança. Aliás, isso fica demonstrado pela discordância que ocorreu, depois de proclamada a República entre o pensamento de Benjamin Constant e o do Apostolado Positivista do Brasil, ao tempo dirigido por Miguel Lemos e Teixeira Mendes (este o idealizador de nossa bandeira). Enquanto desejava o Apostolado que a República se configurasse, desde logo, nos moldes recomendados por Augusto Comte em meados do século XIX, com um Poder Executivo Forte, a quem caberiam as funções executiva e legislativa, mas com obrigação de submeter seus atos ao crivo da população; em que haveria uma assembléia incumbida de controlar as contas do governante e um Poder Judiciário. Esse regime foi adotado na primeira constituição republicana do Rio Grande do Sul por Júlio de Castilhos, que elaborou para aquele Estado uma constituição modelar, que levou o Estado a um grande desenvolvimento econômico e social. Num parênteses, é interessante notar que a atual Governadora do Rio Grande do Sul, Yedda Cruzios, declarou que pretende submeter seus projetos à apreciação pública antes de mandá-los ao Legislativo, o que não deixa de ser uma aproximação do procedimento que Julio de Castilhos adotou durante o tempo em que exerceu a Presidência (então assim chamada) daquele Estado. Benjamin Constant entendia que era necessário, primeiramente, implantar-se a República, para, depois, pensar-se na adoção dos preceitos aconselhados pelo genial filósofo francês, para os países que integravam o que ele chamava a República Ocidental (que muito se assemelham aos que vieram a integrar a União Européia). De fato, do ponto de vista político, houve tentativas de reversão do processo, sobretudo por parte da Marinha de Guerra, surgindo então a figura exponencial de Floriano Peixoto, denominado o “Consolidador da República”. Três figuras, portanto, se destacaram no episódio: O Marechal Deodoro da Fonseca, que, por seu prestigio junto às forças militares, foi convidado a participar como o “ Proclamador da República”; Benjamin Constant, que pelos anos de catequese dos alunos da Escola Militar e pelo seu prestígio junto à oficialidade dele fizeram o Fundador da República, e Floriano Peixoto que, pela sua bravura e decisão, abortou ou derrotou movimentos que pretendiam desestabilizar o novo regime, recebendo então título de “Consolidador da Republica”.
Se a influência positivista se fez notar nos primórdios da República, foi, principalmente, na época da elaboração de nossa primeira constituição republicana, em que tomaram parte grandes figuras políticas adeptas do Positivismo, tais como: Júlio de Castilhos, Demétrio Ribeiro, Silva Jardim, Quintino Bocayuva e outros, que propugnaram porque se incluíssem no texto constitucional, sobretudo, as regras relativas à mais ampla liberdade espiritual (liberdade de culto, liberdade de imprensa, liberdade de crítica, liberdade de ensino, liberdade profissinal), absoluta separação entre as igrejas e o Estado, ensino laico nas escolas públicas, cemitérios administrados pela autoridade municipal e abertos a todas as confissões religiosas.
A idealização do pavilhão nacional por Teixeira Mendes foi fundamental, para que ostentássemos uma bandeira que tem por fundamento uma representação de nossa história: o passado (representado pelas cores verde e amarela, da Casa de Orléans e Bragança), o presente (pela representação simbólica do céu da noite de 15 de novembro de 1889) e o futuro (com o lema positivista para o progresso político: Ordem e Progresso). Outros modelos foram apresentados, quase todos imitando bandeiras de outros países, sobretudo a bandeira norte-americana, em que as faixas vermelhas e brancas seriam substituídas por faixas verdes e amarelas.
De há muito sentimos que nossa coletividade vem perdendo o senso do autêntico e saudável civismo. Já quase não se comemoram datas importantes de nossa história, tais como o 22 de abril (descoberta do Brasil), 21 de abril (sacrifício de Tiradentes, o Patrono da Nação Brasileira), o 13 de maio (abolição da escravatura), o 7 de setembro (Independência do Brasil), o 15 de novembro ( Proclamação da República) e o 19 de novembro (Dia da Bandeira). É auspicioso que o Rotary Club continue a prestigiar essas datas, sob pena de um dia ficarmos totalmente sem a “ memória nacional”.
Da mesma forma que o Brasil se libertou do jugo Português, tornando-se nação independente a partir de 7 de setembro de 1822, avançamos também em 15 de novembro de 1889, proclamando a República, que punha o poder nas mãos de nosso povo e não na pessoa de um indivíduo sobre o qual não poderíamos exercer qualquer controle: nem quanto às suas qualidades pessoais, nem quanto a seus atos.
Para que continuemos na senda do progresso é preciso voltar à pureza do texto de 1891 no que diz respeito às concepções fundamentais relativas à liberdade ( em sua mais ampla extensão), à absoluta separação do Estado e das igrejas, ao ensino gratuito e laico nas escolas públicas, à retirada de signos religiosos ou fotos que agridem os princípios republicanos de respeito para com todas as crenças e de não incensar lideranças carismáticas.
Muito obrigado.
Breves palavras alusivas ao 15 de novembro, proferidas no Rotary Club do Rio de Janeiro em 14 de novembro de 2007.