No dia 13 de São Paulo de 169 (2.6.2023) redigi um pequeno texto em que apresento uma interpretação positiva da política contemporânea.
Na verdade, esse texto foi redigido como uma pequena apresentação dos esforços realizados pelo Apostolado Positivista da Itália, que tem à sua frente nosso querido amigo, o Apóstolo Sebastiano Fontanari. Mas, para que essa apresentação não se limitasse ao mero elogio, pareceu-me melhor fazer uma pequena reflexão sobre as sociedades contemporâneas, resultando nessa interpretação em que indico o porquê de a metafísica ter tanta importância atualmente.
Tão logo Sebastiano verta para o italiano esse texto, ele será publicado neste blogue.
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O século XIX foi um período em que muitas utopias surgiram e, portanto, foi um período de esperanças. Surgiram utopias positivas – por definição, o Positivismo, ou melhor, a Religião da Humanidade –, assim como utopias metafísicas – a democracia rousseauniana revigorada, o marxismo, o anarquismo e tantas outras –; surgiram até mesmo utopias teológicas, na forma dos projetos retrógrados românticos. Ao mesmo tempo em que a teologia seguiu um caminho descendente, a positividade seguiu sua marcha ascendente, com a difusão do Positivismo no conjunto do Ocidente e mesmo além dele.
O século XX, por outro lado, pode ser dividido em duas grandes partes. A primeira delas caracterizou-se pelos estertores do regime católico-feudal: a II Guerra dos 30 Anos, ou seja, o tumultuado período que vai de 1914 a 1945 no fundo caracterizou-se pela mobilização, com enorme violência, das derradeiras forças militares próprias ao feudalismo; não é à toa que o mundo que surgiu após 1945 fosse “moderno”, isto é, em que já não se percebessem mais os hábitos herdados do mundo feudal.
Todavia, a II Guerra dos 30 Anos não pôs um fim apenas ao mundo feudal; ela também sacrificou a maior parte do movimento positivista que se desenvolvia, ramificava e frutificava no Ocidente. Tal sacrifício ocorreu principalmente durante a fase inicial dessa guerra, no período que se chama habitualmente de “I Guerra Mundial”, tanto pela morte dos positivistas e pela destruição das igrejas e dos clubes positivistas (durante o período 1914-1919) quanto pela disseminação de um espírito fortemente metafísico, em particular em suas vertentes niilista, comunista e nacionalista (após 1919). Dessa forma, após 1945 o mundo já era “moderno” – mas não era, como ainda não é, positivo; derrotada a teologia de origem feudal, dizimada a positividade, a metafísica surgiu vitoriosa, em meio à disputa de duas grandes metafísicas: o comunismo soviético e a democracia liberal estadunidense.
Ambas as utopias metafísicas que se enfrentaram na segunda parte do século XX consistem em sistematizações de concepções opostas, confusas e parciais sobre a natureza humana, seja coletiva, seja individual; além disso, essas duas metafísicas são materialistas e democráticas, isto é, ambas apelam para a vontade todo-poderosa e voluntariosa do “povo”. Acuada pelo comunismo, a dupla metafísica democrático-liberal respeitou as liberdades individuais e procurou prover condições mínimas de existência para o proletariado dentro dos países centrais (negando esses fatores nos países periféricos); por seu turno, o comunismo limita ou rejeita as liberdades individuais, impõe uma doutrina oficial de Estado em nome da liberdade material coletiva e obriga as populações a ele submetidas a graves provações materiais e morais (tanto no antigo país-mãe do comunismo como em todos os demais países comunistas): assim, enquanto as repressões comunistas acabaram resultando na falência dessa metafísica, uma situação conjuntural – a pressão comunista – permitiu ao proletariado ocidental liberdades e elevação do padrão de vida. A falência comunista encerrou a Guerra Fria e, assim, a metafísica democrático-liberal deixou de sofrer o constrangimento externo que a moderava e evitava seus maiores desregramentos. Durante a Guerra Fria, as metafísicas mantiveram seu caráter belicista; acima de tudo, a chamada doutrina da “destruição mútua assegurada” (mutual assured destruction – MAD) impediu o conflito direto entre as duas potências-líderes dos blocos metafísicos: por outro lado, felizmente a Europa Ocidental pôde afinal deixar de lado os hábitos militaristas, em particular na forma dos nacionalismos estreitos, e assumiu a paz como ideal civilizacional, em vez de ser mera interrupção de conflitos.
Os desvios próprios à metafísica democrático-liberal conduziu, mal, o mundo após 1989-1991, primeiro na forma do triunfalismo do ultraliberalismo e, depois, na forma do militarismo estadunidense, que conjugava (como conjuga) a metafísica democrática com a concepção protestante do excepcionalismo norte-americano. Absolutista, a metafísica democrático-liberal (agravada pelo excepcionalismo protestante dos EUA) é incapaz de reconhecer as várias concepções de mundo e de, com relativismo, lidar com elas; em particular, essa metafísica é incapaz de reconhecer que a harmonia social exige não apenas liberdades individuais, mas também, e antes, o bem-estar coletivo, que inclui aspectos morais e intelectuais e não somente materiais. Em outras palavras, a metafísica da vontade do povo é incapaz de perceber que (1) a vontade curva-se ante as leis naturais e (2) que o povo estadunidense não corresponde aos povos dos demais países do mundo. Daí a incapacidade de os Estados Unidos constituírem, por meio de sua liderança, uma ordem internacional estável e progressista; daí a superficialidade da implantação da “democracia” ao redor do mundo – embora, como se saiba, muitos países regridam a concepções cripto-teológicas, ainda que profundamente marcadas pela metafísica da vontade popular, com os “tradicionalismos”, o comunismo e, de modo geral, os nacionalismos xenofóbicos renovados.
Tal angustioso cenário é contraposto, por outro lado, pela feliz constatação de que o ser humano, em meio às variações históricas de sua realidade, obedece afinal de contas a leis naturais – e que tais leis indicam o rumo a tomar: paz universal, relativismo, noção de Humanidade, com o abandono decisivo dos hábitos militares, das concepções absolutas e das noções sociais estreitas. A positividade – na forma da simpatia, da síntese e da sinergia, com a prevalência da continuidade sobre a solidariedade humana – prevalecerá, revelando-se como a única solução para esses problemas; mas podemos – e, portanto, devemos – acelerar na medida do possível, na medida das nossas forças, essa transição, ao difundirmos a positividade sistematizada[1].
Assim, é com muita alegria, muita satisfação e, principalmente, com muita esperança que apresento e dou as boas-vindas ao Apostolado Positivista da Itália, em particular na figura de seu Diretor, o Apóstolo Sebastiano. Sua dedicação ao Positivismo, à difusão da positividade já rende frutos, retomando a tradição positivista européia, cerca de um século após seu abrupto fim em decorrência da I Guerra Mundial.
Salut et Fraternité – ou, na versão em português: Saúde e Fraternidade!
[1] Comentário do meu amigo Hernani Gomes da Costa: sem a ação sistemática do Positivismo, o resultado da política mundial e nos vários países será a manutenção da terrível e cansativa oscilação entre o progresso anárquico e a ordem retrógrada.
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