Teoria do progresso como necessária à fundação da Sociologia
No trecho abaixo, Augusto Comte observa que somente as teorias da ordem social são insuficientes para a Sociologia: ou, por outra, que a teoria do progresso é necessária para que haja, de fato, a Sociologia. Nesse sentido, aliás, a Revolução Francesa forneceu ao mesmo tempo o impulso político e importantes elementos teóricos.
Sans la théorie
du progrès, celle de l'ordre resterait insuffisante, même quand on la
supposerait possible, pour fonder la sociologie, qui ne peut résulter que de
leur intime combinaison. Par cela même que le progrès ne constitue, à tous égards,
que le développement de l'ordre, seul il en offre aussi la manifestation
décisive. On conçoit ainsi donc comment la philosophie positive devait
directement émaner de la révolution française [...].
("Sem a teoria do progresso, a da ordem permaneceria insuficiente, mesmo quando se a supusesse possível, para fundar a Sociologia, que não poderia resultar senão se sua íntima combinação. Pelo motivo mesmo de o progresso não constituir, a todos os respeitos, senão o desenvolvimento da ordem, somente ele oferece também a manifestação decisiva da ordem. Concebe-se assim então como a filosofia positiva deveria diretamente emanar da Revolução Francesa [...]".)
(Auguste Comte,
"Discours préliminaire – première partie: esprit fondamental du
Positivisme", in: Système
de politique positive, v. 1, 1851, p. 63. É possível contextualizar esse trecho no conjunto do livro
consultando-os aqui.)
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