Reproduzo abaixo o roteiro da primeira sessão do Curso livre de política positiva, ocorrida no dia 8 de março, transmitida no canal Facebook.com/ApostoladoPositivista e também disponível no canal The Positivism (aqui).
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Súmula
Apresentação: justificativa; foco geral do curso; estrutura do curso
Notas sobre a biografia de Augusto Comte e sua época
Preliminares à Política Positiva I: relativismo
Roteiro
- Apresentação
o Apresentação pessoal:
§ Positivista ortodoxo
§ Sociólogo, doutor em Sociologia Política
o Justificativa:
§ Preocupação do Positivismo com o esclarecimento público e popular
§ Inspiração nos cursos públicos ministrados no século XIX pelos positivistas franceses e no século XX por Luís Hildebrando Horta Barbosa
· No caso dos positivistas franceses: exemplo do próprio Comte (cursos de filosofia positiva, de Astronomia popular, de Geometria; Associação Livre para a Instrução Positiva do Povo em Todo o Ocidente Europeu); Sociedade Positivista de Ensino Popular
§ Difusão do espírito positivo, conjugando as vistas gerais com vistas de detalhe
§ Importância renovada e ampliada nos últimos anos, com a proliferação e o sistemático uso político da desinformação, do “espírito crítico”, da manipulação dos sentimentos populares e dos golpes publicitários
o Foco geral do curso:
§ Sociologia Política proposta por Augusto Comte
§ O título – “curso livre de política positiva” – refere-se ao seguinte:
· O “curso livre” significa que ele consiste no que se pode chamar de “divulgação científica”, ou seja, que busca apresentar elementos teóricos, filosóficos, sociológicos e políticos para o grande público, leigo ou não, acadêmico ou não
· A “política positiva” refere-se às duas etapas presentes na fase “positiva” da lei dos três estados: é o estudo real da política (em termos analíticos) seguido da avaliação filosófico-moral (sintética) da política
· Em suma: é um curso público, não institucional, sobre a Sociologia Política desenvolvida por Augusto Comte
o Estrutura do curso:
§ 15 sessões, apresentadas todas as terças-feiras a partir das 19h, com duração de cerca de 45 minutos, seguidas por perguntas (se houver) e respostas
- Breves comentários biográficos sobre Augusto Comte e sua época:
o Indicações biográficas: nascimento; ingresso na Escola Politécnica; casamento com Carolina Massin; curso de filosofia positiva; publicação da Filosofia; separação de Carolina; encontro e relacionamento casto com Clotilde de Vaux; Revolução de 1848 e Discurso sobre o conjunto do Positivismo; instituição da Religião da Humanidade e publicação da Política, do Catecismo, do Apelo; a síntese subjetiva; falecimento
o A época de Augusto Comte: Revolução Francesa destruindo a antiga ordem social, mas sem pôr efetivamente nada no lugar; fim das antigas doutrinas e estruturas, necessidade de novas; oscilação entre retrógrados e revolucionários (ordem e progresso); desenvolvimento das ciências; desenvolvimento da sociedade industrial; necessidade e oportunidade da ciência da sociedade; necessidade e oportunidade de um novo poder espiritual
- Necessidade de exposição de alguns conceitos preliminares
o Para entender o Positivismo e a política positiva, é necessário entender vários conceitos preliminares
§ Esses conceitos são “pressupostos”, mas não são meras postulações axiomáticas, como se Augusto Comte tivesse-os tirado de sua cabeça pura e simplesmente; são conceitos históricos, no duplo sentido de que (1) foram elaborados ao longo do tempo e (2) resultam de testes e experiências humanas ocorridas ao longo do tempo
§ Além disso, vale notar que, muito ao contrário do que se afirma geralmente, tais preliminares não são a “metafísica” de Comte, seja porque a metafísica para Comte não corresponde a tais preliminares, seja porque, como indicamos, a metafísica no sentido vago de que “preliminares” ou “pressupostos” geralmente apresenta o caráter de princípios axiomáticos, ou seja, de verdades autoevidentes, a priori e deduzidas como que do nada
o Proponho duas ordens de preliminares: filosóficas e sociológicas
§ Essas duas ordens evidentemente estão relacionadas entre si (em particular porque a filosofia comtiana é uma filosofia sociológica, da mesma forma que sua sociologia é filosófica), mas elas são suficientemente distintas para serem apresentadas de maneira separada e, mais do que isso, de maneira subsequente uma em relação à outra
§ Nesta aula pretendo apresentar, ou pelo menos começar a apresentar, as preliminares filosóficas; na próxima sessão apresentarei as preliminares sociológicas
§ Os conceitos preliminares que me proponho apresentar não são exaustivos; eles são apenas alguns conceitos que me parecem ser minimamente necessários para que se compreenda a política positiva
o Preliminares filosóficas: relativismo; historicismo; visão de conjunto, visão de detalhe; objetividade e subjetividade
o Preliminares sociológicas: descrições e prescrições; escala enciclopédica e graus de generalidade; estática e dinâmica; a síntese subjetiva; o “estado normal”
- Preliminares filosóficas:
o Relativismo:
§ Conceito fundamental do Positivismo:
· Expressado desde o início da carreira de Augusto Comte: “tudo é relativo, eis o único princípio absoluto” (1819)
· Desenvolvido e aplicado cada vez mais em cada vez mais casos ao longo da carreira
§ “Relacionismo” cognitivo (sensações) e intelectual (relações entre fenômenos)
§ Antiabsolutismo
§ “Subjetivismo social”, relativo ao ser humano em geral à novo antropocentrismo
§ Lei dos três estados:
· Lei de interpretação intelectual da realidade
· De caráter qualitativo
· Em última análise, estabelece a transição entre as concepções absolutas e as concepções relativas
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