O vídeo correspondente ao roteiro abaixo encontra-se disponível aqui.
Roteiro da exposição sobre o terceiro mês
dos calendários positivistas
Parte I – Mês concreto: Aristóteles
- 3º mês do calendário positivista concreto
o Considerando o ano júlio-gregoriano de 2021, o mês de Aristóteles começa em 26 de fevereiro e termina em 25 de março
o O segundo mês concreto representa a filosofia antiga
§ É o terceiro mês da Antigüidade
§ Ele é antecedido por Moisés (a teocracia inicial) e Homero (a poesia antiga) e seguido pelos outros dois meses da Antigüidade (Arquimedes e César)
- A filosofia foi o segundo ramo intelectual a separar-se da árvore teocrática, após a poesia e antes da ciência
o Os primeiros filósofos gregos têm suas elaborações ainda muito próximos da teologia, utilizando mitos antigos para refletir sobre o mundo, mas, ao mesmo tempo, tendendo à positividade; assim, há um caráter geral metafísico permeando essa filosofia
o A filosofia grega tem o caráter próprio à filosofia conforme Augusto Comte usa essa expressão, isto é, reflexão geral e sistemática sobre o mundo e o homem
§ Ao mesmo tempo em que os filósofos refletiam sobre o mundo, eles também refletiam sobre o homem, de sorte que eles pensavam em termos ao mesmo tempo cosmológicos e morais: Tales e, ainda mais, Pitágoras e sua escola são totalmente exemplares a esse respeito
o A filosofia grega raciocina em termos estáticos, repelindo a dinâmica – desde a Matemática até a Moral –; isso pode ser visto com clareza tanto na filosofia quanto na ciência; assim, no máximo os gregos desenvolveram concepções de ordem, mas não de progresso (para o qual faltava também um longo registro histórico, que permitisse claramente a noção de sucessão)
o Eis como nosso mestre resume a evolução intelectual grega:
§ “Nessa longa elaboração mental [grega], cumpre distinguir três fases desiguais fielmente caracterizadas no quadro concreto [isto é, no calendário positivista concreto]. O movimento começa pela arte de que Homero é o eterno representante. Forçoso era que a poesia, ao mesmo tempo mais independente e mais peada, fosse a primeira a desprender-se do tronco teocrático, de modo a começar a emancipação ocidental. Ela prepara o advento da filosofia que, em princípio esboçada por Tales e Pitágoras, personifica-se enfim no incomparável Aristóteles, por tal forma superior ao seu tempo que só pode ser apreciado na Idade Média. Sob a presidência de sua eterna elaboração, este segundo surto fica assaz caracterizado a ponto de fazer sentir em breve aos verdadeiros pensadores a impossibilidade de ultrapassá-lo sem um longo preâmbulo científico que pudesse desenvolver suficientemente sua primordial base positiva. Então a ciência real, admiravelmente representada por Arquimedes, tornou-se, por sua vez, o objeto principal do gênio grego, cuja aptidão estética e força filosófica se achavam irrevogavelmente exaustas” (Catecismo, p. 412-413)
- Aristóteles em particular é um dos nomes mais importantes para Augusto Comte, sendo citado inúmeras vezes – sempre da maneira mais elogiosa possível – no Catecismo positivista
o Antes de mais nada, importa notar que Aristóteles é definido por nosso mestre como um de seus antecessores – nomeadamente, Aristóteles é o grande nome da Antigüidade
§ Aristóteles é ligado em termos intelectuais à modernidade por meio de Tomás de Aquino, Rogério Bacon e Dante na Idade Média; os pensadores modernos que Augusto Comte identifica como seus antecessores são vários, em diversos âmbitos: o seu pai espiritual é Condorcet, integrando a escola filosófica do século XVIII (dos enciclopedistas) de Fontenelle, David Hume e Diderot; Kant é ligado a Hume e José de Maistre, a Condorcet; Bichat e Gall também são antecessores científicos: esses seis nomes (Hume e Kant, Condorcet e De Maistre, Bichat e Gall) ligam Augusto Comte aos três fundadores da verdadeira filosofia moderna (Descartes, Bacon e Galileu) (Catecismo, p. 5-6)
o Além disso, nosso mestre considera que, se a primeira carreira de nosso mestre (com a redação do Sistema de filosofia positiva) fê-lo um Aristóteles moderno, a sua segunda carreira (do Sistema de política positiva) fê-lo um São Paulo moderno, a partir da inspiração de Clotilde de Vaux:
§ “Sem ela [sem Clotilde], nunca eu poderia podido fazer suceder ativamente a carreira de S. Paulo à de Aristóteles, fundando a religião universal sobre a sã filosofia, depois de ter tirado esta da ciência real” (Catecismo, p. 15)
o Para Augusto Comte, caso o ambiente social em que Aristóteles surgiu fosse mais próprio à poesia, ele seria tão genial quanto Dante ou quanto foi em filosofia; inversamente, se, por exemplo, Dante tivesse nascido em um ambiente mais filosófico, teria sido tão genial quanto foi Aristóteles ou em poesia (Catecismo, p. 112)
- Embora limitado às considerações estáticas, como todos na Grécia (ou melhor, como todos na Antigüidade), Aristóteles foi um pensador de âmbito universal e enciclopédico, tendo lançado bases fundamentais para o estudo estático das ciências superiores (Biologia, Sociologia e Moral)
o na Biologia, ele propôs o esquema (necessariamente subjetivo) da classificação de seres vivos, fez observações importantes sobre a simetria dos animais superiores e, além de muitas outras observações, lançou as bases da Biologia, que só seria fundada de fato por Bichat, no século XIX (Catecismo, p. 233-234)
o Na Sociologia, fez comparações sistemáticas sobre as cidades gregas e bárbaras, formulando no início da sua Política o fundamento da estática social, ou seja, a separação dos ofícios e a convergência dos esforços
o Na Moral, especialmente na sua Ética Nicomaquéia, elaborou reflexões fundamentais sobre a felicidade, o dever, a responsabilidade; novamente na Política também afirmou a superioridade moral das mulheres: “a principal força da mulher consiste em superar a dificuldade de obedecer” (Catecismo, p. 349)
o Em termos de Lógica, Aristóteles também foi fundamental, ao propor a lei estática fundamental do entendimento humano: “nada há no entendimento que não provenha primeiramente dos sentidos” (Catecismo, p. 174-175)
o Em virtude dessas características todas, Aristóteles estava muito à frente de seu tempo e só foi avaliado plenamente, isto é, respeitado e levado em consideração, na Idade Média (a obra de Tomás de Aquino representa o reconhecimento católico dessa superioridade e a necessidade de, de alguma forma, o catolicismo incorporar o aristotelismo)
o O poderoso gênio positivo de Aristóteles tinha que se limitar ao ambiente teológico-metafísico geral da Grécia em que viveu; em particular, ele concebia uma divindade monoteica
§ Vale lembrar que esse monoteísmo já era concebido pelo menos desde Sócrates e que, por meio de Platão, influenciará decisivamente a constituição do catolicismo; esse monoteísmo, além disso, é a via orgânica própria ao Ocidente na constituição do monoteísmo, que será elaborado plenamente por São Paulo, alguns séculos depois
§ O monoteísmo de Aristóteles não reconhecia o voluntarismo próprio ao politeísmo ou o presente no mosaísmo; o deus aristotélico limitava-se a criar o mundo e a pô-lo em movimento, afastando-se então da realidade
- A importância de Aristóteles é tão grande que ele é celebrado pelo menos três vezes nos calendários positivistas:
1) Sendo o titular do terceiro mês do calendário concreto;
2) Sendo celebrado na primeira semana do oitavo mês do calendário abstrato, dedicada ao politeísmo intelectual (Catecismo, p. 477) à essa semana celebra a batalha de Salamina, isto é, a vitória do gênio grego sobre a teocracia persa, bem como diversos outros nomes além do de Aristóteles: Homero, Ésquilo, Fídias, Tales, Pitágoras, Aristóteles, Hipócrates, Arquimedes, Apolônio, Hiparco
3) Sendo o titular da celebração dos dias das semanas (Catecismo, p. 155):
Lunedia: Homero
Martedia: Aristóteles
Mercuridia: César
Venerdia: São Paulo
Jovedia: Carlos Magno
Sábado: Dante
Domingo: Descartes
- O mês e as semanas do mês de Aristóteles correspondem ao seguinte:
o Aristóteles – é o conjunto da contribuição filosófica dos nossos antecedentes gregos
o Tales – reúne os grandes pensadores iniciais da Grécia, que buscavam explicar o mundo com base em algum princípio geral; também inclui pensadores que buscavam desenvolver o que chamaríamos depois de ciência
o Pitágoras – reúne os moralistas gregos preocupados com os destinos coletivos e também aqueles que procuraram usam a ciência como base da moralidade
o Sócrates – reúne os pensadores morais em termos individuais; a presença de Zenão incorpora o estoicismo e, daí, a presença de pensadores romanos (Cícero; Plínio, o Jovem; Tácito)
o Platão – reúne os pensadores metafísicos que constituirão, depois, o monoteísmo católico
Parte II – Mês abstrato: a paternidade
- O terceiro mês do calendário positivista abstrato celebra a paternidade
o É o segundo mês que celebra os laços fundamentais, em número de cinco: casamento, paternidade, filiação, fraternidade e domesticidade
- A paternidade corresponde a pelo menos dois tipos de relações:
o Por um lado, é a responsabilidade masculina de manter a ordem no âmbito doméstico e de prover as necessidades familiares, para isso sofrendo a influência moral, isto é, moderadora das mulheres;
o Por outro lado, é a responsabilidade paterna de cuidar dos filhos, isto é, de desenvolver os sentimentos de bondade para com aqueles que são, ao mesmo tempo, mais fracos, inferiores e posteriores a si. Este aspecto é o que caracteriza propriamente a “paternidade”, mas é claro que ele tem o aspecto anterior como seu requisito sociológico e moral.
§ Assim, a paternidade estabelece a relação que é completada pela filiação e que é sistematizada em termos morais, tanto no âmbito doméstico quanto no cívico, pela fórmula: “dedicação dos fortes pelos fracos, veneração dos fracos para com os fortes”
- São quatro as modalidades determinadas por nosso mestre na paternidade, com as respectivas festas semanais; elas vão das mais completas, fortes e íntimas para as mais incompletas e fracas:
1) Natural – são os laços completos e por vezes involuntários que ligam os pais aos filhos, mas em todo caso sendo laços de origem biológica
2) Artificial – os laços criados voluntariamente entre pais e filhos, por meio das adoções
3) Espiritual – são os laços de apoio principalmente moral, mas também intelectual e artístico
4) Temporal – são os laços de patrocínio material
Parte III – Comemorações de aniversários e feriados cívicos
- Em termos de aniversários, comemoramos neste mês a seguinte figura:
o Justin Dévot (1867-1921) – morte (2.Aristóteles – 27.fev.)
o Início do outono (23.Aristóteles – 20.mar.)
Referências bibliográficas
Augusto Comte: Sistema de filosofia positiva, Sistema de política positiva, Catecismo positivista, Síntese subjetiva
Frederic Harrison: O novo calendário dos grandes homens
Raimundo Teixeira Mendes: As últimas concepções de Augusto Comte
David Carneiro: História da Humanidade através dos seus grandes tipos, v. 2
Ângelo Torres: Calendário Filosófico
Comité des travaux historiques et scientifiques: Sociétés savantes de France
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