No dia 21 de Descartes de 171 (28.10.2025) realizamos nossa prédica positiva, dando continuidade à leitura comentada do Apelo aos conservadores.
Nessa prédica concluímos a leitura da Primeira Parte ("Doutrina apropriada aos verdadeiros conservadores") e, por isso, em seguida apresentamos um breve resumo de alguns dos principais temas desse capítulo.
A prédica foi transmitida nos canais Positivismo (https://youtube.com/live/hSxr2DAUx4A) e Igreja Positivista Virtual (https://www.facebook.com/IgrejaPositivistaVirtual/videos/708458538354394/).
As anotações escritas que serviram de base para a exposição oral encontram-se reproduzidas abaixo.
* * *
Leitura comentada do Apelo aos conservadores
(21 de Descartes de 171/28.10.2025)
1. Abertura da prédica
2. Datas e celebrações:
2.1. Dia 21 de Descartes (28.10): transformação de Edgar Proença Rosa (2001 – 24 anos)
3. Exortações
3.1. Sejamos altruístas!
3.2. Façamos orações!
3.3. Como Igreja Positivista Virtual, ministramos os sacramentos positivos a quem tem interesse
3.4. Para apoiar as atividades dos nossos canais e da Igreja Positivista Virtual: façam o Pix da Positividade! (Chave Pix: ApostoladoPositivista@gmail.com)
4. Leitura comentada do Apelo aos conservadores
4.1. Antes de mais nada, devemos recordar algumas considerações sobre o Apelo:
4.1.1. O Apelo é um manifesto político e dirige-se não a quaisquer pessoas ou grupos, mas a um grupo específico: são os líderes políticos e industriais que tendem para a defesa da ordem (e que tendem para a defesa da ordem até mesmo devido à sua atuação como líderes políticos e industriais), mas que, ao mesmo tempo, reconhecem a necessidade do progresso (a começar pela república): são esses os “conservadores” a que Augusto Comte apela
4.1.2. O Apelo, portanto, adota uma linguagem e um formato adequados ao público a que se dirige
4.1.3. Empregamos a expressão “líderes industriais” no lugar de “líderes econômicos”, por ser mais específica e mais adequada ao Positivismo: a “sociedade industrial” não se refere às manufaturas, mas à atividade pacífica, construtiva, colaborativa, oposta à guerra
4.2. Outras observações:
4.2.1. Uma versão digitalizada da tradução brasileira desse livro, feita por Miguel Lemos e publicada em 1899, está disponível no Internet Archive: https://archive.org/details/augustocomteapeloaosconservadores
4.2.2. O capítulo em que estamos é a “Primeira Parte”, cujo subtítulo é “Doutrina apropriada aos verdadeiros conservadores”
4.3. Passemos, então, à leitura comentada do Apelo aos conservadores!
4.4. Para concluir a “Primeira parte – Doutrina apropriada aos verdadeiros conservadores”, vale a pena revermos algumas das suas indicações gerais
4.4.1. Sentido da palavra positivo: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático
4.4.2. Valor e importância da digna submissão
4.4.3. Sete noções próprias ao Positivismo que servem para indicar a sua utilidade prática aos estadistas:
4.4.3.1. Condições fundamentais: supremacia dos sentimentos, relatividade completa, indivisibilidade da verdadeira síntese
4.4.3.2. Dogma da Humanidade
4.4.3.3. Instituições características: preeminência da moral, separação dos dois poderes, dignidade da mulheres
4.4.4. Aplicações imediatas:
4.4.4.1. Indivíduos: agentes diretos, concretos e necessários da Humanidade; consagrar regulando e regular consagrando; satisfação das necessidades individuais por meio do direcionamento para o bem comum: “viver para os outros” é a lei da felicidade e do dever
4.4.4.2. Vida doméstica: família como base afetiva e sociológica da Humanidade; consagrar regulando e regular consagrando; núcleo do desenvolvimento afetivo; âmbito privilegiado de ação feminina; educação completa (primeiro afetiva, depois também intelectual); a família prepara os indivíduos para a vida cívica e, assim, submete-se a ela mantendo sua autonomia
4.4.4.3. Vida cívica: âmbito de realização material (política e industrial) da Humanidade; com o poder Espiritual, é o âmbito privilegiado de ação sacerdotal; com o poder Temporal, é o âmbito privilegiado de ação dos patrícios; com a opinião pública, é o âmbito privilegiado de ação do proletariado; as pátrias vinculam os indivíduos e as famílias à Humanidade e, assim, submetem-se a ela mantendo suas autonomias; o sacerdócio atua sobre a atividade prática por meio do aconselhamento sobre os indivíduos; a base da vida cívica é a separação dos dois poderes; as pátrias necessariamente têm que ser pequenas; assim, com o civismo feminino na sociocracia as pátrias devem transformar-se em mátrias
5. Término da prédica
Referências
- Augusto Comte (franc.), Sistema de filosofia positiva (Paris, Société Positiviste, 5e ed., 1893).
- Augusto Comte (port.), Apelo aos conservadores (Rio de Janeiro, Igreja Positivista do Brasil, 1898): https://archive.org/details/augustocomteapeloaosconservadores.
- Augusto Comte (port.), Catecismo positivista (Rio de Janeiro, Igreja Positivista do Brasil, 4ª ed., 1934).
- Edgar de Proença Rosa (port.), Humaníadas (s/n, s/l, 1982).
- Luís Lagarrigue (esp.), A poesia positivista (Santiago do Chile, 1890): https://archive.org/details/luis-lagarrigue-a-poesia-positivista-1890_202509.
- Raimundo Teixeira Mendes (port.), As últimas concepções de Augusto Comte (Rio de Janeiro, Igreja Positivista do Brasil, 1898): https://archive.org/details/raimundo-teixeira-mendes-ultimas-concepcoes-de-augusto-comte-i e https://archive.org/details/raimundo-teixeira-mendes-ultimas-concepcoes-de-augusto-comte-ii.
- Raimundo Teixeira Mendes (port.), O ano sem par (Rio de Janeiro, Igreja Positivista do Brasil, 1900): https://archive.org/details/raimundo-teixeira-mendes-o-ano-sem-par-portug._202312/page/n7/mode/2up.

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