26 fevereiro 2025

Prédica positiva (28.Homero.171/25.2.2025)

No dia 28 de Homero de 171 (25.2.2025) realizamos nossa prédica positiva, dando continuidade à leitura comentada do Apelo aos conservadores.

Também comentamos a recente tradução da Filosofia química de Augusto Comte, feita por Aderlan Silvério e publicada pelo Clube de Autores.

A prédica foi transmitida nos canais Positivismo (aqui: https://youtube.com/live/qWwwt2aPCY4) e Igreja Positivista Virtual (aqui: https://www.facebook.com/IgrejaPositivistaVirtual/videos/1524480064914621).

As anotações que serviram de base para a prédica estão reproduzidas abaixo.

*   *   *


Prédica positiva

(28 de Homero de 171/25.2.2025) 

1.       Abertura

2.       Exortações iniciais

2.1.    Sejamos altruístas!

2.2.    Façamos orações!

2.3.    Como somos uma igreja, ministramos os sacramentos: quem tiver interesse, entre em contato conosco!

2.4.    Precisamos de sua ajuda; há várias maneiras para isso:

2.4.1. Divulgação, arte, edição de vídeos e livros! Entre em contato conosco!

2.4.2. Façam o Pix da Positividade! (Chave pix: ApostoladoPositivista@gmail.com)

3.       Datas e celebrações:

3.1.    Dia 1º de Aristóteles (26.2): Live AOP com Érlon

3.2.    Dia 6 de Aristóteles (3.3): transformação de Rosália Boyer (1837 – 188 anos)

3.3.    No dia 7 de Aristóteles (4.3) não haverá prédica, devido ao carnaval

4.       Sobre a tradução da filosofia química, de Augusto Comte

4.1.    Tradução feita por Aderlan Silvério, doutorando em ensino de ciências na UFPR

4.1.1. Publicada pelo Clube de Autores, em novembro de 2024

4.1.2. São os capítulos 35 a 39 do Sistema de filosofia positiva, publicados em 1835

4.1.3. É uma tradução bilíngüe; os seus dois principais méritos são (1) traduzir para o português capítulos até então inéditos (2) de Augusto Comte

4.2.    Infelizmente, a tradução contém algumas escolhas problemáticas, como traduzir “modifications” por “alterações” (p. 5), preferir “Auguste” a “Augusto” e, mesmo usando a segunda edição da obra, de 1869, ignorar que Augusto Comte estipulou a mudança do título do livro, passando de Curso de filosofia positiva para Sistema de filosofia positiva em 1848

5.       Ainda sobre a erudição nas prédicas

5.1.    Na prédica da semana passada comentamos isto:

5.1.1. O objetivo das prédicas é expor a Religião da Humanidade, em suas concepções e em suas aplicações, ao maior público possível, ou seja, é popularizá-la

5.1.2. Devido a esse motivo, evitamos a todo custo exibições de erudição

5.1.2.1.             É claro que não se trata de rejeitar o conhecimento das coisas; as vistas gerais, exigidas por Augusto Comte, impõem o conhecimento de muita coisa

5.1.3. Entretanto, há vários motivos que nos levam a rejeitar a ostentação da erudição:

5.1.3.1.             A clareza na exposição

5.1.3.2.             A rejeição do academicismo e do cientificismo

5.1.3.3.             O seguir a recomendação didática de Augusto Comte: apresentar idéias a partir de casos claros e decisivos

5.1.4. Este nosso esclarecimento é importante porque muita gente considera, mesmo sem admitir ou sem expressar publicamente, que exposições claras e diretas seriam simplistas, pobres e sem valor

5.1.4.1.             Quando nós citamos, de modo geral citamos Augusto Comte, Clotilde de Vaux e os apóstolos da Humanidade (Miguel Lemos e Teixeira Mendes); procuramos restringir as citações a eles por questões de culto e de respeito, mantendo ao mesmo tempo nossas exposições claras e despretensiosas

6.       Leitura comentada do Apelo aos conservadores

6.1.    Antes de mais nada, devemos recordar algumas considerações sobre o Apelo:

6.1.1. O Apelo é um manifesto político e dirige-se não a quaisquer pessoas ou grupos, mas a um grupo específico: são os líderes políticos e industriais que tendem para a defesa da ordem (e que tendem para a defesa da ordem até mesmo devido à sua atuação como líderes políticos e industriais), mas que, ao mesmo tempo, reconhecem a necessidade do progresso (a começar pela república): são esses os “conservadores” a que Augusto Comte apela

6.1.1.1.             O Apelo, portanto, adota uma linguagem e um formato adequados ao público a que se dirige

6.1.1.2.             Empregamos a expressão “líderes industriais” no lugar de “líderes econômicos”, por ser mais específica e mais adequada ao Positivismo: a “sociedade industrial” não se refere às manufaturas, mas à atividade pacífica, construtiva, colaborativa, oposta à guerra

6.1.2. A religião estabelece parâmetros morais, intelectuais e práticos para a existência humana e, portanto, orienta a política, estabelece as suas metas, as suas possibilidades e os seus limites

6.1.2.1.             A religião, conforme o Positivismo estabelece, não é sinônima de “teologia”

6.2.    Uma versão digitalizada da tradução brasileira desse livro, feita por Miguel Lemos e publicada em 1899, está disponível no Internet Archive: https://archive.org/details/augustocomteapeloaosconservadores

6.3.    O capítulo em que estamos é a “Introdução”, cujo subtítulo é “Advento dos verdadeiros conservadores”

6.4.    Passemos, então, à leitura comentada do Apelo aos conservadores!

7.       Exortações finais

7.1.    Sejamos altruístas!

7.2.    Façamos orações!

7.3.    Como somos uma igreja, ministramos os sacramentos: quem tiver interesse, entre em contato conosco!

7.4.    Precisamos de sua ajuda; há várias maneiras para isso:

7.4.1. Divulgação, arte, edição de vídeos e livros! Entre em contato conosco!

7.4.2. Façam o Pix da Positividade! (Chave pix: ApostoladoPositivista@gmail.com)

8.       Término da prédica

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