10 março 2020

David Carneiro: "Veralinda", uma novela positivista

Reproduzo abaixo a novela Veralinda, publicada em 1948 pelo grande positivista paranaense, o historiador, professor e filósofo David Carneiro (1904-1990). Esse livrinho é uma completa raridade editorial, de modo que mais que se justifica a sua divulgação neste blogue.

Essa pequena preciosidade literária foi-me cedida graças à generosidade de meu amigo e correligionário Hernani Gomes da Costa. Aliás, é do próprio Hernani a observação de que Veralinda é um romance positivista!



















Foto do sr. Paul Thomas, neto adotivo de A. Comte

Abaixo está a foto do sr. Paul Thomas; ele era filho de Sofia Bliaux Thomas. Sofia Thomas era empregada doméstica de Augusto Comte; após alguns anos trabalhando para o fundador do Positivismo e da Religião da Humanidade, o filósofo decidiu adotá-la, isto é, ad-rogá-la; assim, Paul Thomas acabou sendo um dos netos adotivos de Comte.

Essa foto foi obtida graças à generosidade de meu amigo e correligionário Hernani Gomes da Costa.




Abaixo está uma foto da efígie de Sofia Thomas no cemitério Père Lachaise.




Foto de Leo Reynalds, tirada em 19.6.2006; fonte: https://www.flickr.com/photos/lwr/311286089/in/photostream/

Foto do túmulo de Augusto Comte no Père Lachaise

Abaixo está uma foto do túmulo de Augusto Comte no famoso cemitério parisiense Père Lachaise. O túmulo do fundador do Positivismo e da Religião da Humanidade é o que está na parte de baixo e no centro da foto, com uma grade com várias barras e uma lápide branca com topo arredondado.

Essa foto foi tirada em 1952 pelo positivista gaúcho Carlos Torres Gonçalves (1875-1974). Ela foi obtida graças à generosidade de meu amigo e correligionário Hernani Gomes da Costa.



Foto de Nísia Floresta Brasileira Augusta

Abaixo está uma foto da sra. Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto (1810-1885). Ela era uma educadora do Rio Grande do Norte que se mudou para a Europa e, em Paris, tomou contato com Augusto Comte, trocando correspondência com o fundador do Positivismo e da Religião da Humanidade e sendo considerada por ele como "sua digna discípula brasileira"; quando Augusto Comte faleceu em 1857, Nísia Floresta esteve no enterro.

Além de educadora, Nísia Floresta é considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil e, como nota Ivan Lins em seu gigantesco História do Positivismo no Brasil (disponível aqui e aqui), ela integra o panteão positivista brasileiro tanto quanto o francês.

Essa foto foi obtida graças à generosidade de meu amigo e correligionário Hernani Gomes da Costa.



Foto do dr. Robinet

Abaixo está uma foto do dr. Jean-François Eugène Robinet (1825-1899); ele foi médico e executor-testamenteiro de Augusto Comte e autor de inúmeras biografias de Augusto Comte, Condorcet e Danton. Aliás, no que se refere a Condorcet e a Danton, ele foi o grande responsável pela manutenção da memória histórica da atuação política desses dois grandes líderes. Além disso, republicano (afinal, era positivista), teve participação ativa na Comuna de Paris (1871).

Não possuo dados sobre a data em que a foto foi tirada, nem o lugar, nem por quem; entretanto, é seguro afirmar que foi tirada na década de 1890, haja vista o dr. Robinet já ser idoso nessa gravura.

Essa foto foi obtida graças à generosidade de meu amigo e correligionário Hernani Gomes da Costa.